Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Moura, Cristiane Faiad de | - |
dc.contributor.author | Souza, Victor Vasconcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:16:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T16:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Victor Vasconcelos de. Adaptação de uma medida de inteligência emocional para um teste adaptativo computadorizado para o contexto brasileiro. 2023. 194 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48856 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo adaptar dois testes de inteligência emocional (IE) para um
método de administração computadorizado adaptativo e para uma amostra brasileira: o Teste
Situacional de Compreensão Emocional (Situational Test of Emotional Understanding [STEU])
e o Teste Situacional de Gerenciamento Emocional (Situational Test of Emotional Management
[STEM]). O primeiro manuscrito estabeleceu a perspectiva teórica adotada no decorrer do
trabalho. No segundo manuscrito, esta perspectiva serviu de base para a tomada de decisão
editorial no decorrer do procedimento de retrotradução dos testes. Em seguida, foram analisadas
as evidências de validade das versões adaptadas do STEU e STEM. Os testes foram aplicados em
688 participantes adultos que também responderam à Escala de Satisfação com a Vida (SWLS)
e ao Teste Reduzido dos Fatores de Personalidade (ER5FP), em uma replicação parcial do estudo
original de validação de MacCann e Roberts (2008). Os resultados revelaram que as versões finais
dos testes adaptados, com 32 (STEU) e 30 itens (STEM), obtiveram bons índices de ajuste globais
na análise fatorial confirmatória, e globais e por item nas modelagens de teoria de resposta ao
item (TRI). Os coeficientes de correlação com o SWLS e os cinco fatores do ER5FP
fundamentaram as evidências de validade com base em relações com variáveis externas. No
terceiro manuscrito foram discutidas as vantagens, desvantagens, e aspectos práticos da testagem
adaptativa computadorizada (CAT). No quarto manuscrito, apresentou-se a adaptação dos testes
STEU e STEM para uma CAT. Para isso, foram realizadas simulações de administrações
adaptativas dos testes utilizando os padrões de resposta previamente coletados. Algoritmos de
seleção de itens (ISA) baseados na maximização da informação coletada foram capazes de obter
estimativas de habilidade e erro padrão equivalentes com a administração de menos itens para
368 (53,5%) participantes. Os algoritmos baseados na informação de Fisher foram mais
eficientes, mas também mais enviesados do que aqueles baseados na informação de Kullback-Leibler. Em conjunto, e levando em consideração o princípio de validity by design proposto por Mislevy (2007), as evidências de validade com base no conteúdo do teste acumuladas por meio
do procedimento de adaptação transcultural e de construção do teste com base na teoria de
Roseman (2001) e no paradigma do teste de julgamento situacional formam um argumento
convincente de validade. Além disso, o resultado das modelagens estatísticas revelou adequação
dos índices de ajuste, enquanto os resultados das simulações revelaram a pertinência da utilização
dos testes como CATs. Além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa em IE, a
disponibilização de um teste psicológico como CAT tem desdobramentos importantes. O
desenvolvimento de medidas neste formato tem benefícios para validade e precisão da testagem.
Para os benefícios do CAT que exigem grandes bancos de item, a disponibilização dos itens do
STEU e do STEM com os parâmetros psicométricos permitirá o emprego de delineamentos de
blocos incompletos balanceados, facilitando a multiplicação de formas dos testes. Isto é
particularmente interessante para estes testes, que tiveram métodos sistemáticos de construção de
itens com base em teorias causais objetivas. Espera-se que os testes adaptados sejam utilizados
na testagem futura do modelo da teoria Mayer–Salovey–Caruso no Brasil, mas também que novos
testes psicológicos sejam construídos no modelo de CAT. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Adaptação de uma medida de inteligência emocional para um teste adaptativo computadorizado para o contexto brasileiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Adaptation of a measure of emotional intelligence into a computer-adaptive test for the brazilian context | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência emocional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Testagem adaptativa computadorizada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria Mayer–Salovey–Caruso | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to adapt two emotional intelligence (EI) tests for a computerized and adaptive
administration method and for a Brazilian sample, the Situational Test of Emotional
Understanding (STEU) and the Situational Test of Emotional Management (STEM). The first
manuscript established the theoretical perspective adopted throughout the work. In the second
manuscript, this perspective served as the basis for editorial decision-making during the
backtranslation procedures of the tests. Then, the evidence of validity of the adapted versions of
STEU and STEM was analyzed. The tests were applied to 688 adult participants, who also
answered the Life Satisfaction Scale (SWLS) and the Reduced Test of Personality Factors
(ER5FP), in a partial replication of the original study by MacCann and Roberts (2008). The results
revealed that the final versions of the adapted tests, with 32 (STEU) and 30 items (STEM),
obtained good global fit indices in the confirmatory factor analysis, and global and per-item fit in
the IRT models. The correlation coefficients with the SWLS and the five factors of the ER5FP
supported the evidence of validity based on relationships with external variables. In the third
manuscript, the advantages, disadvantages, and practical aspects of computer-adaptive testing
(CAT) were discussed. In the fourth manuscript, the adaptation of the STEU and the STEM for a
CAT was presented. For this, simulations of CAT administrations of the tests were carried out
using the response patterns previously collected from the participants. Item selection algorithms
(ISA) based on maximizing collected information were able to obtain equivalent ability estimates
and standard error levels with the administration of fewer items for 368 (53.5%) participants.
Algorithms based on Fisher information were more efficient but also more biased than those
based on Kullback-Leibler. In sum, considering the principle of validity by design proposed by
Mislevy (2007), validity evidence accumulated through cross-cultural adaptation procedure and
test construction based on Roseman’s (2001) theory and situational judgment testing paradigm
form a convincing argument for validity. In addition, results from statistical models revealed adequate fit indices, and simulation results revealed adequacy of using adapted tests as CATs. In
addition to contributing to development of EI research, availability of a psychological test such
as CAT has important consequences. Developing measures in this format has benefits for test
validity and reliability. Availability of items along with their IRT parameters also allows use of
balanced incomplete block designs, facilitating multiplication of test forms. This is particularly
interesting for STEU and STEM, which had systematic item construction based on objective
theory. It is hoped that these adapted tests will be used in future testing of Mayer-Salovey-Caruso
theory model in Brazil but also that new psychological tests will be built using CAT methodology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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