Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Dulce Maria Filgueira de | pt_BR |
dc.contributor.author | Torres, Ester Geraldo Campelo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T17:15:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26T17:15:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Ester Geraldo Campelo. O quê se publica no Brasil sobre corpo? Reflexões sobre o corpo “fitness” na produção de conhecimento brasileira à luz de uma pesquisa bibliográfica. 2023. 56 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49216 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Fatores biológicos ainda ocupam centralidade para a definição de padrões corporais na
produção científica do campo de conhecimento e intervenção pedagógica da educação
física, quando a temática a ser investigada diz respeito à noção de corpo, notadamente,
do corpo “fitness”. Narrativas recorrentes expostas em redes sociais, como Instragram®,
pautam-se em variáveis antropométricas, associadas à quantidade de gordura ou de massa
magra nos corpos das pessoas e se fazem presentes nos discursos de frequentadores/as de
academias de ginástica ou de seguidores/as de perfis de personalidades do mundo fitness,
inclusive, alguns deles sem a formação profissional adequada para atuar na área. Como
pesquisadora do campo da educação física, nossa intenção, ao propor o estudo desta
temática, foi desvelar como o corpo fitness é apresentado em artigos na produção
científica brasileira, questionando-se qual é a concepção de corpo que permeia a
compreensão de autores e autoras das distintas áreas de conhecimento e regiões do Brasil.
Ante o exposto, nosso problema de pesquisa é: como a produção científica brasileira no
período compreendido entre 2007 e 2021 trata a noção de corpo? Será que por trás dessa
noção encontram-se as noções de corpo fitness como um corpo perfeito? E como
objetivos temos o seguinte: analisar a concepção/definição de corpo na produção
científica brasileira, publicada em artigos classificados no Portal de Periódicos Qualis
Capes situados nos estratos A e B, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2021,
considerando os descritores corpo, fitness, saúde e estética. E, pretendemos,
especificamente: (i) Identificar quem são os/as autores/as, quais são as áreas de formação
desses/as autores/as e onde se encontra essa produção conforme a distribuição
geoespacial no Brasil. (ii) Descrever as concepções de corpo presente nos artigos
identificados e quais são unidades de sentidos por eles utilizadas. Para tanto, realizou-se
uma pesquisa qualitativa no modelo bibliográfico de natureza descritiva. Houve um
recorte de 2007 a 2021. Foi utilizado o Portal de Periódicos da Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Definiu-se como descritores: (corpo OR
body) AND fitness AND (health OR saúde) AND (estética OR aesthetic). A pré-análise
dos artigos foi feita por meio do software NVivo Realease (2021). A análise em
profundidade ocorreu por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2016), por meio
das unidades de sentido. Recorremos às referências teórico-metodológicos da sociologia
do corpo, notadamente, Le Breton (2007); Mauss (2018), Vigarello; Corbin; Courtine
(2009) cujo foco é a compreensão de ser humano ampliada, considerando fatores
biológicos, psicológicos e sociais. Os principais resultados apontam que a produção
científica é enfrentada como temática por pesquisadores do campo da educação física,
que publicam, majoritariamente, em periódicos dessa área do conhecimento e que há uma
concentração geoespacial destes pesquisadores no eixo sul-sudeste. As temáticas corpo,
saúde e estética se relacionam nos artigos com os termos: imagem, consumo, alimentação,
suplementos, beleza, academias, musculação, forma, ginástica, hipertrofia, silhuetas,
fitness, fisiculturismo e gordura, o que pressupõe uma clara relação entre corpo e estética.
Por fim, concluímos que nós, profissionais da área da saúde em especial os que lidam
com o entendimento do corpo fitness e todo o universo da imagem corporal, possamos
nos concentrar em passar informações mais assertivas de cuidado com o corpo a fim de
proporcionar qualidade de vida e sociabilidade durantes essas práticas. Da mesma forma,
é necessário evitar procedimentos que tragam possíveis riscos para saúde dos
pacientes/alunos, cujo objetivo seja evitável para a sua funcionalidade corporal, sendo
puramente estético. Finalmente interromper as violências, caso ocorram, que o corpo foi
sujeito para chegar a um padrão restrito como o percebido e identificado “corpo fitness”,
cuja violência é psíquica, física e cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O quê se publica no Brasil sobre corpo? : reflexões sobre o corpo “fitness” na produção de conhecimento brasileira à luz de uma pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física - produção de conhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física - imagem corporal | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Biological factors still occupy centrality in the definition of body standards in scientific
production in the field of knowledge and pedagogical intervention of physical education,
when the theme to be investigated concerns the notion of body, notably the “fitness” body.
Recurrent narratives exposed on social networks, such as Instragram®, are based on
anthropometric variables, associated with the amount of fat or lean mass in people's
bodies and are present in the speeches of gym goers or followers of profiles of
personalities from the fitness world, including some without the appropriate professional
training to work in the area. As a researcher in the field of physical education, our
intention, when proposing the study of this topic, was to reveal how the fitness body is
presented in articles in Brazilian scientific production, questioning what is the conception
of the body that permeates the understanding of authors. from the different areas of
knowledge and regions of Brazil. Given the above, our research problem is: how does
Brazilian scientific production in the period between 2007 and 2021 treat the notion of
body? Could it be that behind this notion are notions of a fitness body as a perfect body?
And as objectives we have the following: to analyze the conception/definition of the body
in Brazilian scientific production, published in articles classified in the Qualis Capes
Periodical Portal located in strata A and B, in the period between the years 2007 and 2021,
considering the descriptors body, fitness, health and aesthetics. And, specifically, we
intend to: (i) Identify who the authors are, what are the areas of training of these authors
and where this production is located according to the geospatial distribution in Brazil. (ii)
Describe the conceptions of the body present in the identified articles and which are the
units of meaning used by them. To this end, qualitative research was carried out using a
bibliographic model of a descriptive nature. There was a cut from 2007 to 2021. The
Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel
was used. The following descriptors were defined: (corpo OR body) AND fitness AND
(saúde OR health) AND (estética OR aesthetic). The pre-analysis of the articles was
carried out using the NVivo Realease software (2021). The in-depth analysis occurred
through content analysis according to Bardin (2011), through units of meaning. We use
theoretical-methodological references from the sociology of the body, namely Le Breton
(2007); Mauss (2018), Vigarello; Corbin; Courtine (2009) whose focus is the expanded
understanding of human beings, considering biological, psychological, and social factors.
The main results indicate that scientific production is faced as a theme by researchers in
the field of physical education, who publish, mostly, in journals in this area of knowledge
and that there is a geospatial concentration of these researchers in the south-southeast
axis. The issues of body, health and aesthetics are related in the articles with the terms:
image, consumption, food, supplements, beauty, gyms, bodybuilding, shape, gymnastics,
hypertrophy, silhouettes, fitness, bodybuilding, and fat, which presupposes a clear
relationship between body and aesthetics. We conclude that we, health professionals,
especially those who deal with understanding the fitness body and the entire universe of
body image, can focus on providing more assertive information on body care to provide
quality of life and sociability during these these practical. Likewise, it is necessary to
avoid procedures that pose possible risks to the health of patients/students, whose
objective is avoidable for their body functionality, being purely aesthetic. Finally, it is
important to stop violence, if it occurs, that the body is subjected to a restricted standard
such as the perceived and identified “fitness body”, whose violence is psychic, physical
and cultural. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|