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Titre: O quê se publica no Brasil sobre corpo? : reflexões sobre o corpo “fitness” na produção de conhecimento brasileira à luz de uma pesquisa bibliográfica
Auteur(s): Torres, Ester Geraldo Campelo
Orientador(es):: Almeida, Dulce Maria Filgueira de
Assunto:: Educação física - produção de conhecimento
Corpo
Produção científica
Educação física - imagem corporal
Date de publication: 26-jui-2024
Référence bibliographique: TORRES, Ester Geraldo Campelo. O quê se publica no Brasil sobre corpo? Reflexões sobre o corpo “fitness” na produção de conhecimento brasileira à luz de uma pesquisa bibliográfica. 2023. 56 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Fatores biológicos ainda ocupam centralidade para a definição de padrões corporais na produção científica do campo de conhecimento e intervenção pedagógica da educação física, quando a temática a ser investigada diz respeito à noção de corpo, notadamente, do corpo “fitness”. Narrativas recorrentes expostas em redes sociais, como Instragram®, pautam-se em variáveis antropométricas, associadas à quantidade de gordura ou de massa magra nos corpos das pessoas e se fazem presentes nos discursos de frequentadores/as de academias de ginástica ou de seguidores/as de perfis de personalidades do mundo fitness, inclusive, alguns deles sem a formação profissional adequada para atuar na área. Como pesquisadora do campo da educação física, nossa intenção, ao propor o estudo desta temática, foi desvelar como o corpo fitness é apresentado em artigos na produção científica brasileira, questionando-se qual é a concepção de corpo que permeia a compreensão de autores e autoras das distintas áreas de conhecimento e regiões do Brasil. Ante o exposto, nosso problema de pesquisa é: como a produção científica brasileira no período compreendido entre 2007 e 2021 trata a noção de corpo? Será que por trás dessa noção encontram-se as noções de corpo fitness como um corpo perfeito? E como objetivos temos o seguinte: analisar a concepção/definição de corpo na produção científica brasileira, publicada em artigos classificados no Portal de Periódicos Qualis Capes situados nos estratos A e B, no período compreendido entre os anos de 2007 e 2021, considerando os descritores corpo, fitness, saúde e estética. E, pretendemos, especificamente: (i) Identificar quem são os/as autores/as, quais são as áreas de formação desses/as autores/as e onde se encontra essa produção conforme a distribuição geoespacial no Brasil. (ii) Descrever as concepções de corpo presente nos artigos identificados e quais são unidades de sentidos por eles utilizadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa no modelo bibliográfico de natureza descritiva. Houve um recorte de 2007 a 2021. Foi utilizado o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Definiu-se como descritores: (corpo OR body) AND fitness AND (health OR saúde) AND (estética OR aesthetic). A pré-análise dos artigos foi feita por meio do software NVivo Realease (2021). A análise em profundidade ocorreu por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin (2016), por meio das unidades de sentido. Recorremos às referências teórico-metodológicos da sociologia do corpo, notadamente, Le Breton (2007); Mauss (2018), Vigarello; Corbin; Courtine (2009) cujo foco é a compreensão de ser humano ampliada, considerando fatores biológicos, psicológicos e sociais. Os principais resultados apontam que a produção científica é enfrentada como temática por pesquisadores do campo da educação física, que publicam, majoritariamente, em periódicos dessa área do conhecimento e que há uma concentração geoespacial destes pesquisadores no eixo sul-sudeste. As temáticas corpo, saúde e estética se relacionam nos artigos com os termos: imagem, consumo, alimentação, suplementos, beleza, academias, musculação, forma, ginástica, hipertrofia, silhuetas, fitness, fisiculturismo e gordura, o que pressupõe uma clara relação entre corpo e estética. Por fim, concluímos que nós, profissionais da área da saúde em especial os que lidam com o entendimento do corpo fitness e todo o universo da imagem corporal, possamos nos concentrar em passar informações mais assertivas de cuidado com o corpo a fim de proporcionar qualidade de vida e sociabilidade durantes essas práticas. Da mesma forma, é necessário evitar procedimentos que tragam possíveis riscos para saúde dos pacientes/alunos, cujo objetivo seja evitável para a sua funcionalidade corporal, sendo puramente estético. Finalmente interromper as violências, caso ocorram, que o corpo foi sujeito para chegar a um padrão restrito como o percebido e identificado “corpo fitness”, cuja violência é psíquica, física e cultural.
Abstract: Biological factors still occupy centrality in the definition of body standards in scientific production in the field of knowledge and pedagogical intervention of physical education, when the theme to be investigated concerns the notion of body, notably the “fitness” body. Recurrent narratives exposed on social networks, such as Instragram®, are based on anthropometric variables, associated with the amount of fat or lean mass in people's bodies and are present in the speeches of gym goers or followers of profiles of personalities from the fitness world, including some without the appropriate professional training to work in the area. As a researcher in the field of physical education, our intention, when proposing the study of this topic, was to reveal how the fitness body is presented in articles in Brazilian scientific production, questioning what is the conception of the body that permeates the understanding of authors. from the different areas of knowledge and regions of Brazil. Given the above, our research problem is: how does Brazilian scientific production in the period between 2007 and 2021 treat the notion of body? Could it be that behind this notion are notions of a fitness body as a perfect body? And as objectives we have the following: to analyze the conception/definition of the body in Brazilian scientific production, published in articles classified in the Qualis Capes Periodical Portal located in strata A and B, in the period between the years 2007 and 2021, considering the descriptors body, fitness, health and aesthetics. And, specifically, we intend to: (i) Identify who the authors are, what are the areas of training of these authors and where this production is located according to the geospatial distribution in Brazil. (ii) Describe the conceptions of the body present in the identified articles and which are the units of meaning used by them. To this end, qualitative research was carried out using a bibliographic model of a descriptive nature. There was a cut from 2007 to 2021. The Periodical Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel was used. The following descriptors were defined: (corpo OR body) AND fitness AND (saúde OR health) AND (estética OR aesthetic). The pre-analysis of the articles was carried out using the NVivo Realease software (2021). The in-depth analysis occurred through content analysis according to Bardin (2011), through units of meaning. We use theoretical-methodological references from the sociology of the body, namely Le Breton (2007); Mauss (2018), Vigarello; Corbin; Courtine (2009) whose focus is the expanded understanding of human beings, considering biological, psychological, and social factors. The main results indicate that scientific production is faced as a theme by researchers in the field of physical education, who publish, mostly, in journals in this area of knowledge and that there is a geospatial concentration of these researchers in the south-southeast axis. The issues of body, health and aesthetics are related in the articles with the terms: image, consumption, food, supplements, beauty, gyms, bodybuilding, shape, gymnastics, hypertrophy, silhouettes, fitness, bodybuilding, and fat, which presupposes a clear relationship between body and aesthetics. We conclude that we, health professionals, especially those who deal with understanding the fitness body and the entire universe of body image, can focus on providing more assertive information on body care to provide quality of life and sociability during these these practical. Likewise, it is necessary to avoid procedures that pose possible risks to the health of patients/students, whose objective is avoidable for their body functionality, being purely aesthetic. Finally, it is important to stop violence, if it occurs, that the body is subjected to a restricted standard such as the perceived and identified “fitness body”, whose violence is psychic, physical and cultural.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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