Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Higawa, Célia Kinuko Matsunaga | - |
dc.contributor.author | Morais, Flora Egécia Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:47:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:47:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-14 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Flora Egécia Oliveira. Álbum de família: interseções entre a obra “Um defeito de cor”, a cidade de Salvador e a mulher negra diaspórica. 2023. 547 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49021 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa traça uma relação entre a corporeidade das mulheres negras
diaspóricas no território da cidade de Salvador (BA) e a obra literária Um Defeito
de Cor (2006), de Ana Maria Gonçalves. A obra tem o título inspirado na lei
escravagista que permitia que pessoas negras e miscigenadas solicitassem que
"a deficiência de cor fosse ignorada" se demonstrassem talento ou competência
excepcional e foi escolhida como fio narrativo do estudo por ser uma metaficção
historiográfica que apresenta a perspectiva de uma mulher negra ao narrar a
história de Kehinde, ou Luísa Mahin. Durante o século XIX, Kehinde, de origem
africana, ex-escravizada, mãe do advogado abolicionista brasileiro Luís Gama,
é retratada no território e no espaço urbano, a partir da narração de experiências
religiosas, sociais, políticas, afetivas, e de importantes revoltas abolicionistas ¾
como a Revolta dos Malês e a Sabinada. A pesquisa empregou a metodologia
Álbum de Família (SILVA, 2006), a partir de visitas a 12 residências de famílias
negras em Salvador, com o total de 28 pessoas entrevistadas e 491 imagens e
objetos analisados. Os resultados principais da análise da pesquisa revelam que
há áreas de convergência na análise comparativa entre a corporeidade, a
relação com o território e o senso de pertencimento de mulheres negras, assim
como há desafios e obstáculos enfrentados para que elas vivenciem a cidade
em sua plenitude. Essa convergência é observada tanto nas experiências das
mulheres negras em Salvador no século XIX, conforme relatado em Um Defeito
de Cor, quanto nas narrativas obtidas por meio das entrevistas que realizamos
na segunda década do século XXI. Além disso, na pesquisa de campo com os
álbuns de família, identificamos uma mudança associada ao aumento do acesso
ao território e a uma maior sensação de pertencimento à cidade por parte das
mulheres negras. No entanto, evidencia-se que a vivência da corporeidade das
mulheres diaspóricas guarda mais semelhanças com aquela do século XIX do
que com a da situação atual, em que se apresenta a necessidade de garantir às
mulheres negras o pleno acesso aos direitos humanos e ao direito à cidade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Álbum de família : interseções entre a obra “Um defeito de cor”, a cidade de Salvador e a mulher negra diaspórica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres negras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salvador (BA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pertencimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research establishes a connection between the corporeality of diasporic
black women in the city of Salvador, Bahia, and the literary work "Um Defeito de
Cor" (2006) by Ana Maria Gonçalves. The book title, inspired by the slavery law
that allowed black and mixed-race people to request that "the deficiency of color
be overlooked" if they demonstrated exceptional talent or competence, was
chosen as the narrative thread of the study because it is a historiographic
metafiction that presents a black woman's perspective by narrating the story of
Kehinde, or Luísa Mahin. During the 19th century, Kehinde, of African origin and
a former slave, mother of the Brazilian abolitionist lawyer Luís Gama, is depicted
in the territory and urban space, narrating religious, social, political, affective
experiences, and significant abolitionist riots, such as the Revolt of the Malês and
the Sabinada. The research used the Family Album methodology (SILVA, 2006),
based on visits to 12 households of black families in Salvador, with a total of 28
people interviewed and 491 images and objects analyzed. The main results of
the research analysis reveal areas of convergence in the comparative analysis
between corporeality, the relationship with the territory, and the sense of
belonging of black women, as well as the challenges and obstacles faced in
experiencing the city fully. This convergence is observed both in the experiences
of black women in Salvador in the 19th century, as reported in "Um Defeito de
Cor", and in the narratives obtained through interviews conducted in the second
decade of the 21st century. Furthermore, in the field research with family albums,
a change was identified associated with increased access to the territory and a
greater sense of belonging to the city by black women. However, it is evident that
the experience of the corporeality of diasporic women has more similarities with
that of the 19th century than with the current situation, highlighting the need to
ensure that black women have full access to human rights and to the city. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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