Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lameiras, Rodrigo de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Mello, Juçara Hingrid Lima Pinheiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-12T15:33:53Z | - |
dc.date.available | 2024-07-12T15:33:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-21 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Juçara Hingrid Lima Pinheiro. Avaliação da resistência de lajes mistas com fôrma de aço incorporada por modelagem elementos finitos considerando a geometria das mossas. 2023. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48807 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Lajes com fôrmas de aço incorporadas são um sistema estrutural misto composto de aço e
concreto. O modo de falha por cisalhamento horizontal é o mais comum em lajes mistas com
bases em numerosos estudos experimentais. Esta falha consiste na perda de aderência e contato
mecânico do sistema misto e, frequentemente, ocorre antes do sistema atingir sua capacidade
máxima à flexão. Assim, o projeto deste sistema construtivo é, usualmente, determinado pela
resistência ao cisalhamento longitudinal, que pode ser determinada pelo método semiempírico
convencional m-k com base no ensaio de flexão de quatro pontos proposto por diversas normas.
Um dos fatores conhecidos de maior influência na resistência ao cisalhamento longitudinal é a
geometria das mossas presentes na fôrma de aço. Simulações computacionais por meio do
método dos elementos finitos calibradas com base em resultados experimentais podem ser uma
alternativa para reduzir o número necessário de ensaios. O presente trabalho modificou e
adaptou uma metodologia da literatura, Soltanalipour et al. (2022), que inclui explicitamente a
geometria das mossas na análise numérica de modo a usar materiais e produtos disponíveis no
mercado brasileiro e usou esta metodologia para derivar coeficientes m-k. Isto foi feito com o
objetivo de determinar numericamente a influência de parâmetros na resistência ao
cisalhamento longitudinal na interface aço-concreto de lajes mistas. Gráficos de força versus
deslocamentos foram traçados e os valores obtidos para os coeficientes m-k se mostraram
compatíveis com os de outros autores da literatura. Assim, em relação ao modo de ruptura por
cisalhamento longitudinal, as simulações numéricas realizadas apresentaram resistências
últimas com bom ajuste medido pelos coeficientes “m” e “k” chegando a um valor bom para a
relação semiempírica utilizando os resultados dos dados de elementos finitos. O estudo
paramétrico contou com 36 modelos de lajes mistas e foi observado que os parâmetros mais
influentes nos resultados de carga última foram a altura da laje, vão de cisalhamento, espessura
da chapa de aço e coeficiente de atrito. Já os que menos influenciaram foram a resistência a
compressão do concreto e tensão de escoamento do aço. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação da resistência de lajes mistas com fôrma de aço incorporada por modelagem elementos finitos considerando a geometria das mossas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lajes mistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Força longitudinal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Slabs with embedded steel formwork are a mixed structural system made up of steel and
concrete. Horizontal shear failure is the most common failure mode in composite slabs, based
on numerous experimental studies. This failure consists of the loss of adhesion and mechanical
contact of the mixed system and often occurs before the system reaches its maximum flexural
capacity. Therefore, the design of this construction system is usually determined by the
longitudinal shear strength, which can be determined by the conventional semi-empirical m-k
method based on the four-point bending test proposed by various standards. One of the factors
known to have the greatest influence on longitudinal shear strength is the geometry of the dents
in the steel formwork. Computer simulations using the finite element method calibrated on the
basis of experimental results can be an alternative to reduce the number of tests required. The
present work modified and adapted a methodology from the literature, Soltanalipour et al.
(2022), which explicitly includes the geometry of the embossments in the numerical analysis
in order to use materials and products available on the Brazilian market and used this
methodology to derive m-k coefficients. This was done in order to numerically determine the
influence of parameters on the resistance to longitudinal shear at the steel-concrete interface of
composite slabs. Force versus displacement graphs were plotted and the values obtained for
the m-k coefficients proved to be compatible with those of other authors in the literature. Thus,
in relation to the longitudinal shear failure mode, the numerical simulations carried out showed
ultimate strengths with a good fit measured by the "m" and "k" coefficients, reaching a good
value for the semi-empirical relationship using the results of the finite element data. The
parametric study included 36 composite slab models and it was observed that the most
influential parameters in the ultimate load results were slab height, shear span, steel plate
thickness and friction coefficient. The least influential were concrete compressive strength and
steel yield strength. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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