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Título: Noções espaciais e a produção de materiais pedagógicos aplicados às aulas de geografia para estudantes com deficiência intelectual
Autor(es): Mendonça, Roberto de Freitas
E-mail do autor: prof.robertofm@gmail.com
Orientador(es): Nascimento, Roselir de Oliveira
Assunto: Relações espaciais
Pessoas com deficiência intelectual
Jogos - aprendizagem
Maquete
Data de publicação: 26-Jun-2024
Referência: MENDONÇA, Roberto de Freitas. Noções espaciais e a produção de materiais pedagógicos aplicados às aulas de geografia para estudantes com deficiência intelectual. 2024. 72 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Estudantes com deficiência intelectual (DI) podem enfrentar dificuldades de aprendizagem e, portanto, é importante dar-lhes a oportunidade de estabelecerem relações espaciais, adquirindo habilidades fundamentais para a interpretação do espaço geográfico. O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual na construção das noções espaciais. A pesquisa assume abordagem qualitativa e se organiza em quatro etapas metodológicas, a saber: revisão bibliográfica, planejamento de Oficina Geográfica, desenvolvimento da Oficina Geográfica e análise dos dados. Optou-se por desenvolver a pesquisa no CEF 26 de Ceilândia, em turma especial do ensino fundamental, integrada por dez alunos adultos com deficiência intelectual. A oficina contemplou seis fases tratando das relações topológica, projetiva e finalizando na relação espacial euclidiana, a qual demanda habilidades mais complexas. A avaliação se deu por observação direta e preenchimento de fichário. Os resultados obtidos demonstraram que a aprendizagem das relações espaciais é uma jornada contínua multifacetada e única para cada aluno. Destaca-se a diversidade nos resultados e a importância da personalização do ensino, da adaptação constante e da incorporação de estratégias lúdicas para uma educação geográfica eficaz.
Abstract: Students with intellectual disabilities (ID) may face learning difficulties, and, therefore, it is important to provide them opportunity to establish spatial relationships and to acquire fundamental skills for the interpretation of geographic space. The objective of this research was to analyze the teaching-learning process of students with intellectual disabilities in constructing spatial notions. The research assumes a qualitative approach and is organized in four methodological stages: a bibliographic review, the planning of a Geographic Workshop, the development of the Geographic Workshop and, finally, data analysis. It was carried out at CEF 26 in Ceilândia, in a special elementary school class made up of 10 adult students with intellectual disabilities. The workshop included six phases dealing with topological and projective spatial relationships, then moving on to the projective one and ending with the Euclidean spatial relationship, which demands more complex skills. The assessment took place through direct observation and the filling out of a binder. The results demonstrated that learning spatial relationships is a continuous, multifaceted, and unique journey for each student. The diversity in results and the importance of personalizing teaching, constant adaptation, and the incorporation of playful strategies for effective geographic education are highlighted.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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