http://repositorio.unb.br/handle/10482/48912
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_AuanaPontesDeAndrade_DISSERT.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | A importância da criatividade no trabalho de UX Writers |
Authors: | Andrade, Auana Pontes de |
Orientador(es):: | Formiga Sobrinho, Asdrúbal Borges |
Assunto:: | Experiência do usuário Criatividade no trabalho Design centrado no usuário |
Issue Date: | 16-Jul-2024 |
Data de defesa:: | 7-Jul-2023 |
Citation: | ANDRADE, Auana Pontes de. A importância da criatividade no trabalho de UX Writers. 2023. 85 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. |
Abstract: | UX Writing, também conhecido como Content Design, é uma recente área de estudo da Experiência do Usuário (User eXperience) no campo da Tecnologia. Consiste no processo de produção de conteúdo para interfaces, a fim de facilitar a interação e a condução das ações do usuário no decorrer de diferentes jornadas e, assim, gerar a melhor experiência com um produto digital. Diante da escassez de estudos e cursos acadêmicos e de uma visão técnica sobre a atuação nesse domínio de expressão, inclusive entre profissionais da área, esta pesquisa parte do pressuposto de que o conhecimento mais profundo sobre criatividade pode contribuir para a atuação profissional dos UX writers. O objetivo é entender a importância de conhecimentos sobre criatividade como forma de colaborar no processo de trabalho e na formação dos profissionais da área de UX Writing. Para atingi-lo, além de um estudo teórico em livros e artigos de Psicologia, Design, Interação Humano-Computador (IHC) e UX Writing, foi feito um aprofundamento por meio da revisão sistemática de literatura envolvendo livros e artigos científicos publicados em inglês e português, entre os anos de 2017 e 2022, nas seguintes bases de dados: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE Xplore), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus (Elsevier), American Psychological Association (APA) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram usados os seguintes descritores e operadores booleanos: “UX Writing” OR “Content Design” OR “Webwriting” AND “Creativity” OR “Criatividade”. A fim de confirmar o resultado ou confrontá-lo com a revisão de literatura, foram feitas entrevistas semiestruturadas com a participação de três UX writers ou content designers. Os resultados foram analisados por Análise Temática e geraram dois grandes temas: Especificidade de Domínio, contemplando formação de profissionais e conceituações de processos e produtos de trabalho; e Criatividade, contemplando geração, aprimoramento, implementação e avaliação de ideias. Os resultados apontaram para um entendimento superficial do que é criatividade e para a cocriação como fundamental para o processo de trabalho. |
Abstract: | UX Writing, known also as Content Design, is a recent area of study in the Technology of User Experience (User eXperience). It embodies content production for interfaces, so that the interaction and conduct of users on their different journeys may generate the best experience with a digital product. Faced with the dearth of studies and academic programmes, as well as a technically practical vision in this sphere of expression, including among professionals in the area, our research assumes that a deeper awareness of creativity can contribute to the professional performance of UX writers. Our aim is to form a solid awareness of creativity as a means of participating in work procedures and in professional training for UX Writing. To achieve this, in addition to a study of readings on Psychology, Design, Human-Computer Interaction (HCI) and UX Writing, a deeper investigation was carried out through a systematic literature review of scientific publications in English and in Portuguese, between 2017 and 2022, in the following databases: Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE Xplore), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Web of Science, Scopus (Elsevier), American Psychological Association (APA) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD, in the Brazilian acronym). The following Boolean descriptors and operators were used: “UX Writing” OR “Content Design” OR “Webwriting” AND “Creativity” OR “Criatividade”. To further explore the result of the literature review, semi-structured interviews were performed with a participation sample of 3 UX writers or content designers. Results were examined by Thematic Analysis, generating two major themes: Domain Specificity, covering training of professionals and the conceptualization of processes and work products; and Creativity, covering generation, improvement, implementation, and evaluation of ideas. The outcomes point to a superficial understanding of what creativity means, and towards co-creation as imperative for the work process. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.