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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49253
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MateusRibeiroCaetano_DISSERT.pdf27,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Rafael Cerqueira-
dc.contributor.authorCaetano, Mateus Ribeiro-
dc.date.accessioned2024-07-29T00:08:57Z-
dc.date.available2024-07-29T00:08:57Z-
dc.date.issued2024-07-28-
dc.date.submitted2023-02-02-
dc.identifier.citationCAETANO, Mateus Ribeiro. Estudo do comportamento mecânico de solos tropicais e materiais britados de pavimentos rodoviários do Distrito Federal e do estado de Roraima. 2024. 275 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49253-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA vasta extensão territorial brasileira impõe a necessidade de uma malha rodoviária igualmente extensa. Um aspecto crucial ao projetar e dimensionar os pavimentos está relacionado aos fatores regionais, que englobam as condições específicas de geologia, clima e relevo. Esses elementos resultam em processos de intemperismo capazes de gerar solos com características distintas. Apesar das diferenças nos processos de intemperismo nas regiões norte, de clima tropical úmido, e na região central do Brasil, de clima tropical semiúmido, ambas apresentam solos tropicais, alguns com comportamento laterítico e outros não, devido à ocorrência de diversos processos de formação e alteração desses solos. Os solos, influenciados por variáveis como mineralogia, granulometria e grau de intemperismo associado, apresentam comportamento mecânico diversificado. Por outro lado, materiais britados, com composição mineralógica relativamente estável, são fortemente influenciados pela granulometria e pelo índice de forma. Essas considerações levantam questionamentos sobre as abordagens mais adequadas para estruturas de pavimentos flexíveis rodoviários, uma vez que esses pavimentos estão intrinsecamente ligados às interações de rigidez entre camadas de diferentes propriedades. Para um melhor entendimento sobre os aspectos associados aos solos do Distrito Federal (DF) e o estado de Roraima (RR) e britas graduadas do DF, essa pesquisa procedeu com a análise de diferentes materiais, objetivando a caracterização micro e macroestrutural, bem como o comportamento mecanístico desses materiais. Notou-se por meio dos resultados que as classificações e caracterizações forneceram informações que explicam os diferentes comportamentos mecânicos dos solos e BGS. Assim, não somente o estado de tensões, mas também a origem e formação dos materiais afetam o comportamento de deformabilidade. Desta forma, evidenciou-se a importância de uma visão descentralizada dos ensaios puramente mecânicos, buscando também informações da gênese dos materiais.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstudo do comportamento mecânico de solos tropicais e materiais britados de pavimentos rodoviários do Distrito Federal e do estado de Roraimapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSolos tropicaispt_BR
dc.subject.keywordMecânica dos pavimentospt_BR
dc.subject.keywordDeformação permanentept_BR
dc.contributor.advisorcoPaula,Gisandra faria dept_BR
dc.description.abstract1The vast territorial expanse of Brazil imposes the need for an equally extensive road network. A crucial aspect in designing and sizing pavements is related to regional factors, which encompass specific conditions of geology, climate, and terrain. These elements result in weathering processes capable of generating soils with distinct characteristics. Despite differences in weathering processes in the northern regions, with a humid tropical climate, and in the central region of Brazil, with a semi-humid tropical climate, both exhibit tropical soils, some with lateritic behavior and others not, due to the occurrence of various processes of formation and alteration of these soils. Soils, influenced by variables such as mineralogy, particle size distribution, and the degree of associated weathering, exhibit diverse mechanical behavior. On the other hand, crushed materials, with a relatively stable mineralogical composition, are strongly influenced by particle size distribution and the shape index. These considerations raise questions about the most appropriate approaches for flexible road pavement structures, as these pavements are intrinsically linked to stiffness interactions between layers with different properties. For a better understanding of the aspects associated with the soils of the Federal District (DF) and the state of Roraima (RR), and graded aggregates of the DF, this research proceeded with the analysis of different materials, aiming at micro and macrostructural characterization, as well as the mechanistic behavior of these materials. It was noted through the results that classifications and characterizations provided information that explains the different mechanical behaviors of soils and graded aggregates. Thus, not only the state of stress, but also the origin and formation of materials affect deformability behavior. In this way, the importance of a decentralized view of purely mechanical tests was highlighted, also seeking information on the genesis of materials.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Geotecniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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