Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Maass, Marisa Cobbe | - |
dc.contributor.author | Santos, Ester Sabino | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:35:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:35:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ester Sabino. A busca pela educação libertadora: reflexões sobre a fronteira entre design e educação. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49020 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa busca-se estudar as correlações entre design e
educação, e como abordagens presentes nestas disciplinas podem atuar na
construção de uma pedagogia engajada e crítica. Entende-se que a sala de aula,
como espaço que fomenta e ensaia futuros possíveis, deve projetar um processo
de ensino que busque a vivência da cidadania plena, para promover e gerar mais
igualdade de oportunidades. A partir dos conceitos de educação emancipadora
de bell hooks, pedagogia crítica e libertadora de Paulo Freire, e a complexidade
de Edgar Morin, investiga-se os entrelaçamentos entre as disciplinas, a partir da
assimilação sobre a forma como o design pode e deve se inserir no processo
pedagógico, para ser vetor de uma teoria que visa à busca por uma
compreensão crítica da realidade, e como contribui para que a escola seja um
local de efetivação da ação pública. Os instrumentos metodológicos utilizados
foram procedimentos reflexivos e críticos a partir da análise bibliográfica, e,
posteriormente, foi feito um estudo de caso de sala de aula em escola pública no
DF, que realiza atividades criativas e empiricamente possui metodologias
libertadoras. Os temas discutidos abarcam as comunidades de aprendizagem e
comunidades criativas, suas convergências, e como podem inspirar a construção
e/ou consolidação de um processo educativo libertador, na busca da superação
de processos de opressão, especialmente, de raça, gênero e classe, e o
reconhecimento do sujeito como ser social, para formular comunidades de
mudança a partir da pedagogia engajada e de abordagens criativas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A busca pela educação libertadora : reflexões sobre a fronteira entre design e educação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação emancipadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pensamento crítico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to reflect on how design and education can work
together in the construction of an engaged, critical, and creative pedagogy,
promoting the experience of full citizenship and generating more equal
opportunities in schools. The research draws on the concepts of bell hooks'
emancipatory education, Paulo Freire's critical and liberating pedagogy, and
Edgar Morin's complexity, seeking to understand how these theories relate to
each other and how design can be a vector for the strengthening of a "type of
teaching" that seeks a critical understanding of reality. Through bibliographic
analysis and the testimony of two public school teachers from the Federal District
who have creative activities and principles of liberating pedagogy, themes such
as the formation of learning communities and creative communities will be
discussed, their convergences and how they can inspire the construction of a
liberating educational process that seeks to overcome processes of oppression,
especially of race, gender, and class, recognizing the subject as a social being
and inspiring the creation of communities of change. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación busca reflexionar sobre cómo el diseño y la
educación pueden trabajar juntos en la construcción de una pedagogía
comprometida, crítica y creativa, promoviendo la experiencia de la ciudadanía
plena y generando mayor igualdad de oportunidades en la escuela. La
investigación parte de los conceptos de educación emancipadora de bell hooks,
de la pedagogía crítica y liberadora de Paulo Freire, y de la complejidad de Edgar
Morin, buscando entender cómo estas teorías se relacionan y cómo el diseño
puede ser un vector para el fortalecimiento de un "tipo de enseñanza" que busca
una comprensión crítica de la realidad. A través del análisis bibliográfico y del
testimonio de dos profesoras de la red pública de enseñanza del Distrito Federal
que tienen actividades creativas y principios de la pedagogía liberadora, se
discutirán temas como la formación de comunidades de aprendizaje y
comunidades creativas, sus convergencias y cómo pueden inspirar la
construcción de un proceso educativo liberador que busca superar procesos de
opresión, especialmente de raza, género y clase, reconociendo al sujeto como
un ser social, inspirando así la creación de comunidades de cambio. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|