Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gomes, Gilberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Thiago Arnaud Abreu de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T19:45:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T19:45:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Thiago Arnaud Abreu de. Automatização dos parâmetros de Paris em projetos de paineis de fuselagem de aeronave. 2023. xvii, 129 f., il. Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48919 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O problema abordado neste trabalho centra-se em resolver a necessidade de estabelecer uma
relação segura entre os parâmetros C e m da Lei de Paris e o número de ciclos de vida à
fadiga em projetos de fuselagem de aeronave. Essa relação é particularmente importante para
os projetistas que estão sempre procurando métodos de simulação rápidos e confiáveis que
produzam dados médios seguros que evitem processos de dano e, consequentemente, a
ocorrência de acidentes.
Para isso, neste trabalho, desenvolveu-se um novo procedimento de tolerância a danos com
base na compliance crítica, sendo uma alternativa ao método clássico que considera o
tamanho crítico de trinca. Nesta nova metodologia, assume-se que a estrutura, mesmo
danificada, seja capaz de suportar as ações para as quais foi projetada até a detecção da
instabilidade local quando a compliance atinge o valor crítico. Dessa forma, o objetivo geral é
obter a função ótima dos parâmetros de Paris que resistem ao número de ciclos requisitado.
Para alcançar este objetivo, a metodologia é baseada em um problema multiescala e
compreende duas etapas. Primeiramente, o modelo macro é empregado para analisar as
tensões internas e identificar o local do ponto crítico. Em seguida, o modelo micro é
implementado para avaliar o número de ciclos que leva à instabilidade local. Assim, obtém-se
a curva ótima N(C,m) (número de ciclos em função de C e m), que garante a integridade
estrutural.
Para validar essa metodologia, foram conduzidos três estudos de caso utilizando os programas
BEMCRACKER2D e BEMLAB2D. Esses estudos envolveram a análise dos campos de
tensões internas para cada modelo, seguidos da simulação de propagação de trinca para,
finalmente, obter a compliance crítica e estimativa de vida à fadiga. Como resultados, tem-se
a função m(C) que relaciona os parâmetros de Paris com o número de ciclos requerido em
cada modelo.
Por fim, a técnica desenvolvida possibilita a generalização para diversos outros modelos. Ao
fornecer dados dos parâmetros C e m de Paris, essa abordagem apresenta-se como uma forma
inovadora para correlacionar estes parâmetros com o número de ciclos requerido em projeto.
Além disso, a metodologia baseada na compliance crítica oferece uma nova perspectiva para
avaliar a tolerância ao dano, representando um avanço na segurança e confiabilidade das
estruturas sujeitas à fadiga. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Automatização dos parâmetros de Paris em projetos de paineis de fuselagem de aeronave | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeronaves - fuselagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Método dos elementos de contorno | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The problem addressed in this work focuses on resolving the need to establish a secure
relationship between the C and m parameters of the Paris Law and the number of fatigue life
cycles in aircraft fuselage designs. This relationship is particularly important for designers
who are constantly seeking rapid and reliable simulation methods that produce secure average
data, thereby avoiding damage processes and, consequently, the occurrence of accidents.
To achieve this, in this work, it was developed a new damage tolerance procedure based on
critical compliance, as an alternative to the classical method that considers the critical crack
size. In this new methodology, it is assumed that the structure, even when damaged, can
withstand the actions for which it was designed until the detection of local instability when
compliance reaches the critical value. Thus, the overall objective is to obtain the optimal
function of the Paris parameters that withstands the required number of cycles.
To accomplish this objective, the methodology employed here hinges on a multiscale
approach comprising two key stages. In the initial stage, the macro model is utilized to
analyze internal stresses and pinpoint the critical point's location. In the subsequent stage, the
micro model is implemented to assess the number of cycles leading to local instability. As a
result, the optimal N(C, m) curve (representing the number of cycles as a function of C and
m) is derived, ensuring structural integrity.
To validate this methodology, three case studies were conducted utilizing BEMCRACKER2D
and BEMLAB2D programs. These studies entailed the analysis of internal stress fields for
each model, followed by simulations of crack propagation, ultimately yielding critical
compliance and estimates fatigue life. Consequently, the m(C) function, which correlates the
Paris parameters with the required number of cycles in each model, was established.
In conclusion, the developed technique facilitates generalization to various other models. By
providing data on the Paris parameters C and m, this approach presents an innovative means
to correlate these parameters with the required number of cycles in the design. Furthermore,
the methodology based on critical compliance offers a fresh perspective for evaluating
damage tolerance, signifying a substantial advancement in the safety and reliability of
structures subject to fatigue. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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