http://repositorio.unb.br/handle/10482/48775
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GregorioSoaresRodriguesDeOliveira_TESE.pdf | 29,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desenhário : a ciência inexata da linha (desenho vivo e outras coisas) |
Autor(es): | Rodrigues, Gregório Soares |
Orientador(es): | Nóbrega, Christus |
Assunto: | Desenho Teoria do conhecimento Linguagem |
Data de publicação: | 11-Jul-2024 |
Data de defesa: | 17-Jul-2023 |
Referência: | RODRIGUES, Gregório Soares. Desenhário: a ciência inexata da linha (desenho vivo e outras coisas). 2023. 117 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Esta tese aborda as fricções teóricas entre ciência e pensamento poético no contexto das artes visuais. Ela defende o desenho como um conceito instrumental poético, político e pedagógico, associando-o à noção de sobrevivência. No entanto, busca distanciá-lo de suas determinações antropo- e logocêntricas, ou seja, de sua dependência da linguagem verbal, discursiva e exclusivamente humana. O autor apresenta uma série de ensaios imagéticos e textuais que exploram referências históricas, estéticas, filosóficas e científicas, bem como experiências pessoais em projetos, pesquisas e curadoria. O objetivo central desta tese é demonstrar como o desenho pode ser entendido como um instrumento aberto, prático e categoricamente heterogêneo que promove uma sobrevivência do conhecimento não determinante. |
Abstract: | This thesis examines the theoretical frictions between science and poetic thinking within the context of visual arts. It argues for drawing as a poetic, political, and pedagogical instrumental concept, associating it with the notion of survival. However, it strives to distance drawing as much as possible from its anthropo- and logocentric determinations, that is, its reliance on verbal, discursive, and exclusively human language. The author presents a series of visual and textual essays that explore historical, aesthetic, philosophical, and scientific references, as well as personal experiences in art projects, research, and curatorial work. The central aim of this thesis is to demonstrate how drawing can be understood as an open, practical, and categorically heterogeneous instrument that cultivates a non-determining survival of knowledge. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.