Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Cristiane Faiad de | - |
dc.contributor.author | Fonseca, Wladimir Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:07:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T16:07:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Wladimir Rodrigues da. Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo. 2023. 166 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48855 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inventários e escalas de personalidade são utilizados para avaliação em diversos contextos
sociais, entre outros, em avaliações compulsórias. No entanto, a observação dos estudos sobre os
índices de escolaridade da população brasileira, evidencia que, mesmo alfabetizada, uma parcela
considerável da população tem dificuldades de compreensão na leitura de textos. Itens verbais
demandam capacidade de leitura e compreensão do que está sendo lido. Esta condição é
contrastada com os índices de analfabetismo (6,6%) e analfabetismo funcional (29%) na
população brasileira. Como proposta da presente tese, foi construído um instrumento verbal e
não verbal baseado nos cinco grandes fatores, mais especificamente, utilizando a dimensão
neuroticismo que é parte deste modelo. O instrumento foi submetido à uma amostra de 599
participantes com idade variando entre 18 e 82 anos (M = 33,5, DP = 15,19). Foram encontradas
evidências de validade do instrumento que permitiu mensurar de forma equivalente em
indivíduos com diferentes escolaridades, escores de neuroticismo. Isto pode contribuir para a
avaliação da personalidade de uma parcela da população brasileira, potencialmente não atendida
por instrumentos atualmente disponíveis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Personalidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Analfabetismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Compreensão na leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Personality inventories and scales are used for assessment in several social contexts, among
others, in compulsory evaluations. However, the observation of studies on the schooling levels of
the Brazilian population shows that, even if they are literate, a considerable portion of the
population has difficulties in understanding the reading of texts. Verbal items require the ability
to read and understand what is being read. This condition is contrasted with the illiteracy rates
(6.6%) and functional illiteracy (29%) in the Brazilian population. As a proposal of the present
thesis, a verbal and non-verbal instrument was built based on the five big factors, more
specifically, using the neuroticism dimension that is part of this model. The instrument was
submitted to a sample of 599 participants with ages ranging from 18 to 82 years (M = 33.5, SD =
15.19). We found evidence of validity of the instrument, which allowed for equivalent
measurement of neuroticism scores in individuals with different educational backgrounds. This
may contribute to the evaluation of the personality of a portion of the Brazilian population,
potentially not served by currently available instruments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|