Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Devechi, Catia Piccolo Viero | - |
dc.contributor.author | Barrera, Débora Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-10T23:40:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-10T23:40:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-17 | - |
dc.identifier.citation | BARRERA, Débora Furtado. O canto das sereias- a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras. 2024. 216 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48715 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Empresas como Google e Microsoft estão presentes no cotidiano de nossas vidas,
trazendo inúmeras facilidades, mas também monitorando e coletando dados pessoais.
Esse fenômeno tem sido compreendido como capitalismo de vigilância (Zuboff, 2020),
no qual empresas produzem seus modelos de negócios baseados na coleta e no
monitoramento de dados digitais. Desde o início dos anos 2000, tais corporações
tecnológicas têm ampliado sua esfera de atuação para diversos setores, não sendo
diferente na educação. No Brasil, percebemos a presença das Big Techs na educação
em 22% das instituições públicas federais de ensino superior. Tal é a indagação da
nossa pesquisa: quais são as implicações da entrada das grandes corporações
tecnológicas nas universidades públicas brasileiras? Para responder a essa questão,
buscamos alcançar os seguintes objetivos específicos: contextualizar o cenário
político e social vivenciado pelas universidades federais brasileiras; compreender os
motivos pelos quais as universidades adotaram o uso dos serviços da Google ou da
Microsoft em suas ações de ensino; analisar as ações empreendidas por cada
universidade para a divulgação e a disseminação do uso dos aplicativos da Google
ou da Microsoft em sua comunidade universitária; compreender como o enfoque das
capacidades humanas pode contribuir para a formação humana na era digital; além
de discutir as implicações da entrada das grandes corporações tecnológicas na
universidade pública. Para a análise do tema, utilizamos, principalmente, os estudos
desenvolvidos por José van Dijck, que propõe uma compreensão da sociedade a partir
dos conceitos de plataformização e dataísmo, além do diálogo com autores como
Zuboff (2020), Rouvroy (2020), Nussbaum (2012, 2015) e Dalbosco (2015, 2021).
Trata-se de uma pesquisa de natureza hermenêutica de abordagem reconstrutiva, que
aposta na conversação com o outro para alcançar interpretações críticas sobre o
assunto. Com a finalidade de contextualizar o cenário vivenciado pelas instituições
que aderiram aos serviços das Big Techs, realizamos um estudo em cinco
universidades federais brasileiras. Nessas universidades, realizamos uma análise de
documentos institucionais e aplicamos um questionário com cinco gestores das áreas de
tecnologia da informação. Compreendemos que a entrada das Big Techs no ensino
superior público causa, além de dependência tecnológica, interferências em processos
administrativos e acadêmicos, ao induzir o uso de ferramentas com foco principal na
análise de dados numéricos relativos ao desempenho de tarefas, implicando prejuízos
no que se refere à formação das capacidades humanas. Ademais, sustentamos que
a presença das grandes corporações tecnológicas estrangeiras nas universidades
públicas brasileiras induz a um processo de plataformização da educação pública o
qual confisca a autonomia dos educadores, provoca a privatização do ensino, realiza
a vigilância algorítmica e incentiva a monetização dos dados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O canto das sereias - a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Big Tech | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo de vigilância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Companies such as Google and Microsoft are present in our daily lives, bringing
countless facilities for communication among people and access to information. This
phenomenon, arising from a new configuration of the economic system, has been
understood as surveillance capitalism (Zuboff, 2020), in which companies produce
their business models based on the collection and monitoring of digital data. Since the
beginning of the 2000s, these technological corporations have expanded their sphere
of activity to various sectors, and education is not different. In Brazil, we can see the
presence of Big Techs in education in almost 22% of public higher education
institutions. This is the question of our research: what are the implications of the entry
of these large technological corporations in Brazilian public universities? To answer
this question, we tried to achieve the following specific objectives: to contextualize the
political and social scenario experienced by Brazilian federal universities; to
understand the reasons why universities adopted the use of Google or Microsoft
services in their teaching activities; to analyze the actions undertaken by each
university to publicize and disseminate the use of Google or Microsoft apps in their
university community; to understand how the focus on human capabilities can
contribute to human development in the digital age; as well as to discuss the
implications of the entry of large technological corporations in the public university. For
the analysis of the subject, we used, mainly, the studies developed by José van Dijck,
who proposes an understanding of society based on the concepts of platformization
and dataism, in addition to the dialogue with authors such as Zuboff (2020), Rouvroy
(2020), Nussbaum (2012, 2015) and Dalbosco (2015, 2021). This is an hermeneutic
research with a reconstructive approach, which focuses on conversation with the other
to achieve critical interpretations on the subject. In order to contextualize the scenario
experienced by institutions that joined the Big Techs services, we carried out a study
in five Brazilian federal universities. In these universities, we analyzed institutional
documents and applied a questionnaire to five information technology managers. We
understand that the entry of Big Techs in public higher education causes, in addition
to technological dependence, interference in administrative and academic processes,
by inducing the use of tools with a main focus on the analysis of numerical data related
to the performance of tasks, implying damages to the formation of human capacities.
Furthermore, we maintain that the presence of large foreign technological corporations
in Brazilian public universities leads to a process of platformization of public education
which confiscates the autonomy of educators, causes the privatization of education,
carries out algorithmic surveillance and encourages the monetization of data. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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