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Título: Tornar visível o conteúdo interior, Kandinsky, um neoplatônico da Arte Moderna?
Autor(es): Fernandes, Mayã Gonçalves
Orientador(es): Castro, Vera Marisa Pugliese de
Assunto: Kandinsky, Wassily, 1866-1944
Materialidade
Espiritualidade
Data de publicação: 12-Jul-2024
Referência: FERNANDES, Mayã Gonçalves. Tornar visível o conteúdo interior, kandinsky, um neoplatônico da arte moderna?. 2023. 329 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa analisa a relação entre espiritualidade e materialidade nas obras e na teoria de Wassily Kandinsky (1866-1944), a partir dos conceitos de mimesis e abstração. Partindo da compreensão de que ambos os conceitos não são teorizados pela história da arte como universais, assume-se nesta investigação que, para o artista, esses conceitos relacionam-se com o que ele denomina como conteúdo interior, que seria expresso na matéria. Para tanto, transpor a metafísica que envolve esse conteúdo no âmbito do visível requer um diálogo incessante com a ambiguidade da matéria. Na baixa Antiguidade, o filósofo egípcio Plotino (203-270 d.C) adotou uma postura antiplatônica em relação à arte, enquanto Kandinsky, na primeira década do século XX, recorreu aos vestígios da arte bizantina e da arte dos povos originários russos para estabelecer uma sintaxe própria. Nessa investigação, evidenciam-se modos de compreensão da expressão teórica e artística de Kandinsky, considerando a metafísica de Plotino, analisando imagens para dar a perceber elementos diversos pertencentes aos processos de criação. Assim, embasa-se em tratados das Enéadas de Plotino, em obras textuais e visuais de Kandinsky, em textos que são utilizados como mediadores, como a Doutrina das cores [1810], de Johann Wolfgang von Goethe e com a fortuna crítica atual de ambos, Plotino e Kandinsky, que permeiam o tema da pesquisa. Procura-se estabelecer que existe um entendimento no qual a espiritualidade atua de modo intrínseco à produção artística e teórica de Kandinsky. Destarte, buscou-se, em três capítulos, esmiuçar a sintaxe formulada pelo artista, conjecturando possibilidades interpretativas para suas obras, com o intuito de borrar as oposições entre mimesis, abstração, espiritualidade e materialidade. Ao admitir o olhar deliberadamente espiritual sobre as associações plurais feitas por Kandinsky, será possível perceber um olhar não Ocidental sobre as obras do artista russo e especular se o artista pode ser considerado um Neoplatônico da Arte Moderna.
Abstract: The research sought to analyze the relation between spirituality and materiality in the works and the theory of Wassily Kandinsky (1866-1944), starting from the understanding of the concepts of mimesis and abstraction. This investigation assumes that these two concepts are not theorized by the history of art as universal and, for the artist, are related to the expression of his inner content in matter. To do so, transposing the metaphysics that involves this inner content into the realm of the visible requires an incessant dialog with the ambiguity of matter. In Late Antiquity, the egyptian philosopher Plotinus (203-270 AD) adopted an anti-Platonic stance on art, while Kandinsky, in the first decade of the 20th century, resorted to the traces of Byzantine art and the art of Russian native peoples to establish a syntax of his own. In this investigation, ways of understanding Kandinsky's theoretical and artistic expression are evidenced, considering Plotinus' metaphysics, analyzing images in order to perceive diverse elements belonging to the processes of creation. Thus, it is based on treatises from Plotinus' Enneads, on Kandinsky's textual and visual works, on texts which are used as mediators, such as Johann Wolfgang von Goethe's Doctrine of Colors [1810], and with the current critical fortune of both Plotinus and Kandinsky, which permeate the theme of the research. We seek to establish that there is an understanding in which spirituality acts in an intrinsic way in Kandinsky's artistic and theoretical production. Thus, in three chapters, we intend to scrutinize the syntax formulated by the artist, conjecturing interpretative possibilities for his works, in order to blur the oppositions between mimesis, abstraction, spirituality and materiality. By admitting the deliberately spiritual gaze on the plural associations made by Kandinsky, it will be possible to see a non-Western look on the Russian artist's works and speculate whether the artist can be considered a Neoplatonist of Modern Art.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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