Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neves-Pereira, Mônica Souza | - |
dc.contributor.author | Benchimol, Ana Claudia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T17:23:38Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T17:23:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-29 | - |
dc.identifier.citation | BENCHIMOL, Ana Claudia. Significações de si e criatividade: uma análise dos processos e estratégias criativas de professores da educação infantil ao longo da pandemia da covid-19. 2024. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48909 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia da COVID-19 afetou os processos educacionais e psicológicos de várias formas.
O fechamento abrupto das instituições escolares e a adoção do ensino remoto trouxeram
desafios relacionados à manutenção da qualidade do trabalho docente e das relações
desenvolvidas nesses contextos. As mudanças nas rotinas, nas relações com a escola, nos
métodos de ensino, e nas novas práticas de aula foram fortes tensionadores do papel docente.
A partir da necessidade de produzir formas alternativas de relacionar-se com a escola, com o
ensino e com os alunos, professores de diferentes níveis de ensino vivenciaram profundos
processos de ressignificação de si, o que gerou mudanças no self docente, na prática pedagógica
do professor e em seus processos criativos. A pesquisa, baseada em autores importantes como:
Vygotsky, Glaveanu, e Valsiner, buscou compreender e analisar como os professores da
Educação Infantil se desenvolveram como pessoas e profissionais e como perceberam seus
processos criativos ao longo do período pandêmico. O estudo envolveu quatro professores da
EI de uma escola pública em Brasília-DF e o processo de construção de dados contou com a
análise de documentos escolares, metodologia de observação, uso de um instrumento
qualitativo, que investigou os fluxos pandêmicos, e entrevistas semiestruturadas. Os resultados
mostraram como a pandemia afetou os processos de desenvolvimento de si dos professores,
afetando o ambiente escolar e as práticas docentes. Os professores viveram experiências de
conflito e dificuldades que permitiram a ressignificação de valores e visões de si. Sobre seus
processos criativos, os professores apontaram para esta possibilidade humana como essencial
em momentos de crise. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Significações de si e criatividade : uma análise dos processos e estratégias criativas de professores da educação infantil ao longo da pandemia da covid-19 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The COVID-19 pandemic has impacted educational and psychological processes in various
ways. The abrupt closure of educational institutions and the shift to remote learning brought
challenges related to maintaining the quality of teaching work and the relationships developed
in these contexts. Changes in routines, relationships with schools, teaching methods, and new
classroom practices were significant stressors on the teaching role. From the need to produce
alternative ways of engaging with school, teaching, and students, teachers at different levels
experienced profound processes of redefining themselves, resulting in changes in the teacher's
self, pedagogical practice, and creative processes. Based on important authors such as
Vygotsky, Glaveanu, and Valsiner, this research aimed to understand and analyze how Early
Childhood Education teachers developed as individuals and professionals and perceived their
creative processes during the pandemic. The study involved four Early Childhood Education
teachers from a public school in Brasília-DF, and the data collection process included the
analysis of school documents, observation methodology, the use of a qualitative instrument
investigating pandemic flows, and semi-structured interviews. The results demonstrated how
the pandemic affected teachers' self-development processes, impacting the school environment
and teaching practices. Teachers experienced conflict, and difficulties that allowed for the
redefinition of values and self-views. Regarding their creative processes, teachers pointed to
this human possibility as essential during times of crisis. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|