Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernández, Olivia Hernández | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | FERNÁNDEZ, Olivia Hernández. A escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisual. 2023. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48969 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca investigar como os processos da escuta e da percepção
sonora podem auxiliar a construção consciente de sentidos em uma obra
audiovisual. A pesquisa teórica apoia-se na análise de sequências de filmes e
auxilia-se no uso da análise espectral sonora para a compreensão dos parâmetros
técnicos que viabilizam as escolhas criativas e narrativas da trilha sonora. A
manipulação dos parâmetros físicos e acústicos do som é apresentada como
recurso narrativo de construção de sentidos e de percepções no espectador. A
pesquisa se localiza na intersecção entre a comunicação e a psicologia da
percepção, e colabora com reflexões teóricas e práticas que permitem o
desenvolvimento do som na linguagem audiovisual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A escuta e a percepção na construção da expressão sonora na linguagem audiovisual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem audiovisual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Som | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escuta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção auditiva | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to investigate how the processes of listening and sound
perception can help the conscious construction of meanings in an audiovisual work.
Theoretical research is based on the analysis of film sequences and assists in the
use of sound spectral analysis to understand the technical parameters that enable
the creative and narrative choices of the soundtrack. The manipulation of the physical
and acoustic parameters of sound is presented as a narrative resource for the
construction of senses and perceptions in the spectator. The research is located at
the intersection between communication and the psychology of perception, and
collaborates with theoretical and practical reflections that allow the development of
sound in the audiovisual language. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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