http://repositorio.unb.br/handle/10482/48423
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_AlexandreDePaduaDeSousaRodrigues_DISSERT.pdf | 4,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Minha periferia : um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF |
Autor(es): | Rodrigues, Alexandre de Pádua de Sousa |
E-mail do autor: | alexandre.xan@hotmail.com |
Orientador(es): | Souza, Sergio Magno Carvalho de |
Assunto: | Ensino de geografia Periferia - Brasília (DF) Práticas pedagógicas |
Data de publicação: | 26-Jun-2024 |
Data de defesa: | 23-Fev-2024 |
Referência: | RODRIGUES, Alexandre de Pádua de Sousa. Minha periferia: um estudo sobre práticas pedagógicas em geografia na periferia do Gama-DF. 2024. 119 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A presente dissertação visa compreender como as práticas pedagógicas em Geografia contribuem para a formação da percepção dos estudantes considerando o conceito de periferia a partir do caso específico do Centro de Ensino Médio 02 do Gama. O ensino de Geografia é responsável por apresentar aos estudantes categorias fundamentais na análise da periferia: território, lugar e paisagem, juntos, oferecem embasamento teórico singular na construção de uma identidade periférica. Contudo, os conceitos citados, não são abordados para aproximar o discente dos conteúdos, é necessário implementar práticas pedagógicas que sejam atrativas e significativas para o aluno. Ao propor a problematização da periferia e seus habitantes a partir da análise de metodologias de ensino em Geografia, é possível compreender como se dá a relação do discente com sua periferia. Para materializar a pesquisa, uma sequência didática norteada pela perspectiva socioconstrutivista foi desenvolvida, dotada de aula expositiva dialogada dentro e fora da escola, questionários antes e depois das intervenções e atividade de conclusão. Ao concluir o processo, o Olhar da Periferia do discente do CEM 02 será apresentado em forma de um E-book, o qual é o produto da sequência didática. Isso transforma a Geografia não apenas em uma disciplina escolar, mas em uma ferramenta para promover as mudanças na realidade da periferia. |
Abstract: | This dissertation aims to understand how pedagogical practices in Geography contribute to shaping students' perceptions of the concept of the periphery, based on the specific case of Centro de Ensino Médio 02 do Gama. Geography teaching is responsible for introducing students to fundamental categories in the analysis of the periphery: territory, place and landscape, which together provide a unique theoretical basis for the construction of a peripheral identity. However, the aforementioned concepts are not addressed in order to bring students closer to the content; it is necessary to implement pedagogical practices that are attractive and meaningful to the student. By proposing the problematization of the periphery and its inhabitants based on the analysis of teaching methodologies in Geography, it is possible to understand how students relate to their periphery. In order to materialize the research, a didactic sequence guided by the socioconstructivist perspective was developed, with dialogue lectures inside and outside the school, questionnaires before and after the interventions, and a concluding activity. At the end of the process, CEM 02 students' Olhar da Periferia will be presented in the form of an E-book, which is the product of the didactic sequence. This transforms Geography not just into a school subject, but into a tool for promoting changes in the reality of the periphery. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.