Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souto, Virgínia Tiradentes | - |
dc.contributor.author | Braga, Rodrigo Marcos da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-22T12:36:19Z | - |
dc.date.available | 2024-07-22T12:36:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-22 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-28 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Rodrigo Marcos da Costa. A influência da identidade visual na motivação de funcionários em uma organização pública. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49081 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca investigar se, no ponto de vista de dois grupos
de funcionários do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, houve
percepção de maior motivação para trabalhar, a partir da criação e implementação da
identidade visual, concebida por um profissional de design, para o tema que atuam.
Especificamente, buscou-se, por meio do arcabouço teórico, compreender os
principais conceitos sobre motivação, bem como os processos cognitivos visuais que
atuam na psique humana, de maneira a gerar sentimentos que levarão os indivíduos
a agir mais motivados quando submetidos a alguma identidade visual (IV) em suas
organizações. Também é relatada, na revisão de literatura, a importância das IVs e
dos seus componentes para a criação de sentido nas organizações. Esta pesquisa é
qualitativa e foram realizados dois estudos de caso com duas equipes do Ministério
do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que tiveram a identidade visual do projeto
que trabalham criada por um designer. Foi utilizado como instrumento metodológico
para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e, fundamentado na análise dos
resultados obtidos pelas entrevistas e no estudo comparativo aos dois contextos
pesquisados no ambiente organizacional, concluiu-se que houve um incremento
motivacional no comportamento da maioria dos pesquisados pelo motivo de toda
carga simbólica que a IV e o seu uso geraram nos indivíduos e nas equipes estudadas.
De outra maneira, foi verificada a importância de valorização do papel estratégico do
designer nas instituições públicas, uma vez que, apoiado nos resultados obtidos nos
estudos de caso, é possível reconhecer o valor do trabalho técnico deste profissional
para o incremento motivacional dos empregados do órgão pesquisado. Assim, tendo
como base esta investigação e a análise entre os estudos de caso, verificou-se que
houve maior motivação para trabalhar na maioria dos indivíduos das equipes
pesquisadas, a partir da criação de IVs produzidas por profissionais de design na
organização que atuam. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A influência da identidade visual na motivação de funcionários em uma organização pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organizações públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Designers - atuação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this dissertation is to investigate whether, from the point of view of two
groups of employees of the Ministry of Environment and Climate Change, they
perceived a higher motivation to work based on the creation and implementation of the
visual identity conceived by a design professional for the issue they were working on.
Specifically, using the theoretical framework, we sought to understand the key
concepts related to motivation as well as the visual cognitive processes that occur in
the human psyche to generate feelings that lead people to act more motivated when
exposed to a visual identity (IV) in their organisations. The literature review also reveals
the importance of IVs and their components in creating meaning in organisations. This
research is qualitative and two case studies were conducted with two teams from the
Ministry of Environment and Climate Change who had a designer create the visual
identity of the project they were working on. Semi-structured interviews were used as
a methodological tool for data collection. Based on the analysis of the results obtained
through the interviews and the comparative study of the two contexts studied in the
organisational setting, it was concluded that the behaviour of the majority of the
interviewees experienced an increase in motivation due to the overall symbolic load
that IV and its use generated among the individuals and teams studied. On the other
hand, the importance of evaluating the strategic role of the designer in public
institutions was confirmed, as the results of the case studies showed the value of the
technical work of this professional in increasing the motivation of the employees of the
institution under study. Based on this research and the analysis of the case studies, it
was found that the motivation of most of the people in the teams studied increased due
to the creation of IVs produced by designers in the organisation where they work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|