Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Paulo Gabriel Franco dos | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Diogo Pacher | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:01:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:01:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-08 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Diogo Pacher. Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores: sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48947 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa desenvolvida busca valorizar as ações que geram resistência à crise formativa
estabelecida no contexto da educação. Diante do declínio da formação cultural e científica, os
Pequenos Grupos de Pesquisa (PGP), constituídos por membros da universidade e da escola em
um contexto de formação de professores, surgem como alternativa que busca valorizar um
projeto formativo crítico e autêntico, fomentando ações que criam um movimento de
resistência, especialmente, na formação de professores. Nesse sentido, essa pesquisa tem como
objetivo identificar as ações desenvolvidas nos PGP que viabilizam movimentos de resistência
a uma lógica capitalista neoliberal. Para tanto, buscamos responder a seguinte pergunta: “No
contexto educacional, especialmente na formação de professores, quais ações têm sido
desenvolvidas historicamente nos PGP que viabilizam movimentos de resistência à lógica
capitalista neoliberal?”. De natureza qualitativa e fundamentada epistemologicamente na
dialogicidade de Paulo Freire, resgatamos nas memórias a história pronunciada por oito sujeitos
que participaram de PGP. Os diálogos foram conduzidos no formato de entrevistas
semiestruturadas e analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados
mostram quatro características importantes para o desenvolvimento de um movimento de
resistência na formação de professores: (1) ações formativas realizadas a partir da realidade
concreta da escola; (2) organização formativa amparada por um coletivo e centralizada na
práxis; (3) desenvolvimento de práticas de ensino balizadas sobre as perspectivas das questões
sociocientíficas; (4) valorização da perspectiva dialógica. Por fim, entendemos que o contexto
formativo de professores deve estar munido de esperanças para garantir forças não só para
sobreviver as opressões, mas para superá-las. A formação de professores é um problema
político e deve estar presente nas agendas críticas para que os sentidos de resistência sejam
fortalecidos e não esmoreçam em meio às opressões sistêmicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Lutas pela resistência e processos de legitimação de contextos de formação de professores : sobrevivendo à cultura e tecendo possibilidades críticas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research seeks to value actions that resist to the established formative crisis in the
education context. Amidst the decline of cultural and scientific training, the Small Groups of
Research (SGR), collaborations involving university and school members in teacher training,
emerge as an alternative. They aim to emphasize a critical and authentic formative project,
encouraging actions that instigate a resistance movement, particularly within teacher training.
The research aim is to identify actions within SRGs that enable resistance movements against
neoliberal capitalist logic, focusing on the educational context, particularly in teacher training.
To this end, we sought to answer the following question: "In the educational context, especially
in teacher training, what actions have historically been developed in SGR that enable
movements of resistance to neoliberal capitalist logic?" Qualitative research grounded
epistemologically in Paulo Freire is dialogical approach, the study gathers the narratives from
eight individuals who were part of SRGs, retrieving their pronounced experiences and
perspectives. Conducted through semi- structured interviews, the dialogues were analyzed
using content analysis. Results reveal four crucial characteristics for developing a resistance
movement in teacher training: (1) formative actions based on the concrete reality of the school;
(2) formative organization supported by a collective and centered on praxis; (3) development
of teaching practices aligned with socio-scientific perspectives; (4) emphasis on dialogical
perspective. Ultimately, the teacher training context should be infused with hope to not only
endure oppressions but to overcome them. Teacher training is a political issue and should be on
critical agendas to strengthen resistance against systemic oppressions. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|