Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Roberto Ribeiro da | - |
dc.contributor.author | Barbosa, André Borges | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T13:29:08Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T13:29:08Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-22 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, André Borges. Ensino-aprendizagem de cálculos estequiométricos em química: problemas e perspectivas. 2024. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48945 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há muito se discute, na disciplina Química, o conteúdo Cálculos
Estequiométricos. As dificuldades apresentadas pelos alunos e, porque não,
pelos professores, relacionadas a esse conteúdo são inúmeras. Nesta
dissertação abordamos algumas dessas dificuldades, por serem bastante
relevantes no processo de ensino - aprendizagem de Cálculos Estequiométricos.
O objetivo principal foi identificar possíveis variáveis associadas à aprendizagem
dos estudantes em relação a esse conteúdo. Para tanto, foram realizadas
entrevistas semiestruturadas com dez professores de Química, de escolas
públicas e particulares do Distrito Federal. Os dados levantados, que emergiram
a partir desse procedimento, foram analisados utilizando-se uma abordagem
com base na Teoria Fundamentada de Dados. Além disso, também foram
analisadas seis obras (livros). Uma de cada coleção sugeridas para o Novo
Ensino Médio. Devido à complexidade desse processo de ensino aprendizagem,
os resultados encontrados mostram que não há como dissociar a dificuldade
apresentada pelos alunos, no que se refere ao ensino de Cálculos
estequiométricos, sem que aspectos relacionados aos professores, aos livros
didáticos, à metodologia de ensino deste conteúdo em si, e até mesmo aos
próprios alunos, não forem levadas em consideração. Dessa forma, a princípio,
possíveis soluções para a melhoria do ensino - aprendizagem de Cálculos
Estequiométricos devem levar em conta, simultaneamente, a presença desses
aspectos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ensino-aprendizagem de cálculos estequiométricos em química : problemas e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de química | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The content of Stoichiometric Calculations has long been discussed in the
Chemistry discipline. The difficulties presented by students and, why not, by
teachers, related to this content are countless. In this dissertation we address
some of these difficulties, as they are very relevant in the teaching – learning
process of Stoichiometric Calculations. The main objectives were to identify
possible variables associated with student learning in relation to this content. To
this end, semi-structured interviews were carried out with ten chemistry teachers
from public and private schools in the Distrito Federal. The data collected, which
emerged from this procedure, were analyzed using an approach based on
Grounded Data Theory. In addition, six collections (books) were also analyzed.
One from each collection suggested for New High School. Due to the complexity
of this teaching - learning process, the results found show that is no way to
dissociate the difficulty presented by students, with regard to teaching
Stoichiometric Calculations, without aspects related to teachers, textbooks, to
the teaching methodology of this content itself, and even the students
themselves, are not taken into consideration. Therefore, in principle, possible
solutions for improving the teaching and learning of Stoichiometric Calculations
must simultaneously take into account the presence of these aspects. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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