Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48775
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GregorioSoaresRodriguesDeOliveira_TESE.pdf29,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNóbrega, Christus-
dc.contributor.authorRodrigues, Gregório Soares-
dc.date.accessioned2024-07-11T22:28:13Z-
dc.date.available2024-07-11T22:28:13Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.date.submitted2023-07-17-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Gregório Soares. Desenhário: a ciência inexata da linha (desenho vivo e outras coisas). 2023. 117 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48775-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese aborda as fricções teóricas entre ciência e pensamento poético no contexto das artes visuais. Ela defende o desenho como um conceito instrumental poético, político e pedagógico, associando-o à noção de sobrevivência. No entanto, busca distanciá-lo de suas determinações antropo- e logocêntricas, ou seja, de sua dependência da linguagem verbal, discursiva e exclusivamente humana. O autor apresenta uma série de ensaios imagéticos e textuais que exploram referências históricas, estéticas, filosóficas e científicas, bem como experiências pessoais em projetos, pesquisas e curadoria. O objetivo central desta tese é demonstrar como o desenho pode ser entendido como um instrumento aberto, prático e categoricamente heterogêneo que promove uma sobrevivência do conhecimento não determinante.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenhário : a ciência inexata da linha (desenho vivo e outras coisas)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDesenhopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordLinguagempt_BR
dc.description.abstract1This thesis examines the theoretical frictions between science and poetic thinking within the context of visual arts. It argues for drawing as a poetic, political, and pedagogical instrumental concept, associating it with the notion of survival. However, it strives to distance drawing as much as possible from its anthropo- and logocentric determinations, that is, its reliance on verbal, discursive, and exclusively human language. The author presents a series of visual and textual essays that explore historical, aesthetic, philosophical, and scientific references, as well as personal experiences in art projects, research, and curatorial work. The central aim of this thesis is to demonstrate how drawing can be understood as an open, practical, and categorically heterogeneous instrument that cultivates a non-determining survival of knowledge.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.