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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJordan, Susana Madeira Dobalpt_BR
dc.contributor.authorFurtado, Laura Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2024-07-17T15:52:19Z-
dc.date.available2024-07-17T15:52:19Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2022-12-01-
dc.identifier.citationFURTADO, Laura Rodrigues. Ariano Suassuna na televisão: uma releitura de A Pedra do Reino por Luiz Fernando Carvalho. 2022. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48964-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo o estudo da transposição da obra literária, Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), do escritor Ariano Suassuna para a televisão no formato de minissérie, de título A Pedra do Reino (2007), dirigida por Luiz Fernando Carvalho e produzida pela Rede Globo em parceria com a Academia de Filmes. Carvalho tinha toda a liberdade para construir a minissérie como quisesse, porém, o diretor optou por manter os aspectos principais e a essência do hipotexto. Na construção da minissérie, Carvalho buscou dialogar com outros gêneros artísticos (teatro, pintura, a própria literatura, música), além de dialogar diretamente com o Movimento Armorial, movimento liderado pelo escritor Ariano Suassuna e cujo objetivo era unir a arte popular com a erudita. Diante disso, os conceitos chave que nos guiaram na presentem discussão foram a transtextualidade de Gérard Genette (2010), a intermidialidade de Irina Rajewsky (2012) e o hibridismo de Homi Bhabha (1998). Analisamos, então, como o diretor utilizou alguns recursos para fazer uma recriação do texto fonte em um produto audiovisual, como a inspiração na commedia dell’arte para a construção dos personagens da minissérie e a inspiração nos quadros de Giotto e El Greco para a realização do cenário e fotografia da minissérie. Assim, foi possível destacar o caráter transgressor da adaptação realizada por Carvalho, que apontou para uma proposta que dá um passo além em um desafio estético lançado na televisão brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAriano Suassuna na televisão : uma releitura de A Pedra do Reino por Luiz Fernando Carvalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuassuna, Ariano , 1927-pt_BR
dc.subject.keywordAdaptação literáriapt_BR
dc.subject.keywordLiteratura brasileirapt_BR
dc.subject.keywordTeatro (Literatura)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to study the transposition of the literary work, Romance da Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), by writer Ariano Suassuna, for television in a miniseries format, with the title A Pedra do Reino (2007), directed by Luiz Fernando Carvalho and produced by Rede Globo in partnership with Academia de Filmes. Carvalho had all freedom to make the miniseries as he wanted, however, the director chose to keep the main aspects and the essence of the hypotext. In the making of the miniseries, Carvalho sought dialogue with other artistic genres (theater, painting, literature itself, music), besides dialoguing directly with the Armorial Movement, a cultural movement led by writer Ariano Suassuna and whose aim was to unite popular and erudite art. Considering this, the key concepts that guided us in the present discussion were Gérard Genette’s (2010) transtextuality, Irina Rajewsky’s (2012) intermediality, and Homi Bhabha’s (1998) hybridity. We then analyzed how the director used some resources to make a recreation of the source text in an audiovisual product, such as the inspiration in the commedia dell’arte for the construction of the chacacters of the miniseries and the inspiration in Giotto and El Greco’s paintings for the making of the scenario and photography of the miniseries. Thus, it was possible to highlight the transgressive character of the adaptation made by Carvalho, which lead to a proposal that takes a step further in an aesthetic challenge launched in Brazilian television.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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