Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lameiras, Rodrigo de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Layane Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T18:16:38Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T18:16:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Layane Silva. Comportamento à flexão de lajes mistas de concreto reforçado com fibras de aço e fôrma permanente de polímero reforçado com fibras. 2023. xxiv, 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48861 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos últimos anos, estruturas com fôrmas permanentes fabricadas com materiais
compósitos têm ganhado destaque nos meios acadêmicos e na indústria da construção civil.
Este destaque é devido à resistência à corrosão, alta capacidade de carga, baixa densidade,
resistência à fadiga e facilidade de manuseio do material. No entanto, por se tratar de um novo
método, existem desafios a serem superados e escassez de dados experimentais disponíveis por
se tratar de um novo método.
Neste trabalho foi proposto um sistema de lajes mistas inovador, constituído por uma
fôrma permanente de Polímero Reforçado com Fibra de Vidro (PRFV) e Concreto
Autoadensável Reforçado com Fibras de Aço (CARFA). A fôrma proposta possui uma seção
transversal trapezoidal e dupla função na laje mista, sendo fôrma no estágio inicial, e armadura
nas condições de uso. Por outro lado, o CARFA foi escolhido para substituir a armadura
tradicional utilizada para combater os efeitos da retração, geralmente constituída por uma tela
de aço soldada. A escolha pelo CARFA também se deve às suas propriedades inerentes,
possibilitando ganhos de produtividade no processo construtivo, e à hipótese levantada de que
o uso do concreto com fibras pode conferir um comportamento mais dúctil para o elemento
estrutural, a ser verificada nos testes realizados.
O trabalho foi realizado de acordo com as seguintes etapas: 1) revisão bibliográfica;
2) elaboração de um modelo analítico e pré-dimensionamento das lajes; 3) produção das fôrmas
permanentes de PRFV; 4) caracterização dos PRFV; 5) produção das lajes mistas; 6)
caracterização do CARFA; 7) realização dos ensaios de flexão à quatro pontos e 8) análise dos
resultados. O modelo analítico foi inspirado nas normas ABNT NBR 8800, ACI 440.R e
ACI 440.2R, desprezando a resistência à tração do concreto e a resistência à compressão do
polímero. A produção das fôrmas dividiu-se entre a fabricação de placas retas e a fabricação
das fôrmas trapezoidais, sendo realizadas por meio do método de infusão de resina com auxílio
do vácuo. Posteriormente, foram caracterizadas pela etapa subsequente por meio do ensaio de
tração direta. Após a caracterização dos PRFV foi realizada a produção das lajes mistas,
aplicando-se um tratamento de areia na superfície da fôrma permanente de PRFV. A
caracterização do concreto se sucedeu após o período de 28 dias e a determinação do
comportamento da laje mista se deu por meio do ensaio de flexão à quatro pontos para um vão
livre de 1800 mm.
Ao total foram analisados dois tipos de lajes mistas, tendo como parâmetro principal a
variação da espessura da fôrma permanente por meio da concentração de fibras unidirecionais utilizadas. O comportamento de flexão da laje mista revelou um modo predominante de falha
por flexão, com deslocamentos significativos e comportamento pseudo-dúctil. As lajes
demonstraram uma ação compósita eficaz, com comportamento linear até a carga de
desprendimento inicial da fôrma, influenciada pela espessura. Lajes com fôrmas mais espessas
apresentaram cargas de desprendimento e deslocamentos menores. O estudo demonstra que a
laje mista proposta apresenta comportamento estrutural adequado e tem potencial para ser
aplicado na indústria da construção civil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comportamento à flexão de lajes mistas de concreto reforçado com fibras de aço e fôrma permanente de polímero reforçado com fibras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Polímeros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas mistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lajes mistas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The structures with permanent formwork made of composite materials have gained
prominence in the civil construction industry in recent years due to their resistance to corrosion,
high load capacity, low density, fatigue resistance, and ease of handling. However, despite the
growth of research in this field, being a new method, there are challenges to be overcome and
a scarcity of available experimental data. In this work, an innovative system of composite slabs
was proposed, consisting of a permanent formwork made of Glass Fiber-Reinforced Polymer
(GFRP) and Steel Fiber-Reinforced Self-Compacting Concrete (SFRSCC). The proposed
component has a trapezoidal cross-section and serves a dual function in the composite slab,
acting as formwork in the initial stage and reinforcement in service conditions. On the other
hand, SFRSCC was chosen to replace the traditional reinforcement used to counteract the
effects of shrinkage, usually consisting of welded steel mesh. The choice of SFRSCC is also
due to its inherent properties, allowing for productivity gains in the construction process, and
the hypothesis that the use of fiber-reinforced concrete may confer a more ductile behavior to
the structural element, which will be verified in the tests carried out. The work was carried out
according to the following steps: 1) literature review; 2) development of an analytical model
and preliminary design of the slabs; 3) production of permanent GFRP formworks; 4)
characterization of GFRP; 5) production of composite slabs; 6) characterization of SFRSCC;
7) four-point bending tests; and 8) analysis of the results. The analytical model was inspirated
on NBR 8800, ACI 440.R, and ACI 440.2R, disregarding the tensile strength of the concrete
and the compressive strength of the polymer. The production of formworks was divided
between the manufacture of flat sheets and the manufacture of trapezoidal sheets, carried out
using the vacuum infusion method. Subsequently, they were characterized through direct tensile
tests. After the characterization of GFRP, the production of composite slabs was carried out,
applying a sand treatment to the surface of the permanent GFRP formwork. The
characterization of the concrete was carried out after a period of 28 days, and the behavior of
the composite slab was determined through four-point bending tests for a clear span of 1800
mm. In total, two types of composite slabs were analyzed, with the main parameter being the
variation in the thickness of the permanent formwork through the concentration of
unidirectional fibers used. The flexural behavior of the composite slab revealed a predominant
mode of failure by bending, with significant displacements and pseudo-ductile behavior. The
slabs demonstrated effective composite action, with linear behavior up to the initial detachment
load of the formwork, influenced by its thickness. Slabs with thicker sheets showed lower detachment loads and displacements. The study demonstrates that the proposed composite slab
exhibits suitable structural behavior and has potential for application in the civil construction
industry. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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