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Título: Avaliação de modelos de estradas florestais em áreas de concessão na Amazônia brasileira
Autor(es): Morais, Pricila do Prado
Orientador(es): Souza, Álvaro Nogueira de
Coorientador(es): Arima, Eugenio Yatsuda
Assunto: Manejo florestal
Estradas florestais
Amazônia
Sustentabilidade
Data de publicação: 26-Jun-2024
Referência: MORAIS, Pricila do Prado. Avaliação de modelos de estradas florestais em áreas de concessão na Amazônia brasileira. 2022. 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A região Amazônica detém alto estoque de recursos florestais madeireiros e não-madeireiros e abrange um terço das florestas tropicais do mundo. Entretanto, esta região está sob constante pressão antrópica, especialmente por desmatamento, distúrbios causados pela extração seletiva de madeira e fogo. O manejo florestal sustentável, que possibilita o aproveitamento dos recursos florestais com baixo impacto na floresta e na biodiversidade é uma alternativa ao desmatamento e para conservação das florestas tropicais. Em anos recentes, o Governo Brasileiro iniciou o processo de concessão de florestas públicas para a implementação do manejo florestal, visando o aproveitamento, a conservação e o uso sustentado dessas florestas na Amazônia. O planejamento e construção da infraestrutura necessária para a exploração da madeira tropical, envolvendo trilhas de arraste, estradas florestais e pátios de estocagem, consistem em desafios para a redução dos impactos florestais na implementação do manejo florestal. No presente estudo, utilizou-se dados de campo e secundários para avaliar o planejamento e a execução da infraestrutura numa área de manejo florestal implementada pela empresa concessionário CEMAL Ltda, na Floresta Nacional de Caxiuanã, no estado do Pará. A área deste estudo foi composta por três Unidades de Produção Anual, totalizando uma área amostral de 5.729,5 ha. Foram desenvolvidas alternativas de planejamento de estradas florestais e trilhas de arraste a partir dos modelos Tomlin Tobler e Spanning Tree. Foram conduzidas análises comparativas entre as diferentes opções de construção da infraestrutura florestal, comparando com a infraestrutura planejada e executada pela concessionária madeireira. Os resultados desta pesquisa indicaram que a densidade e alocação de estradas florestais e trilhas de arraste obtidas pelo modelo Tomlin Tobler apresentaram as melhores respostas para o manejo florestal, considerando os custos envolvidos na operação e os impactos na floresta. A aplicação destes modelos de planejamento de infraestrutura florestal pode contribuir para a mitigação de impactos e a redução dos distúrbios florestais causados pela atividade de extração seletiva de madeira em florestas tropicais, ampliando a sustentabilidade econômica-ecológica do manejo florestal.
Abstract: The Amazon region holds a high stock of timber and non-timber forest resources and comprises one third of the world's tropical forests. However, this region is under high anthropogenic pressure, especially from deforestation, forest disturbances by selective logging and fire. Sustainable forest management, which enables the use of forest resources causing low forest impacts, is an alternative to deforestation and for the conservation of tropical forests. In recent years, the Brazilian Government has begun the concession of public forests for the implementation of forest management, aiming at the timber extraction, conservation, and sustainable use of those forest resources in the Amazon region. The planning and construction of the necessary infrastructure for the exploitation of tropical wood, involving skid trails, access roads, and log storage patios, are challenges for the reduction of forest disturbances in the implementation of forest management. In this study, field and secondary data were used to assess the planning and execution of infrastructure in a forest management area implemented by a concessionary company CEMAL Ltda, in the National Forest of Caxiuanã, state of Pará. This study area was composed of three Annual Working Units, a total sample area of 5,729.5 ha. Alternatives for planning forest roads and skid trails were developed by applying the Tomlin Tobler and Spanning Tree models, aiming to carry out comparative analyzes between the different construction options of forest infrastructure by comparing with the planned and executed infrastructure by the logging concessionaire. This study results indicated that the density and allocation of forest roads and skid trails generated by the Tomlin Tobler model showed to be the best approach for modeling forest infrastructure by considering the financial costs and environmental impacts in the study area. The application of forest infrastructure planning models can contribute to the mitigation of impacts and the reduction of forest disturbances caused by the activity of selective logging in tropical forests, increasing the economic-ecological sustainability of forest management.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Florestal (FT EFL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Florestal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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