Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Jordan, Susana Madeira Dobal | pt_BR |
dc.contributor.author | Furtado, Laura Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:52:19Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:52:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.citation | FURTADO, Laura Rodrigues. Ariano Suassuna na televisão: uma releitura de A Pedra do Reino por Luiz Fernando Carvalho. 2022. 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48964 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo o estudo da transposição da obra literária, Romance d’A
Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), do escritor Ariano
Suassuna para a televisão no formato de minissérie, de título A Pedra do Reino (2007),
dirigida por Luiz Fernando Carvalho e produzida pela Rede Globo em parceria com a
Academia de Filmes. Carvalho tinha toda a liberdade para construir a minissérie como
quisesse, porém, o diretor optou por manter os aspectos principais e a essência do
hipotexto. Na construção da minissérie, Carvalho buscou dialogar com outros gêneros
artísticos (teatro, pintura, a própria literatura, música), além de dialogar diretamente com
o Movimento Armorial, movimento liderado pelo escritor Ariano Suassuna e cujo
objetivo era unir a arte popular com a erudita. Diante disso, os conceitos chave que nos
guiaram na presentem discussão foram a transtextualidade de Gérard Genette (2010), a
intermidialidade de Irina Rajewsky (2012) e o hibridismo de Homi Bhabha (1998).
Analisamos, então, como o diretor utilizou alguns recursos para fazer uma recriação do
texto fonte em um produto audiovisual, como a inspiração na commedia dell’arte para a
construção dos personagens da minissérie e a inspiração nos quadros de Giotto e El Greco
para a realização do cenário e fotografia da minissérie. Assim, foi possível destacar o
caráter transgressor da adaptação realizada por Carvalho, que apontou para uma proposta
que dá um passo além em um desafio estético lançado na televisão brasileira. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ariano Suassuna na televisão : uma releitura de A Pedra do Reino por Luiz Fernando Carvalho | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suassuna, Ariano , 1927- | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adaptação literária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro (Literatura) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to study the transposition of the literary work, Romance da Pedra do
Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta (1971), by writer Ariano Suassuna, for
television in a miniseries format, with the title A Pedra do Reino (2007), directed by Luiz
Fernando Carvalho and produced by Rede Globo in partnership with Academia de
Filmes. Carvalho had all freedom to make the miniseries as he wanted, however, the
director chose to keep the main aspects and the essence of the hypotext. In the making of
the miniseries, Carvalho sought dialogue with other artistic genres (theater, painting,
literature itself, music), besides dialoguing directly with the Armorial Movement, a
cultural movement led by writer Ariano Suassuna and whose aim was to unite popular
and erudite art. Considering this, the key concepts that guided us in the present discussion
were Gérard Genette’s (2010) transtextuality, Irina Rajewsky’s (2012) intermediality, and
Homi Bhabha’s (1998) hybridity. We then analyzed how the director used some resources
to make a recreation of the source text in an audiovisual product, such as the inspiration
in the commedia dell’arte for the construction of the chacacters of the miniseries and the
inspiration in Giotto and El Greco’s paintings for the making of the scenario and
photography of the miniseries. Thus, it was possible to highlight the transgressive
character of the adaptation made by Carvalho, which lead to a proposal that takes a step
further in an aesthetic challenge launched in Brazilian television. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|