Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges | - |
dc.contributor.author | Andrade, Auana Pontes de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T17:50:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T17:50:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Auana Pontes de. A importância da criatividade no trabalho de UX Writers. 2023. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48912 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | UX Writing, também conhecido como Content Design, é uma recente área de estudo da
Experiência do Usuário (User eXperience) no campo da Tecnologia. Consiste no
processo de produção de conteúdo para interfaces, a fim de facilitar a interação e a
condução das ações do usuário no decorrer de diferentes jornadas e, assim, gerar a
melhor experiência com um produto digital. Diante da escassez de estudos e cursos
acadêmicos e de uma visão técnica sobre a atuação nesse domínio de expressão,
inclusive entre profissionais da área, esta pesquisa parte do pressuposto de que o
conhecimento mais profundo sobre criatividade pode contribuir para a atuação
profissional dos UX writers. O objetivo é entender a importância de conhecimentos
sobre criatividade como forma de colaborar no processo de trabalho e na formação dos
profissionais da área de UX Writing. Para atingi-lo, além de um estudo teórico em livros
e artigos de Psicologia, Design, Interação Humano-Computador (IHC) e UX Writing,
foi feito um aprofundamento por meio da revisão sistemática de literatura envolvendo
livros e artigos científicos publicados em inglês e português, entre os anos de 2017 e
2022, nas seguintes bases de dados: Institute of Electrical and Electronics Engineers
(IEEE Xplore), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus
(Elsevier), American Psychological Association (APA) e Biblioteca Digital Brasileira
de Teses e Dissertações (BDTD). Foram usados os seguintes descritores e operadores
booleanos: “UX Writing” OR “Content Design” OR “Webwriting” AND “Creativity”
OR “Criatividade”. A fim de confirmar o resultado ou confrontá-lo com a revisão de
literatura, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a participação de três UX
writers ou content designers. Os resultados foram analisados por Análise Temática e
geraram dois grandes temas: Especificidade de Domínio, contemplando formação de profissionais e conceituações de processos e produtos de trabalho; e Criatividade,
contemplando geração, aprimoramento, implementação e avaliação de ideias. Os
resultados apontaram para um entendimento superficial do que é criatividade e para a
cocriação como fundamental para o processo de trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A importância da criatividade no trabalho de UX Writers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência do usuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design centrado no usuário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | UX Writing, known also as Content Design, is a recent area of study in the Technology
of User Experience (User eXperience). It embodies content production for interfaces, so
that the interaction and conduct of users on their different journeys may generate the
best experience with a digital product. Faced with the dearth of studies and academic
programmes, as well as a technically practical vision in this sphere of expression,
including among professionals in the area, our research assumes that a deeper awareness
of creativity can contribute to the professional performance of UX writers. Our aim is to
form a solid awareness of creativity as a means of participating in work procedures and
in professional training for UX Writing. To achieve this, in addition to a study of
readings on Psychology, Design, Human-Computer Interaction (HCI) and UX Writing,
a deeper investigation was carried out through a systematic literature review of
scientific publications in English and in Portuguese, between 2017 and 2022, in the
following databases: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE Xplore),
Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus (Elsevier),
American Psychological Association (APA) and Brazilian Digital Library of Theses and
Dissertations (BDTD, in the Brazilian acronym). The following Boolean descriptors and
operators were used: “UX Writing” OR “Content Design” OR “Webwriting” AND
“Creativity” OR “Criatividade”. To further explore the result of the literature review,
semi-structured interviews were performed with a participation sample of 3 UX writers
or content designers. Results were examined by Thematic Analysis, generating two
major themes: Domain Specificity, covering training of professionals and the
conceptualization of processes and work products; and Creativity, covering generation,
improvement, implementation, and evaluation of ideas. The outcomes point to a superficial understanding of what creativity means, and towards co-creation as
imperative for the work process. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|