Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bôas, Rafael Litvin Villas | - |
dc.contributor.author | Adriano, Ingreth da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T03:12:43Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T03:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-23 | - |
dc.identifier.citation | ADRIANO, Ingreth da Silva. Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo: análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local. 2023. 144 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48998 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tece reflexões sobre a valorização dos patrimônios culturais de
Ceilândia – DF e a prática pedagógica que deu origem ao livro coletivo “Ceilândia minha
quebrada é maior que o mundo” desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação
do DF e o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). Ancorada na
pesquisa qualitativa de caráter etnográfico (MATTOS, 2011) e na pesquisa-ação crítica
(FRANCO, 2005), a pesquisa parte das seguintes indagações: como a arte e a educação
podem transformar ou ressignificar um território fomentando a relação de pertencimento?
Quais metodologias podem ser significativas para este tipo de experiência? Como a
relação “centro-periferia” afeta as produções artísticas? Como desenvolver práticas
pedagógicas que possibilitem a produção de autonomia e o protagonismo estudantil?
Contextualiza-se os caminhos do entendimento do que são os patrimônios culturais no
Brasil na perspectiva de Maria Fonseca (1997); os conceitos de identidade pela
perspectiva de Hall (1997) e Castells (2008); cultura por Boal (1979), Rincón (2021) e
Barbero (2015); territorialidade por Santos (1978), Saquet (2007) e Haesbaert (2004); e
pertencimento por Lestinge (2004) e Cousin (2010). Investiga-se a cidade como território
de experiências artísticas e como isso se conecta às relações de pertencimento por meio
da memória e da construção da identidade a partir da gênese da construção de Brasília e
da formação de Ceilândia. São apresentadas as contradições presentes no discurso
hegemônico da história de Brasília à luz de Holston (2010), Paviani (2010) e Gouvêa
(1995) explorando a abordagem midiática e artística em relação à cidade. Por fim,
apresento o relato da experiência do processo de exploração das práticas artístico pedagógicas desenvolvidas para a construção coletiva do livro “Ceilândia, minha
quebrada é maior que o mundo” aplicadas no Centro de Ensino Fundamental 27 de
Ceilândia. A pesquisa apresenta como via de reflexão os inventários participativos em
educação patrimonial, o Teatro do Oprimido de Augusto Boal e a experiência audiovisual.
As concepções discorrem sobre questões culturais, imagéticas e sociais, arte educação,
alfabetização estética, memória em âmbito escolar e valorização do patrimônio cultural
local. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : análise, registro e prática pedagógica para a valorização da cultura local | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research reflects on the appreciation of the cultural heritage of Ceilândia – DF
and the pedagogical practice that gave rise to the collective book “Ceilândia Minha
Quebrada é Maior que o mundo” developed in partnership between the Department of
Education of the DF and the Instituto do Patrimônio National Artistic History (IPHAN).
Anchored in qualitative ethnographic research (MATTOS, 2011) and critical action
research (FRANCO, 2005), the research starts from the following questions: how can art
and education transform or re-signify a territory by fostering the relationship of
belonging? What methodologies can be meaningful for this type of experience? How does
the “center-periphery” relationship affect artistic productions? How to develop
pedagogical practices that enable the production of autonomy and student protagonism?
The ways of understanding what are the cultural heritages in Brazil are contextualized in
the perspective of Fonseca (1997); the concepts of identity from the perspective of Hall
(1997) and Castells (2008); culture by Boal (1979), Rincón (2021) and Barbero (2015);
territoriality by Santos (1978), Saquet (2007) and Haesbaert (2004); and belonging by
Lestinge (2004) and Cousin (2010). The city is investigated as a territory of artistic
experiences and how this connects to the relationships of belonging through memory and
the construction of identity from the genesis of the construction of Brasília and the
formation of Ceilândia. The contradictions present in the hegemonic discourse of the
history of Brasilia are presented in the light of Holston (2010), Paviani (2010) and Gouvêa
(1995) exploring the media and artistic approach to the city. Finally, I present the report
of the experience of the process of exploring the artistic-pedagogical practices developed
for the collective construction of the book “Ceilândia, my broken is bigger than the world”
applied in the Elementary School Center 27 of Ceilândia. The research presents as a
means of reflection the participatory inventories in heritage education, Augusto Boal's
Theater of the Oppressed and the audiovisual experience. The concepts discuss cultural,
imagery and social issues, art education, aesthetic literacy, memory in the school
environment and appreciation of the local cultural heritage. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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