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Título: Epistemologias com deficiência? : uma auto-etnografia das ausências : (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade)
Autor(es): Machado, Natália Maria Alves
Orientador(es): Silva, Janaína Lima Penalva da
Assunto: Epistemologia
Acessibilidade
Pessoas com deficiência
Etnografia
Ensino jurídico
Data de publicação: 19-Jul-2024
Referência: MACHADO, Natália Maria Alves. Epistemologias com deficiência?: uma auto-etnografia das ausências: (notas corporais sobre diferença, ensino jurídico e insuficiências em acessibilidade). 2020. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A presente dissertação é composta por apontamentos e observações epistemológicas, etnográficas e jurídicas desde a vivência da pesquisadora/estudante que a escreveu sob experiência em instituição estatal de ensino superior público em nível de pós graduação, sendo tal pesquisadora/estudante uma pessoa com deficiência e também sob outros marcadores sociais da diferença e desigualdade (por raça, classe, etnicidade, sexo/gênero), em que um período de percalços, ausências e não-acessos cercam de limites e impossibilidades o concurso acadêmico. Aposta-se que tais entraves revelam normatizações e clivagens que privilegiam determinados corpos, trajetórias e modos perceptivos em que ficam pronunciadas também dinâmicas específicas, de inteligibilidades e governanças próprias, que barram modos singulares de reflexão, cosmopercepção e ritmo, criando barreiras a “epistemologias singulares” que emergiriam caso houvesse consolidação de amplas garantias em acessibilidade acadêmica, aqui, no contexto do ensino jurídico. Concebendo ‘deficiência’ desde o Modelo Social, assim, não estando esta nos corpos que são plurais, uma vez existentes e integrantes do fenômeno biopsicossocial da vida, antes, nas barreiras socioculturais e políticas calcadas no capacitismo e na corponormatividade. Nos norteia o entendimento de deficiência enquanto amplo fenômeno sociológico, trespassando estruturalmente todos os domínios da vida coletiva, inclusive instituições com suas logísticas, normas e funcionamentos, haja vista as gramáticas de poder, violência e conformação que compõe o período histórico, político e filosófico que denomina- se por modernidade (colonial) e suas economias. Enquanto possível saída, são propostas algumas acessibilidades plurais e epistemologias criativas amparadas por estranhamentos e assombros, caracteres elementares, intrínsecos ao universo do saber em movimento e conexão.
Abstract: The present dissertation is composed of epistemological, ethnographic and legal notes and observations from the reality of the researcher/student who wrote it under experience in a state institution of public higher education at the postgraduate level, such researcher/student being a person with disabilities and also under other social markers of difference and inequality (by race, class, ethnicity, sex/gender), in which a period of mishaps, absences and non-accesses surround the academic course with limits and impossibilities. It is pointed out that such obstacles reveal norms and cleavages that privilege certain bodies, trajectories and perceptual modes in which are also pronounced specific dynamics, of own intelligibilities and governances, which block singular modes of reflection, cosmoperception and rhythm, creating barriers to “singular epistemologies” that would emerge if there were consolidation of broad guarantees in academic accessibility, here, in the context of legal education. Conceiving ‘disability’ from the Social Model, thus, it is not in the bodies that are plural, once existing and part of the biopsychosocial phenomenon of life, rather, in the socio-cultural and political barriers based on capacitism and corponormativity. We are guided by the understanding of disability as a broad sociological phenomenon, structurally traversing all the domains of collective life, including institutions with their logistics, norms and functioning, given the grammars of power, violence and conformation that make up the historical, political and philosophical period that it is called (colonial) modernity and its economies. As a possible way out, some plural forms of accessibility and creative epistemologies are proposed, supported by strangeness and astonishments, elementary characters, intrinsic to the universe of knowledge in movement and connection.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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