Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hungaro, Edson Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampaio, Juarez Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:05:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T19:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Juarez Oliveira. O autismo e o brincar: uma perspectiva histórico-cultural. 2023. 260 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49289 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O autismo - sua gênese, desenvolvimento e conceito - é ainda, infelizmente, pouco
conhecido pela população em geral. Até mesmo entre os educadores há várias dúvidas a
respeito de suas especificidades. Muitos dizem, baseando-se no senso comum, que os
autistas são: “crianças com dificuldades de socialização”, “crianças com dificuldades de
comunicação”, “crianças que não conseguem trabalhar em grupos”, “crianças que não
interagem”, entre outras elaborações. Essas afirmações indeterminadas sobre esse tema
constroem um estereótipo sobre o Transtorno do Espectro Autista remetendo à criança
com autismo a uma condição avessa à vida relacional, como se a pessoa com autismo
estivesse vivendo em um mundo que não é o nosso. Essa forma como o autismo tem sido
compreendido, revela, mas, ao mesmo tempo, esconde sua essência - o conhecimento de
suas determinações, de suas regularidades, seus modos ser – de agir, de interagir com o
mundo dos objetos e com o mundo das pessoas. Fundado nesta problemática, nossa
pesquisa teve a intenção de compreender o papel do brincar no desenvolvimento de
crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob duas linhas de investigações:
1. Investigação teórica acerca dos fundamentos que explicam os processos de
desenvolvimento infantil na perspectiva da Teoria Histórico-cultural, estabelecendo
mediações, com as especificidades do desenvolvimento de crianças com autismo e, 2.
Investigação de ações de crianças com autismo em situação de brincadeira, em sala de
aula. Para tanto, criamos o Projeto Brincando e Aprendendo na Faculdade de Educação
Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB). O método de investigação foi baseado
na forma com a qual Vigotski estudou a gênese e o desenvolvimento histórico-cultural
das funções psicológicas superiores e das condutas humanas, sob a base dos fundamentos
do método materialista histórico e dialético. As descobertas a que chegamos nesta
investigação que se dirigiu à atividade brincante de crianças com autismo, podem
contribuir, significativamente, para uma maior compreensão dos processos internos e
externos que orientam as ações e as operações de crianças com autismo nas relações que
estabelecem com os objetos e fenômenos da realidade objetiva, na brincadeira. Em nosso
estudo de caso, constatamos pela análise das ações e operações da criança com autismo
investigada que podemos ter acesso em alguma medida à forma como ela se exterioriza
na brincadeira, quando se apresenta insuficiente o desenvolvimento da linguagem.
Quando o desenvolvimento da linguagem se apresenta insuficiente, a criança apresenta
dificuldades em realizar as ações e operações necessárias ao desenvolvimento da
brincadeira, mas que, ao mesmo tempo, é a atividade brincante que promove de maneira
intensa a transformação dessa condição. Descobrimos, por meio do estudo da formação
de conceitos que a brincadeira se realiza nas bases das fases mais desenvolvidas das
formas de pensamento por complexos (coleção, cadeia, difuso e pseudoconceito). No
processo de investigação criou-se uma estrutura pedagógica potente de promoção de
desenvolvimento dos significados específicos e das condutas culturais do acervo
histórico-genérico da cultura corporal (o espaço estruturado). O autismo, neste contexto,
foi investigado, rigorosamente, à luz de um sistema conceitual que o situa em uma
perspectiva crítica. Com isso, o estudo desenvolveu uma metodologia sob a base dos
fundamentos da Concepção Pedagógica Crítico-Superadora da Educação Física, no que
se refere à apropriação das formas de atividade da cultura corporal – o significado, o
sentido, as ações e as operações durante a realização da atividade. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O autismo e o brincar : uma perspectiva histórico-cultural | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia crítico-superadora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras - psicanálise e educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Autism - its genesis, development and concept - is still, unfortunately, little known by the
general population. Even among educators there are several doubts regarding its
specificities. Many say, based on common sense, that autistic people are: “children with
socialization difficulties”, “children with communication difficulties”, “children who
cannot work in groups”, “children who do not interact”, among others elaborations. These
indeterminate statements on this topic construct a stereotype about Autism Spectrum
Disorder, referring children with autism to a condition that is adverse to relational life, as
if the person with autism were living in a world that is not ours. This way in which autism
has been understood reveals, but at the same time, hides its essence - the knowledge of
its determinations, its regularities, its ways of being - of acting, of interacting with the
world of objects and the world of people. Based on this issue, our research aimed to
understand the role of playing in the development of children with Autism Spectrum
Disorder (ASD), under two lines of investigation: 1. Theoretical investigation into the
foundations that explain the processes of child development in perspective of Historicalcultural Theory, establishing mediations, with the specificities of the development of
children with autism and, 2. Investigation of actions of children with autism in play
situations, in the classroom. To this end, we created the Playing and Learning Project at
the Faculty of Physical Education (FEF) at the University of Brasília (UnB). The research
method was based on the way in which Vygotsky studied the genesis and historicalcultural development of higher psychological functions and human conduct, based on the
foundations of the historical and dialectical materialist method. The discoveries we
reached in this investigation, which focused on the playing activity of children with
autism, can significantly contribute to a greater understanding of the internal and external
processes that guide the actions and operations of children with autism in the relationships
they establish with objects. and phenomena of objective reality, in play. In our case study,
we found through the analysis of the actions and operations of the child with autism
investigated that we can have access to some extent to the way in which he externalizes
himself in play, when language development is insufficient. When language development
is insufficient, the child has difficulties in carrying out the actions and operations
necessary for the development of play, but at the same time, it is the playing activity that
intensely promotes the transformation of this condition. We discovered, through the study
of the formation of concepts, that play takes place on the basis of the most developed
phases of complex thought forms (collection, chain, diffuse and pseudo-concept). In the
research process, a powerful pedagogical structure was created to promote the
development of specific meanings and cultural conducts of the historical-generic
collection of body culture (the structured space). Autism, in this context, was rigorously
investigated in the light of a conceptual system that places it in a critical perspective. With
this, the study developed a methodology based on the foundations of the CriticalOvercoming Pedagogical Conception of Physical Education, with regard to the
appropriation of the forms of activity of body culture – the meaning, meaning, actions
and operations during carrying out the activity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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