Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48463
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_FormacaoContinuadaDeProfessores.pdf22,81 MBAdobe PDFView/Open
Title: Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais : reflexões acerca do curso ciência é 10 na universidade de Brasília
Other Titles: Formación permanente de profesores de ciencias en un carácter investigativo, interdisciplinario y mediado por tecnologías digitales : reflexiones sobre el curso “Ciência é 10” en la Universidad de Brasilia
Continuing education of science teachers in an investigative, interdisciplinary character and mediated by digital technologies : reflections on the course “Ciência É 10” at the University Of Brasilia
Authors: Ferreira, Marcello
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Portugal, Khalil Oliveira
Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Lima, Marcilene Barros
Costa, Marcos Rogério Martins
Ferreira, Deise Mazzarella Goulart
Oliver, Núbia Almeida Duarte
metadata.dc.identifier.orcid: http://orcid.org/0000-0003-4945-3169
http://orcid.org/0000-0001-8078-3065
http://orcid.org/0000-0002-9239-4443
http://orcid.org/0000-0003-1170-1235
http://orcid.org/0000-0003-2616-9739
http://orcid.org/0000-0002-4627-9989
http://orcid.org/0000-0002-2617-5285
http://orcid.org/0000-0002-3638-7548
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância
Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância
Universidade de Brasília, Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância
Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância
Assunto:: Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Interdisciplinaridade
Issue Date: 19-Dec-2022
Publisher: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Citation: FERREIRA, Marcello; SILVA FILHO, Olavo Leopoldino da; PORTUGAL, Khalil Oliveira; BOTTECHIA, Juliana Alves de Araújo; LIMA, Marcilene Barros; COSTA, Marcos Rogério Martin; FERREIRA, Deise Mazzarella Goulart; OLIVER, Núbia Almeida Duarte. Formação continuada de professores de Ciências em caráter investigativo, interdisciplinar e com mediação por tecnologias digitais: reflexões acerca do curso ciência é 10 na universidade de Brasília. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [S. l.], v. 18, n. 39, p. 1-39, 2022. DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1971. Disponível em: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/article/view/1971. Acesso em: 9 jul. 2023.
Abstract: A efetividade e a qualidade educacional no Brasil têm evidenciado a necessidade de intervenções profundas no modelo adotado e em suas formas de ensino, sobretudo nas Ciências da Natureza e Matemática (CNM). Nesse sentido, a Universidade de Brasília (UnB) disponibilizou-se a colaborar com a reflexão, a crítica e a transformação desse cenário, planejando e ofertando o curso de especialização lato sensu no ensino de Ciências: o Ciência é Dez! ou C10. Essa iniciativa deu-se no Programa Ciência na Escola, com o apoio do MEC, do MCTIC, do CNPq e da Capes, centrando-se num modelo pedagógico desenvolvido nacionalmente para a oferta colaborativa em uma de instituições públicas de ensino superior (IPES). O curso é fundamentado teórica e metodologicamente em práticas investigativas, em caráter interdisciplinar e com mediação de tecnologias digitais, atendo-se aos saberes da área de CNM e ao contexto e aos desafios da Educação Básica (EB) brasileira. Em 2020, foi iniciada a oferta para três polos Brasília/DF, Planaltina/DF e Goiânia/GO – com 124 estudantes/ professores-cursistas. O planejamento pedagógico previa ações investigativas associadas à transposição didática presencial; entretanto, com a ocorrência da Pandemia de Covid-19, foi adaptado na flexibilização do perfil do ingressante e na aplicação das Atividades Investigativas (AIs) de modo remoto. Este estudo reporta, na perspectiva de um relato de experiências, as interconexões entre o projeto e as expectativas do curso com a sua efetiva execução, apontando alguns dos resultados obtidos. Com isso, pretende-se fomentar a área de estudos da CNM e da formação continuada, como um todo.
Abstract: The effectiveness and educational quality in Brazil have highlighted the need for deep interventions in the adopted model and in its teaching methods, especially in the Natural Sciences and Mathematics (CNM). In this sense, the University of Brasília (UnB) made itself available to collaborate with the reflection, criticism and transformation of this scenario by planning and offering the Lato Sensu specialization course in science teaching: the Ciência é Dez! or C10. This initiative took place in the Science at School Program, with the support of MEC, MCTIC, CNPq and Capes, focusing on a pedagogical model developed nationally for the collaborative offer in one of the public institutions of higher education (IPES). The course is theoretically and methodologically based on investigative practices, in an interdisciplinary nature and with the mediation of digital technologies, focusing on the knowledge of the CNM area and the context and the challenges of Brazilian Basic Education (EB). In 2020, the offer began for three centers (Brasília, Planaltina/DF and Goiânia/GO), with 124 students (teachers-students). Pedagogical planning provided for investigative actions associated with face-to-face didactic transposition; however, with the occurrence of the Covid-19 Pandemic, it was adapted to make the profile of the newcomer more flexible and to apply Investigative Activities (AIs) remotely. This study reports, from the perspective of an experience report, the interconnections between the project and the expectations of the course with its effective execution, pointing out some of the results obtained. With this, it is intended to promote the area of studies of the CNM and continuing education.
Resumen: La efectividad y la calidad educativa en Brasil han puesto de relieve la necesidad de intervenciones profundas en el modelo adoptado y en sus métodos de enseñanza, especialmente en las Ciencias Naturales y Matemáticas (CNM). En ese sentido, la Universidad de Brasilia (UnB) se puso a disposición para colaborar con la reflexión, la crítica y la transformación de este escenario al planificar y ofrecer el curso de especialización lato sensu en enseñanza de las Ciencias: ¡el Ciência é Dez! o C10. Esta iniciativa se dio en el Programa Ciencia en la Escuela, con el apoyo del MEC, MCTIC, CNPq y Capes, enfocándose en un modelo pedagógico desarrollado a nivel nacional para la oferta colaborativa en una de las instituciones públicas de educación superior (IPES). El curso se basa teórica y metodológicamente en prácticas investigativas, de carácter interdisciplinario y con la mediación de tecnologías digitales, centrándose en el conocimiento del área CNM y el contexto y también los desafíos de la Educación Básica (EB) brasileña. En 2020, comenzó la oferta para tres centros (Brasília, Planaltina/DF y Goiânia/GO), con 124 alumnos (docentes-alumnos). Planificación pedagógica prevista para acciones investigativas asociadas a la transposición didáctica presencial; sin embargo, con la ocurrencia de la Pandemia de Covid-19, se adaptó para flexibilizar el perfil del recién llegado y aplicar Actividades Investigativas (IA) de forma remota. Este estudio relata, desde la perspectiva de un relato de experiencia, las interconexiones entre el proyecto y las expectativas del curso con su efectiva ejecución, señalando algunos de los resultados obtenidos. Con ello se pretende potenciar el área de estudios del CNM y la formación continua, en su conjunto.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Física (IF)
Centro de Educação a Distância (CEAD)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante
Licença:: Declaração de Direito Autoral Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Detêm os direitos autorais sobre a obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista. Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), desde que citada sua publicação inicial nesta revista, uma vez que isso pode gerar alterações.. Fonte: https://rbpg.capes.gov.br/rbpg/about/submissions. Acesso em: 10 jul. 2023.
DOI: https://doi.org/10.21713/rbpg.v18i39.1971
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/48463/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.