Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Honorato, Cayo | - |
dc.contributor.author | Escovedo, Abel Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T18:22:27Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09T18:22:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | ESCOVEDO, Abel Teixeira. Artes do fazer: retratos Cotidianos sob a sucata na vizinhança da UnB. 2023. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48650 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda as representações cotidianas produzidas por moradores
de rua que habitam na vizinhança da Universidade de Brasília. Ancorado na pesquisa
antropológica e na investigação baseada em artes, problematizo as imagens como
constituintes de relatos e sua relação com a aprendizagem de táticas cotidianas. Para
isso analiso as fotografias tiradas pelos participantes da pesquisa, junto a cadernos e
desenhos de campo feitos por mim, através de diagramas texto-visuais que proponho
como ferramenta de análise da produção de relatos cotidianos dos participantes, e
dos processos de linguagem e aprendizagem ocorridos no exercício com a fotografia
e imagem. As 466 exposições fotográficas produzidas por meus companheiros de
pesquisa são a conquista mais material desse exercício, que tem tanto máquinas
como uma disposição de se arriscar – compartilhada com atenção entre nós – como
ferramentas. Juntas, exposição e representações, nos permitiram experimentar e
construir, em correspondência, uma investigação feita junto um ao outro e não sobre
os outros. Investigação que criou novos acordos e deu passos para caminhar adiante
emaranhando nossas vidas, explorando possibilidades opostas à ciência forte,
racionalista e dualista, nessa tentativa de andar junto através de fazeres e máquinas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Artes do fazer : retratos cotidianos sob a sucata na vizinhança da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotocolagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research takes on everyday representations made by homeless people that
live in Universidade de Brasília’s neighbourhood. Anchored in anthropological research
and in art-based research, I question images as part of the formation of an account
and its relationship with everyday life tactics. For these purposes, I analyze the photos
taken by the investigation participants together with my own notebook and field
drawings through diagrams, which I use as tools of analysis and production of everyday
life accounts from the participants, which I consider as learning and language
processes that occurred during in the exercise with photography and image. The 466
photographic exposures made by my research companions are the most material
achievement of this exercise, which has both photographic machines and a disposition
to exposure – shared with attention between us – as tools. Together, exposure and
representations allowed us to experiment and build, in correspondence, an
investigation carried out with each other and not about others. Investigation that
created new agreements e took steps to walk forward, entangling our lives, exploring
possibilities opposed to a strong sense of science, rational and dualist, in this attempt
to walk together through Arts de faire and machines. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación aborda las representaciones cotidianas producidas por los
residentes de la población de la calle que habita el entorno de la Universidad de
Brasilia. Con base en la investigación antropológica y la investigación basada en artes,
problematizo las imágenes como constituyentes de relatos y su relación con el
aprendizaje de las tácticas cotidianas. Para eso, analizo las fotografías tomadas por
los participantes de la investigación, junto con cuadernos y dibujos de campo
elaborados por mí, a través de diagramas texto-visuales que propongo como
herramienta de análisis de la producción de relatos cotidianos de los participantes y
los procesos de lenguaje y aprendizaje que ocurrirán en el ejercicio con la fotografía y
la imagen. Las 466 exposiciones fotográficas realizadas por mis compañeros de
investigación son el logro más material de este ejercicio, que tiene tanto las máquinas
como la disposición de asumir riesgos – compartidos con atención entre nosotros –
como herramientas. Juntas, exposición y representaciones nos permitieron
experimentar y construir, en correspondencia, una investigación realizada entre
nosotros y no sobre otros. Investigación que creo nuevos acuerdos y dio pasos para
adelante, enredando nuestras vidas, explorando posibilidades opuestas a la ciencia
fuerte, racionalista y dualista, en este intento de caminar juntos mediante haceres y
máquinas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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