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Título : A política de assistência estudantil da UnB : construção e desafios na garantia do direito à educação superior pública e gratuita
Otros títulos : UnB's student assistance policy : construction and challenges in guaranteeing the right to public and free higher education
Autor : Barroso, Eloísa Pereira
Martins, Luana Chaves
Barroso, Sânzia Fernandes
Fonseca, Simone Farias
Ribeiro, Raquel da Silva
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-6850-0234
https://orcid.org/0009-0005-8575-8359
https://orcid.org/0000-0002-5441-5661
https://orcid.org/0000-0002-6532-6680
https://orcid.org/0009-0009-5630-4703
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Ensino superior
Assistência estudantil
Permanência escolar
Diplomação
Fecha de publicación : 1-ene-2024
Editorial : Unimontes
Citación : BARROSO, Eloísa Pereira et al. A política de assistência estudantil da UnB: construção e desafios na garantia do direito à educação superior pública e gratuita. Revista Serviço Social em Perspectiva, Montes Claros (MG), v. 8, n.1, p. 77-99, jan./jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.46551/rss202405. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/6737. Acesso em: 08 jul. 2024.
Resumen : O presente artigo tem por objetivo debater sobre a política de assistência estudantil, com ênfase na experiência da Universidade de Brasília – UnB, enquanto estratégia fundamental na garantia do acesso, permanência e diplomação no ensino superior público e gratuito. Na base das reflexões elaboradas, encontra-se a compreensão de que não basta garantir acesso aos estudantes em situação de vulnerabilidades socioeconômica ao ensino superior. É fundamental garantir condições de permanência, sejam elas em suas dimensões objetivas, tais como programas e projetos pecuniários, e em forma de ações institucionais que atentem aos aspectos subjetivos da (con)vivência acadêmica. Tendo em vista o objetivo proposto, analisaremos aspectos da recém aprovada política de assistência estudantil da UnB, destacando os desafios do seu processo de construção, que se constitui em um importante marco político e normativo interno, e situando o contexto teórico, histórico e metodológico de sua construção. Para tanto, apresentaremos a estrutura de atuação da UnB no que concerne a assistência estudantil, a fim de situar o contexto e refletir sobre os desafios que se impõem na garantia do direito à educação superior. Concluise que a política de assistência estudantil se estrutura e tende a consolidar-se num cenário de lutas permanentes, onde os atores envolvidos constroem e reconstroem estratégias na perspectiva de fortalecer os direitos já conquistados e ampliá-los cada vez mais face à demanda crescente.
Abstract: This article aims to discuss the student assistance policy, with emphasis on the experience of the University of Brasília, as a fundamental strategy in guaranteeing access, permanence and graduation in public and free higher education. At the base of the elaborated reflections, there is the understanding that it is not enough to guarantee access to higher education for students in situations of socioeconomic vulnerability. It is essential to guarantee permanence conditions, whether in their objective dimensions, such as pecuniary programs and projects, and/or in the form of institutional actions that address the subjective aspects of academic (coexistence) experience. In view of the proposed objective, we will analyze aspects of the recently approved UNB student assistance policy, highlighting the challenges of the construction process of this, which constitutes an important political and internal normative framework, and placing the theoretical, historical and methodological context of its construction. To this end, we will present the UNB's structure of action with regard to student assistance, in order to situate the context and reflect on the challenges that are imposed in guaranteeing the right to higher education. It is concluded that the tudent assistance policy is structured and tends to consolidate itself, in a scenario of permanent struggles, where the actors involved build and rebuild strategies in the perspective of strengthening the rights already conquered and expanding them more and more, in the face of the growing demand.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Decanato de Assuntos Comunitários (DAC)
Diretoria de Desenvolvimento Social (DAC DDS)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: Copyright (c) 2023 Revista Serviço Social em Perspectiva (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.46551/rss202405
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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