http://repositorio.unb.br/handle/10482/48693
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EltonMartiresPinto_TESE.pdf | 8,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a profilaxia pré-exposição(PrEP) AO HIV : um olhar a partir das práticas informacionais de pesquisadores |
Autor : | Pinto, Elton Mártires |
Orientador(es):: | Leite, Fernando César Lima |
Assunto:: | Informação científica Comunicação científica HIV (Vírus) Práticas informacionais |
Fecha de publicación : | jul-2024 |
Data de defesa:: | 24-jul-2023 |
Citación : | PINTO, Elton Mártires. Produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a profilaxia pré-exposição(PrEP) AO HIV: um olhar a partir das práticas informacionais de pesquisadores. 2023. 247 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | A comunicação científica, que diz respeito à produção, disseminação e apropriação da informação científica, tem sido objeto de estudo de diversas áreas do conhecimento. Na Ciência da Informação, inclui o espectro de atividades desde o instante em que o pesquisador identifica uma questão de estudo até o momento em que o conhecimento produzido é validado pela comunidade científica. As práticas informacionais, por sua vez, têm buscado a compreensão das ações dos sujeitos por meio de processos conscientes e inconscientes, decorrentes de suas interações sociais. Pressupõe-se que os processos informacionais não existem dissociados dos sujeitos, bem como é por meio das relações sociais que se deve investigar e compreender como e por quê os sujeitos agem de certa forma, atribuem sentido e conservam ou transformam suas relações. Dito isso, esta pesquisa possui como objeto os significados atribuídos por pesquisadores aos processos de produção, disseminação e apropriação da informação científica sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao Vírus da Imunodeficiência Humana. Adota como recurso teórico-metodológico modelo conceitual, elaborado a partir de conceitos extraídos da literatura. Possui alegação construtivista, abordagem qualitativa e propósito descritivo. A população foi constituída por pesquisadores-doutores brasileiros e franceses com projetos de pesquisa ativos relacionados à temática. Em relação à coleta, utilizou-se o método de levantamento e a entrevista semiestruturada como técnica. Os dados foram descritos e analisados por meio da progressão linear e codificação temática. Os resultados demonstram que a produção do conhecimento científico sobre a PrEP inicia-se em diferentes contextos e é influenciada por diversos aspectos, como reuniões de grupo de pesquisa e conversas informais com a população em geral. A disseminação, por sua vez, tende a ser centralizada no âmbito acadêmico. Sobre a apropriação, ressalta-se que o principal aspecto é o índice de impacto. Além disso, o meio e as interações sociais delimitam a seleção dos elementos de busca e recuperação da informação, tal como as estratégias empregadas para a apropriação do conhecimento. E, por fim, observa-se a inquietação dos pesquisadores em relação à divulgação do conhecimento científico na sociedade. |
Abstract: | Scientific communication, which concerns the production, dissemination and appropriation of scientific information, has been the object of study in several areas of knowledge. In Information Science, it includes the spectrum of activities from the moment the researcher identifies a study question until the moment when the knowledge produced is validated by the scientific community. Informational practices, in turn, have sought to understand the subjects' actions through conscious and unconscious processes, resulting from their social interactions. It is assumed that informational processes do not exist dissociated from subjects, and it is through social relations that one should investigate and understand how and why subjects act in a certain way, assign meaning and conserve or transform their relationships. That said, this research has as its object the meanings attributed by researchers to the processes of production, communication and appropriation of scientific information on Pre-Exposure Prophylaxis to the Human Immunodeficiency Virus. It adopts a conceptual model as a theoretical-methodological resource, elaborated from concepts extracted from the literature. It has a constructivist claim, a qualitative approach and a descriptive purpose. The population consisted of Brazilian and French researchers-doctors with active research projects related to the theme. Regarding data collection, the survey method and semi-structured interview were used as a technique. Data were described and analyzed using linear progression and thematic coding. The results demonstrate that the production of scientific knowledge about PrEP starts in different contexts and is influenced by several aspects, such as research group meetings and informal conversations with the general population. Dissemination, in turn, tends to be centralized in the academic sphere. Regarding appropriation, it is emphasized that the main aspect is the impact index. In addition, the environment and social interactions delimit the selection of search and information retrieval elements, as well as the strategies employed for the appropriation of knowledge. And, finally, there is concern among researchers regarding the dissemination of scientific knowledge in society. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Descripción : | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.