Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48855
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_WladimirRodriguesDaFonseca_TESE.pdf8,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoura, Cristiane Faiad de-
dc.contributor.authorFonseca, Wladimir Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-07-15T16:07:15Z-
dc.date.available2024-07-15T16:07:15Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.date.submitted2023-02-28-
dc.identifier.citationFONSECA, Wladimir Rodrigues da. Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo. 2023. 166 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48855-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.pt_BR
dc.description.abstractInventários e escalas de personalidade são utilizados para avaliação em diversos contextos sociais, entre outros, em avaliações compulsórias. No entanto, a observação dos estudos sobre os índices de escolaridade da população brasileira, evidencia que, mesmo alfabetizada, uma parcela considerável da população tem dificuldades de compreensão na leitura de textos. Itens verbais demandam capacidade de leitura e compreensão do que está sendo lido. Esta condição é contrastada com os índices de analfabetismo (6,6%) e analfabetismo funcional (29%) na população brasileira. Como proposta da presente tese, foi construído um instrumento verbal e não verbal baseado nos cinco grandes fatores, mais especificamente, utilizando a dimensão neuroticismo que é parte deste modelo. O instrumento foi submetido à uma amostra de 599 participantes com idade variando entre 18 e 82 anos (M = 33,5, DP = 15,19). Foram encontradas evidências de validade do instrumento que permitiu mensurar de forma equivalente em indivíduos com diferentes escolaridades, escores de neuroticismo. Isto pode contribuir para a avaliação da personalidade de uma parcela da população brasileira, potencialmente não atendida por instrumentos atualmente disponíveis.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPersonalidadept_BR
dc.subject.keywordAnalfabetismopt_BR
dc.subject.keywordCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.keywordBrasilpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Personality inventories and scales are used for assessment in several social contexts, among others, in compulsory evaluations. However, the observation of studies on the schooling levels of the Brazilian population shows that, even if they are literate, a considerable portion of the population has difficulties in understanding the reading of texts. Verbal items require the ability to read and understand what is being read. This condition is contrasted with the illiteracy rates (6.6%) and functional illiteracy (29%) in the Brazilian population. As a proposal of the present thesis, a verbal and non-verbal instrument was built based on the five big factors, more specifically, using the neuroticism dimension that is part of this model. The instrument was submitted to a sample of 599 participants with ages ranging from 18 to 82 years (M = 33.5, SD = 15.19). We found evidence of validity of the instrument, which allowed for equivalent measurement of neuroticism scores in individuals with different educational backgrounds. This may contribute to the evaluation of the personality of a portion of the Brazilian population, potentially not served by currently available instruments.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizaçõespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.