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Título : Interação solo-suporte de túneis construídos em solo mole em processo de adensamento
Autor : Pérez León, Raimundo Francisco
metadata.dc.contributor.email: rai88mundo@gmail.com
Orientador(es):: Rodríguez Rebolledo, Juan Félix
Coorientador(es):: Caicedo Hormaza, Bernardo
Assunto:: Túneis
Solos moles
Modelagem
Fecha de publicación : 28-jul-2024
Citación : PÉREZ LEÓN, Raimundo Francisco. Interação solo-suporte de túneis construídos em solo mole em processo de adensamento. 2023. 0 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Nos últimos anos, tem sido observado um aumento acentuado na construção de túneis em regiões de solos moles, principalmente em áreas urbanas, visando atender a várias finalidades, como transporte (viário, ferroviário e metroviário) e sistemas de coleta de esgotos (Kochen, 2005). Muitas cidades estão se desenvolvendo sobre solos moles: Shangai, Bangkok, Kuala Lumpur, Jakarta, Singapura, Bogotá, Cidade de México, entre outras. Assim, fenômenos relacionados ao rebaixamento dos níveis de água no solo e as consequentes mudanças nas condições de trabalho das estruturas subterrâneas são frequentemente observados nessas cidades (Rodríguez, 2016). Medidas de tensão total em suporte de túneis construídos em argilas saturadas em Londres, Chicago e Detroit indicam que a tensão vertical aumenta com o tempo, chegando, em alguns casos, a ser superior ao valor inicial da tensão total do solo (Peck, 1969; Tchebotarioff, 1979). Um caso extremo ocorre nas argilas moles sujeitas ao processo de adensamento induzido pela diminuição da pressão hidrostática original nos aquíferos que subjazem às argilas lacustres, como no vale do México. Neste caso, na medida em que o rebaixamento piezométrico aumenta, o topo do túnel é submetido a incrementos de carga e suas laterais sofrem perda de confinamento devido à redução da pressão de água. Esta diferença de tensões induz significativos esforços de flexão e compressão no suporte (Tamez et al., 1997; Rodríguez et al., 2013). Este trabalho tem como objetivo estudar a interação solo-suporte de túneis construídos em solos moles em processo de adensamento, mediante a modelagem física em centrífuga geotécnica, o que permite reproduzir as tensões de campo em um modelo em uma versão reduzida e acelerar os efeitos dos fenômenos ligados ao adensamento. O referido procedimento proporciona uma redução considerável na escala do tempo quando comparado a um protótipo, por exemplo. Para obter a distribuição de esforços atuantes no suporte a longo prazo, quando submetido a rebaixamento piezométrico, foram instaladas oito células de tensão total e cinco piezômetros no suporte do túnel, assim como dezesseis strain gauges para obter os momentos fletores e esforços axiais. Já para obter a magnitude do rebaixamento foram dispostos cinco piezômetros no solo a diferentes profundidades. Adicionalmente, foram dispostos três extensômetros na superfície para obter os recalques.
Abstract: In recent years there has been a marked increase in the use of tunnels built on soft soils, especially in urban regions, to serve a variety of purposes, such as transportation (road, rail and subway), and as part of sewage collection systems (Kochen, 2005). Many cities are developing on soft soils: Shanghai, Bangkok, Kuala Lumpur, Jakarta, Singapore, Bogota, Mexico City, among others. These cities have been presenting related phenomena such as the lowering of water levels in the soil that change the working conditions of underground structures (Rodríguez, 2016). Measurement of pressure in tunnel lining built in saturated clays in London, Chicago, and Detroit (Peck 1969; Tchebotarioff 1979) shows that vertical pressure evolves over time, sometimes exceeding the initial value of total ground pressure at tunnel axis level, γ*H0. An extreme case of this evolution corresponds to the soft clays subjected to a densification process induced by the abatement of the original hydrostatic pressure in the aquifers that underlie the lacustrine clays, as in the valley of Mexico; in this case, as the piezometric abatement increases, the top of the tunnel liner is subjected to load increases, and at the same time, the sides of the tunnel liner experience a loss of confinement due to reduced water pressure. Pressure differentiation induces important stresses on flexion and compression in the lining (Tamez et al., 1997; Rodríguez et al., 2013). In this work we study the soil-lining interaction of tunnels built in soft soils subjected to a consolidation process through physical modeling in geotechnical centrifuge, which allows to reproduce the field stresses in a model in a reduced version of the prototype and to accelerate the effects of consolidation phenomena, allowing a considerable reduction in the time scale in relation to the prototype. To obtain long-term stress distribution acting on the support when subjected to piezometric abatement, eight tension cells and five piezometers were installed in the tunnel lining, as well as 16 strain gauges to obtain bending moments and axial forces. In addition, five piezometers were placed in the soil mass at different depths to obtain the magnitude of the piezometric abatement and three surface extensometers to obtain the surface settlements.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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