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Título: A gênese do gosto por ciência na educação básica
Autor(es): Alencar, Lucas Almeida
Orientador(es): Lima Junior, Paulo Roberto Menezes
Assunto: Ciência e tecnologia
Educação em ciência
Educação básica
Professores
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: ALENCAR, Lucas Almeida. A gênese do gosto por ciência na educação básica. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Em diversos países do mundo, está sendo observado um declínio no interesse por carreiras relacionadas a ciência e tecnologia (C&T) entre jovens em idade escolar. Ao mesmo tempo, mulheres e famílias de classe popular estão sub-representadas nessas carreiras, indicando que o interesse por ciência pode incorporar desigualdades sociais. Como resposta a esse problema, esta tese introduz o conceito de gosto por ciência como ferramenta para investigar, desde uma perspectiva crítica, o desenvolvimento do interesse por ciência dos estudantes. Fundamentada em um diálogo entre as obras de Pierre Bourdieu e John Dewey, a noção de gosto por ciência permite situar o interesse científico entre a estrutura das relações de classe e as experiências estéticas individualmente vividas na escola. Assim, o gosto por ciência é definido como o senso prático que orienta os estudantes a distinguir quais linguagens, procedimentos e pessoas pertencem à ciência. Na medida em que aprendem a fazer essas distinções de maneira competente, alguns estudantes vão sendo reconhecidos (pelos colegas ou por eles mesmos) como pessoas de ciência. Portanto, o desenvolvimento do interesse científico ultrapassa experiências meramente comemorativas, integrando sentimento, entendimento e pertencimento. A imagem pública da ciência e do cientista pode influenciar substancialmente decisões profissionais dos estudantes. Uma parte desta pesquisa investigou como jovens da Educação Básica em duas instituições de ensino privadas veem a ciência e de que forma essa percepção orienta (ou não) suas escolhas profissionais. Outra parte desta pesquisa foi a realização de entrevistas sobre a história de vida de cinco ex-estudantes da educação básica, atualmente cursando o ensino superior. Os estudantes têm condicionantes sociais distintos (gênero, cor e classe social), embora tenham tido o mesmo professor de Química do ensino médio. As entrevistas situaram as experiências familiares e escolares na elaboração dos Retratos Sociológicos com o objetivo de identificar disposições que permitiram responder como que a continuidade das experiências dos entrevistados contribuiu para o desenvolvimento do gosto por ciência e de que maneira a escola e os professores contribuem para os estudantes se afastarem da/identificarem com a ciência. A análise da primeira parte permite concluir que o contato dos estudantes com a ciência escolar pode produzir impressões duradouras e preceituosas sobre a ciência e sua relação com a sociedade. É usual encontrar uma imagem distorcida da ciência como atividade arriscada e praticada por homens brilhantes, desencorajando meninas e meninos talentosos a se identificarem como participantes da ciência. Algumas atitudes promovidas por professores são apresentadas e podem diminuir essa imagem distorcida. Os resultados das entrevistas mostraram que as disposições são construídas pela vivência familiar e os estudantes pouco recordam de episódios que tenham se distinguido durante uma prática científica escolar, apesar de terem demonstrado distinções em outras situações tanto na escola quanto na família. A personalidade dos professores de Ciências se mostrou substancialmente relevante para desenvolver o gosto por ciência de alguns estudantes. Os estudantes, embora pouco se recordem das aulas vivenciadas, são capazes de identificar um professor que respeita a individualidade deles. Algumas características de um professor valorizadas pelos estudantes são apresentadas. A escola se mostrou relevante para a escolha da carreira profissional, embora de forma revogável. Ademais, sempre há, em alguma medida, a influência familiar na carreira profissional. São apresentadas atitudes docentes potencializadoras para desenvolver o gosto por ciência e influenciar estudantes quanto à carreira científica, apesar de se reconhecer que a escola apresentará limitações. Esta tese defende um olhar para situações, muitas vezes menosprezadas, na escola durante as aulas de ciências como maneiras de agir, falar, respeito à individualidade com doses de humor e incentivo à participação de indivíduos excluídos e/ou ignorados.
Abstract: In several countries around the world, a decline in interest in careers related to science and technology (S&T) has been observed among school-age youth. At the same time, women and popular class families are underrepresented in these careers, indicating that interest in science can incorporate social inequalities. In response to this problem, this thesis presents the concept of love for science as a tool to investigate, from a critical perspective, the development of students' interest in science. Based on a dialogue between the works of Pierre Bourdieu and John Dewey, the notion of taste for science allows placing the scientific interest between the structure of class relations and the aesthetic experiences lived at school. Thus, the taste for science is defined as the practical sense that guides students to learn which languages, procedures and people belong to science. As they learn to make these distinctions competently, some students are recognized (by their peers or by themselves) as people of science. Therefore, the development of scientific interest goes beyond merely commemorative experiences, integrating feelings, understanding and belonging. The public image of science and the scientist can influence students' professional decisions. A part of this research investigated how young people from Basic Education in two private educational institutions see science and how this perception guides (or not) their professional choices. Another part of this research was conducting interviews about the life history of five former students of basic education, currently attending higher education. Students have different social conditions (gender, color and social class), although they share the same high school Chemistry teacher. The interviews situated the family and school experiences in the elaboration of the Sociological Portraits with the objective of identifying dispositions that allowed answering how the continuity of the experiences of the guests contributed to the development of the taste for science and how the school and the teachers learned for the students. move away from/identify with science. The analysis of the first part leads to the conclusion that students' contact with school science can produce lasting and prescriptive impressions about science and its relationship with society. It is common to find a distorted image of science as a risky activity practiced by brilliant men, discouraging talented girls and boys from identifying themselves as participants in science. Some attitudes developed by teachers are developed and can diminish this distorted image. The results of the interviews interviewed show that provisions are built by family experience and students remember little of episodes that were distinguished during a school scientific practice, despite having demonstrated distinctions in other situations both at school and in the family. The personality of Science teachers proved to be relevant to developing a taste for science in some students. Students, although they remember little of the classes they experienced, are able to identify a teacher who respects their individuality. Some characteristics of a teacher valued by students are initiates. The school proved to be relevant to the choice of a professional career, although in a revocable way. In addition, there is always, to some extent, family influence on a professional career. These are potentiating teaching attitudes to develop a taste for science and encourage students towards a scientific career, despite recognizing that the school will have restrictions. This thesis defends a look at situations that are often overlooked at school during science classes as ways of acting, speaking, respecting individuality with doses of humor and encouraging the participation of excluded and/or ignored individuals.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Física (IF)
Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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