http://repositorio.unb.br/handle/10482/48753
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DanielAlvesMoura_DISSERT.pdf | 2,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Comparação de diferentes coeficientes e carregamentos da norma brasileira e normas internacionais de estruturas de pontes de concreto armado |
Autor : | Moura, Daniel Alves |
Orientador(es):: | Evangelista Junior, Francisco |
Coorientador(es):: | Silva, Ramon Saleno Yure Rubim Costa |
Assunto:: | Concreto - estruturas Pontes Coeficientes Normas técnicas Concreto armado |
Fecha de publicación : | 11-jul-2024 |
Data de defesa:: | 30-oct-2023 |
Citación : | MOURA, Daniel Alves. Comparação de diferentes coeficientes e carregamentos da norma brasileira e normas internacionais de estruturas de pontes de concreto armado. 2023. 105 f.,, il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | A infraestrutura urbana é um dos principais fatores do crescimento econômico de um país ou de uma região, onde o desenvolvimento de novas tecnologias e processos construtivos associado às exigências competitivas do mercado fomentam a adequação de projetos de pontes diante das incertezas e variabilidades dos seus parâmetros de cálculo. Este trabalho versa sobre a análise dos carregamentos e coeficientes de ponderação adotados pelas normas brasileiras e normas internacionais AASHTO LRFD, ACI 318-14 e Eurocode, a fim de verificar qual a relação entre os valores das ações majoradas entre cada uma das normas analisadas. Os resultados avaliados foram obtidos por meio de um estudo de caso processado com auxílio do software CSiBridge, analisando carregamentos e coeficientes, aplicados a diferentes comprimentos de pontes, a fim de quantificar a variação no dimensionamento da superestrutura quando esta for projetada de acordo com a abordagem de cada uma das normas. Além das considerações de dimensionamento aplicados para cada norma de forma individual, considerou-se a permutação da aplicação dos carregamentos e coeficientes entre as normas, sendo o coeficiente de impacto adicional, coeficiente de número de faixas e coeficiente de impacto vertical pertencente a norma brasileira; o fator de múltipla presença e o fator dinâmico de impacto da norma Americana; e o fator de ajuste para as cargas dos eixos duplos e fator de ajuste para as cargas uniformemente distribuídas da norma Europeia. É possível verificar uma abordagem comedida para a norma brasileira, seguida pela norma europeia, sendo a norma americana a que apresenta resultados mais otimizados. Alisando os carregamentos, esforços e armaduras obtidos, o comportamento observado para a norma brasileira se reflete na simplicidade da metodologia de aplicação da carga móvel empregada, e coeficientes de cálculo que, no entanto, apresenta resultados eficientes quando comparada com as normativas internacionais propostas. |
Abstract: | The urban infrastructure is one of the main factors in the economic growth of a country or region, where the development of new technologies and construction processes combined with the competitive demands of the market encourage the adaptation of bridge projects to the uncertainties and variability of their calculation parameters. This work analyzes the loads and weighting coefficients adopted by the Brazilian standards and the international standards AASHTO LRFD, ACI 318-14 and Eurocode, in order to verify the relationship between the values of the actions increased by each of the standards analyzed. The results evaluated were obtained by means of a case study processed with the aid of CSiBridge software, analyzing loads and coefficients applied to different bridge lengths, in order to quantify the variation in the design of the superstructure when it is designed according to the approach of each of the standards. In addition to the design considerations applied to each standard individually, the permutation of the application of loads and coefficients between the standards was considered, with the additional impact coefficient, number of lanes coefficient and vertical impact coefficient belonging to the Brazilian standard; the multiple presence factor and dynamic impact factor of the American standard; and the adjustment factor for double axle loads and adjustment factor for uniformly distributed loads of the European standard. It is possible to see a measured approach for the Brazilian standard, followed by the European standard, with the American standard presenting the most optimized results. By smoothing the loads, forces and reinforcements obtained, the behavior observed for the Brazilian standard is reflected in the simplicity of the methodology used to apply the moving load, and the calculation coefficients, which nevertheless show efficient results when compared to the proposed international standards. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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