http://repositorio.unb.br/handle/10482/48650
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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AbelTeixeiraEscovedo_DISSERT.pdf | 13,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Artes do fazer : retratos cotidianos sob a sucata na vizinhança da UnB |
Autor : | Escovedo, Abel Teixeira |
Orientador(es):: | Honorato, Cayo |
Assunto:: | Fotocolagem |
Fecha de publicación : | 9-jul-2024 |
Data de defesa:: | 29-may-2023 |
Citación : | ESCOVEDO, Abel Teixeira. Artes do fazer: retratos Cotidianos sob a sucata na vizinhança da UnB. 2023. 199 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Esta pesquisa aborda as representações cotidianas produzidas por moradores de rua que habitam na vizinhança da Universidade de Brasília. Ancorado na pesquisa antropológica e na investigação baseada em artes, problematizo as imagens como constituintes de relatos e sua relação com a aprendizagem de táticas cotidianas. Para isso analiso as fotografias tiradas pelos participantes da pesquisa, junto a cadernos e desenhos de campo feitos por mim, através de diagramas texto-visuais que proponho como ferramenta de análise da produção de relatos cotidianos dos participantes, e dos processos de linguagem e aprendizagem ocorridos no exercício com a fotografia e imagem. As 466 exposições fotográficas produzidas por meus companheiros de pesquisa são a conquista mais material desse exercício, que tem tanto máquinas como uma disposição de se arriscar – compartilhada com atenção entre nós – como ferramentas. Juntas, exposição e representações, nos permitiram experimentar e construir, em correspondência, uma investigação feita junto um ao outro e não sobre os outros. Investigação que criou novos acordos e deu passos para caminhar adiante emaranhando nossas vidas, explorando possibilidades opostas à ciência forte, racionalista e dualista, nessa tentativa de andar junto através de fazeres e máquinas. |
Abstract: | This research takes on everyday representations made by homeless people that live in Universidade de Brasília’s neighbourhood. Anchored in anthropological research and in art-based research, I question images as part of the formation of an account and its relationship with everyday life tactics. For these purposes, I analyze the photos taken by the investigation participants together with my own notebook and field drawings through diagrams, which I use as tools of analysis and production of everyday life accounts from the participants, which I consider as learning and language processes that occurred during in the exercise with photography and image. The 466 photographic exposures made by my research companions are the most material achievement of this exercise, which has both photographic machines and a disposition to exposure – shared with attention between us – as tools. Together, exposure and representations allowed us to experiment and build, in correspondence, an investigation carried out with each other and not about others. Investigation that created new agreements e took steps to walk forward, entangling our lives, exploring possibilities opposed to a strong sense of science, rational and dualist, in this attempt to walk together through Arts de faire and machines. |
Resumen: | Esta investigación aborda las representaciones cotidianas producidas por los residentes de la población de la calle que habita el entorno de la Universidad de Brasilia. Con base en la investigación antropológica y la investigación basada en artes, problematizo las imágenes como constituyentes de relatos y su relación con el aprendizaje de las tácticas cotidianas. Para eso, analizo las fotografías tomadas por los participantes de la investigación, junto con cuadernos y dibujos de campo elaborados por mí, a través de diagramas texto-visuales que propongo como herramienta de análisis de la producción de relatos cotidianos de los participantes y los procesos de lenguaje y aprendizaje que ocurrirán en el ejercicio con la fotografía y la imagen. Las 466 exposiciones fotográficas realizadas por mis compañeros de investigación son el logro más material de este ejercicio, que tiene tanto las máquinas como la disposición de asumir riesgos – compartidos con atención entre nosotros – como herramientas. Juntas, exposición y representaciones nos permitieron experimentar y construir, en correspondencia, una investigación realizada entre nosotros y no sobre otros. Investigación que creo nuevos acuerdos y dio pasos para adelante, enredando nuestras vidas, explorando posibilidades opuestas a la ciencia fuerte, racionalista y dualista, en este intento de caminar juntos mediante haceres y máquinas. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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