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Título: Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo
Autor(es): Fonseca, Wladimir Rodrigues da
Orientador(es): Moura, Cristiane Faiad de
Assunto: Personalidade
Analfabetismo
Compreensão na leitura
Brasil
Data de publicação: 15-Jul-2024
Referência: FONSECA, Wladimir Rodrigues da. Construção e evidências de validade de instrumento verbal e não verbal de neuroticismo. 2023. 166 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Inventários e escalas de personalidade são utilizados para avaliação em diversos contextos sociais, entre outros, em avaliações compulsórias. No entanto, a observação dos estudos sobre os índices de escolaridade da população brasileira, evidencia que, mesmo alfabetizada, uma parcela considerável da população tem dificuldades de compreensão na leitura de textos. Itens verbais demandam capacidade de leitura e compreensão do que está sendo lido. Esta condição é contrastada com os índices de analfabetismo (6,6%) e analfabetismo funcional (29%) na população brasileira. Como proposta da presente tese, foi construído um instrumento verbal e não verbal baseado nos cinco grandes fatores, mais especificamente, utilizando a dimensão neuroticismo que é parte deste modelo. O instrumento foi submetido à uma amostra de 599 participantes com idade variando entre 18 e 82 anos (M = 33,5, DP = 15,19). Foram encontradas evidências de validade do instrumento que permitiu mensurar de forma equivalente em indivíduos com diferentes escolaridades, escores de neuroticismo. Isto pode contribuir para a avaliação da personalidade de uma parcela da população brasileira, potencialmente não atendida por instrumentos atualmente disponíveis.
Abstract: Personality inventories and scales are used for assessment in several social contexts, among others, in compulsory evaluations. However, the observation of studies on the schooling levels of the Brazilian population shows that, even if they are literate, a considerable portion of the population has difficulties in understanding the reading of texts. Verbal items require the ability to read and understand what is being read. This condition is contrasted with the illiteracy rates (6.6%) and functional illiteracy (29%) in the Brazilian population. As a proposal of the present thesis, a verbal and non-verbal instrument was built based on the five big factors, more specifically, using the neuroticism dimension that is part of this model. The instrument was submitted to a sample of 599 participants with ages ranging from 18 to 82 years (M = 33.5, SD = 15.19). We found evidence of validity of the instrument, which allowed for equivalent measurement of neuroticism scores in individuals with different educational backgrounds. This may contribute to the evaluation of the personality of a portion of the Brazilian population, potentially not served by currently available instruments.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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