Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nóbrega, Christus | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Gregório Soares | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-11T22:28:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-11T22:28:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Gregório Soares. Desenhário: a ciência inexata da linha (desenho vivo e outras coisas). 2023. 117 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48775 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese aborda as fricções teóricas entre ciência e
pensamento poético no contexto das artes visuais. Ela
defende o desenho como um conceito instrumental
poético, político e pedagógico, associando-o à noção
de sobrevivência. No entanto, busca distanciá-lo de
suas determinações antropo- e logocêntricas, ou seja,
de sua dependência da linguagem verbal, discursiva e
exclusivamente humana. O autor apresenta uma série de
ensaios imagéticos e textuais que exploram referências
históricas, estéticas, filosóficas e científicas, bem como
experiências pessoais em projetos, pesquisas e curadoria.
O objetivo central desta tese é demonstrar como o
desenho pode ser entendido como um instrumento aberto,
prático e categoricamente heterogêneo que promove uma
sobrevivência do conhecimento não determinante. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenhário : a ciência inexata da linha (desenho vivo e outras coisas) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis examines the theoretical frictions between
science and poetic thinking within the context of visual
arts. It argues for drawing as a poetic, political, and
pedagogical instrumental concept, associating it with the
notion of survival. However, it strives to distance drawing
as much as possible from its anthropo- and logocentric
determinations, that is, its reliance on verbal, discursive,
and exclusively human language. The author presents a
series of visual and textual essays that explore historical,
aesthetic, philosophical, and scientific references, as
well as personal experiences in art projects, research,
and curatorial work. The central aim of this thesis is to
demonstrate how drawing can be understood as an open,
practical, and categorically heterogeneous instrument that
cultivates a non-determining survival of knowledge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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