Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Josemberg Moura de | - |
dc.contributor.author | Couto, Amanda Campanati de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T10:51:09Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T10:51:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | COUTO, Amanda Campanati de Souza. Preditores de desempenho no trabalho de gerentes bancários. 2022. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48724 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estudo sobre fatores que influenciam o desempenho no trabalho (DT) é de suma
importância tanto para a organização, quanto para o funcionário. O DT diz respeito às
atividades realizadas pelo funcionário em suas atividades laborais e que visam o alcance dos
objetivos organizacionais. Tais atividades podem estar ou não descritas de maneira formal
para o cargo exercido. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar o poder
preditivo que a inteligência emocional (IE), a motivação no trabalho (MT) e os traços de
personalidade (TPs) exercem sobre o DT em uma instituição financeira. A amostra foi
composta por 175 participantes de uma instituição financeira de 18 (dezoito) unidades
federativas (UF) do Brasil. Todos os participantes eram gerentes de relacionamento bancário
que prestavam atendimento aos clientes por meio de canais digitais da instituição financeira
escolhida, sendo que 50,29% (n = 88) eram do sexo masculino. Os resultados indicaram que
os fatores preditores da variável critério “desempenho voltado para o contexto” foram
“percepção das emoções” e “conscienciosidade”. Para o “desempenho voltado para a tarefa”,
os fatores de “regulação de emoções de alta potência” e de “conscienciosidade” foram
preditores positivamente significativos, enquanto o traço de personalidade “socialização” foi
negativamente significativo. Em relação ao “desempenho total”, os fatores de “percepção das
emoções” e “conscienciosidade” foram preditores positivamente significativos, enquanto o
traço de personalidade “socialização” foi negativamente significativo. Em relação à variável
predita “percentual de atingimento de metas” não foram verificados preditores significativos.
Os fatores de MT não apresentaram predição significativa em nenhum dos modelos. A
moderação entre as variáveis sexo e idade apresentou resultado significativo entre o traço de
socialização e desempenho de tarefa. Diante dos resultados observados, é possível verificar
que o estudo apresentou um bom modelo de predição do construto DT. As hipóteses foram
parcialmente confirmadas. Os resultados encontrados ajudam a compreender os fatores determinantes do DT no contexto bancário e ações práticas podem ser pensadas a partir de
tais resultados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Preditores de desempenho no trabalho de gerentes bancários | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho - desempenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The study of factors that influence work performance (WP) is of paramount importance for
both the organization and the employee. The WP concerns the activities carried out by the
employee in their work activities and aimed at achieving the organizational objectives. Such
activities may or may not be formally described for the position held. This research aimed to
investigate the predictive power that emotional intelligence (EI), work motivation (WM) and
personality traits (PTs) have on WP in a financial institution. The sample consisted of 175
participants from a financial institution from 18 (eighteen) federative units (FU) in Brazil. All
participants were bank relationship managers who provided customer service through digital
channels of the chosen financial institution, with 50.29% (n = 88) being male. The results
indicated that the predictors of the criterion variable “context-oriented performance” were
“perception of emotions” and “conscientiousness”. For “task-oriented performance”, the
factors of “high-power emotion regulation” and “conscientiousness” were positively
significant predictors, while the personality trait “socialization” was negatively significant.
Regarding “total performance”, the factors “perception of emotions” and “conscientiousness”
were positively significant predictors, while the personality trait “socialization” was
negatively significant. Regarding the predicted variable “percentage of goal achievement” no
significant predictors were verified. MT factors did not show significant prediction in any of
the models. The moderation between the gender and age variables showed a significant result
between the socialization trait and task performance. Given the observed results, it is possible to verify that the study presented a good prediction model of the WP construct. The
hypotheses were partially confirmed. The results found help to understand the determinants of
WP in the banking context and practical actions can be thought of based on these results. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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