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LucasMonteiroRegisCunha_TESE.pdf10,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Codex seraphinianus (1981), de Luigi Serafini, uma enciclopédia visual
Autor : Cunha, Lucas Monteiro Regis
Orientador(es):: D’Angelo, Biagio
Assunto:: Codex Seraphinianus
Iconicidade
Enciclopédias e dicionários
Fecha de publicación : 12-jul-2024
Citación : CUNHA, Lucas Monteiro Regis. Codex seraphinianus (1981), de Luigi Serafini, uma enciclopédia visual. 2023. 213 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : O Codex Seraphinianus é uma obra paraliterária reconhecida por sua natureza excêntrica, sui generis, que encadeia ilustrações e uma escrita ilegível, formando uma estrutura muito semelhante àquela notada em enciclopédias tradicionais. Neste objeto, examinamos a natureza intertextual e intericônica do Codex Seraphinianus a fim de embasar sua relevância como entidade fantástica e utópica que contraria visões reducionistas nas artes e que, ao mesmo tempo, dialoga com a filosofia e sobre as noções de conhecimento. O aporte teórico para esta pesquisa se firma em estudos sobre a cultura do saber, o processo lógico por trás da organização do conhecimento, a relação entre a imagem e a ciência como possibilitadora da construção e da transmissão do conhecimento, bem como a maneira que a ficção pode estabelecer seu microcosmo. Nota-se, enfim, que o Codex Seraphinianus estabelece sua própria cosmogonia alterando e reconstruindo o arcabouço pictórico de seu leitor, induzindo a interpretação da leitura de um mundo completo ao se apresentar como um objeto simbólico do projeto de emancipação do Iluminismo, mas que se concretiza como ato paródico.
Abstract: The Codex Seraphinianus is a paraliterary work for its eccentric nature that links illustrations and illegible writing forming a structure very similar to that noted in traditional encyclopedias. In this object, we examine the intertextual and intericonical nature of Codex Seraphinianus in order to support its source as a fantastic and utopian entity that contradicts reductionist visions in the arts, and that at the same time dialogues with a philosophy and about the notions of knowledge. The theoretical support for this research is based on studies on the culture of the saber, the logical process behind the organization of knowledge, the relationship between image and science as an enabler of the construction and transmission of knowledge, and how fiction can establish its microcosm. Finally, it can be noted that the Codex Seraphinianus subjects its own cosmogony, altering and reconstructing the pictorial framework of its reader, and that it induces the interpretation of the reading of a world by presenting itself as a symbolic object of the emancipation of the Enlightenment, but taking the form of a parody.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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