Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Janaína Lima Penalva da | - |
dc.contributor.author | Machado, Natália Maria Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T20:12:16Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T20:12:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2020-03-02 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Natália Maria Alves. Epistemologias com deficiência?: uma auto-etnografia das ausências: (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade). 2020. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49061 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação é composta por apontamentos e observações epistemológicas,
etnográficas e jurídicas desde a vivência da pesquisadora/estudante que a escreveu
sob experiência em instituição estatal de ensino superior público em nível de pós graduação,
sendo tal pesquisadora/estudante uma pessoa com deficiência e também sob outros
marcadores sociais da diferença e desigualdade (por raça, classe, etnicidade, sexo/gênero),
em que um período de percalços, ausências e não-acessos cercam de limites e impossibilidades
o concurso acadêmico. Aposta-se que tais entraves revelam normatizações
e clivagens que privilegiam determinados corpos, trajetórias e modos perceptivos
em que ficam pronunciadas também dinâmicas específicas, de inteligibilidades e governanças
próprias, que barram modos singulares de reflexão, cosmopercepção e ritmo, criando
barreiras a “epistemologias singulares” que emergiriam caso houvesse consolidação
de amplas garantias em acessibilidade acadêmica, aqui, no contexto do ensino jurídico.
Concebendo ‘deficiência’ desde o Modelo Social, assim, não estando esta nos corpos
que são plurais, uma vez existentes e integrantes do fenômeno biopsicossocial da vida,
antes, nas barreiras socioculturais e políticas calcadas no capacitismo e na corponormatividade.
Nos norteia o entendimento de deficiência enquanto amplo fenômeno sociológico,
trespassando estruturalmente todos os domínios da vida coletiva, inclusive instituições
com suas logísticas, normas e funcionamentos, haja vista as gramáticas de poder,
violência e conformação que compõe o período histórico, político e filosófico que denomina-
se por modernidade (colonial) e suas economias. Enquanto possível saída, são propostas
algumas acessibilidades plurais e epistemologias criativas amparadas por estranhamentos
e assombros, caracteres elementares, intrínsecos ao universo do saber em
movimento e conexão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Epistemologias com deficiência? : uma auto-etnografia das ausências : (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Epistemologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Etnografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino jurídico | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation is composed of epistemological, ethnographic and legal notes
and observations from the reality of the researcher/student who wrote it under experience in a
state institution of public higher education at the postgraduate level, such researcher/student
being a person with disabilities and also under other social markers of difference and
inequality (by race, class, ethnicity, sex/gender), in which a period of mishaps, absences and
non-accesses surround the academic course with limits and impossibilities. It is pointed out
that such obstacles reveal norms and cleavages that privilege certain bodies, trajectories and
perceptual modes in which are also pronounced specific dynamics, of own intelligibilities and
governances, which block singular modes of reflection, cosmoperception and rhythm, creating
barriers to “singular epistemologies” that would emerge if there were consolidation of broad
guarantees in academic accessibility, here, in the context of legal education. Conceiving
‘disability’ from the Social Model, thus, it is not in the bodies that are plural, once existing
and part of the biopsychosocial phenomenon of life, rather, in the socio-cultural and political
barriers based on capacitism and corponormativity. We are guided by the understanding of
disability as a broad sociological phenomenon, structurally traversing all the domains of
collective life, including institutions with their logistics, norms and functioning, given the
grammars of power, violence and conformation that make up the historical, political and
philosophical period that it is called (colonial) modernity and its economies. As a possible
way out, some plural forms of accessibility and creative epistemologies are proposed,
supported by strangeness and astonishments, elementary characters, intrinsic to the universe
of knowledge in movement and connection. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Direito (FD) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Direito | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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