Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49289
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JuarezOliveiraSampaio_TESE.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHungaro, Edson Marcelopt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Juarez Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-29T19:05:46Z-
dc.date.available2024-07-29T19:05:46Z-
dc.date.issued2024-07-29-
dc.date.submitted2023-02-28-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Juarez Oliveira. O autismo e o brincar: uma perspectiva histórico-cultural. 2023. 260 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49289-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO autismo - sua gênese, desenvolvimento e conceito - é ainda, infelizmente, pouco conhecido pela população em geral. Até mesmo entre os educadores há várias dúvidas a respeito de suas especificidades. Muitos dizem, baseando-se no senso comum, que os autistas são: “crianças com dificuldades de socialização”, “crianças com dificuldades de comunicação”, “crianças que não conseguem trabalhar em grupos”, “crianças que não interagem”, entre outras elaborações. Essas afirmações indeterminadas sobre esse tema constroem um estereótipo sobre o Transtorno do Espectro Autista remetendo à criança com autismo a uma condição avessa à vida relacional, como se a pessoa com autismo estivesse vivendo em um mundo que não é o nosso. Essa forma como o autismo tem sido compreendido, revela, mas, ao mesmo tempo, esconde sua essência - o conhecimento de suas determinações, de suas regularidades, seus modos ser – de agir, de interagir com o mundo dos objetos e com o mundo das pessoas. Fundado nesta problemática, nossa pesquisa teve a intenção de compreender o papel do brincar no desenvolvimento de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob duas linhas de investigações: 1. Investigação teórica acerca dos fundamentos que explicam os processos de desenvolvimento infantil na perspectiva da Teoria Histórico-cultural, estabelecendo mediações, com as especificidades do desenvolvimento de crianças com autismo e, 2. Investigação de ações de crianças com autismo em situação de brincadeira, em sala de aula. Para tanto, criamos o Projeto Brincando e Aprendendo na Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB). O método de investigação foi baseado na forma com a qual Vigotski estudou a gênese e o desenvolvimento histórico-cultural das funções psicológicas superiores e das condutas humanas, sob a base dos fundamentos do método materialista histórico e dialético. As descobertas a que chegamos nesta investigação que se dirigiu à atividade brincante de crianças com autismo, podem contribuir, significativamente, para uma maior compreensão dos processos internos e externos que orientam as ações e as operações de crianças com autismo nas relações que estabelecem com os objetos e fenômenos da realidade objetiva, na brincadeira. Em nosso estudo de caso, constatamos pela análise das ações e operações da criança com autismo investigada que podemos ter acesso em alguma medida à forma como ela se exterioriza na brincadeira, quando se apresenta insuficiente o desenvolvimento da linguagem. Quando o desenvolvimento da linguagem se apresenta insuficiente, a criança apresenta dificuldades em realizar as ações e operações necessárias ao desenvolvimento da brincadeira, mas que, ao mesmo tempo, é a atividade brincante que promove de maneira intensa a transformação dessa condição. Descobrimos, por meio do estudo da formação de conceitos que a brincadeira se realiza nas bases das fases mais desenvolvidas das formas de pensamento por complexos (coleção, cadeia, difuso e pseudoconceito). No processo de investigação criou-se uma estrutura pedagógica potente de promoção de desenvolvimento dos significados específicos e das condutas culturais do acervo histórico-genérico da cultura corporal (o espaço estruturado). O autismo, neste contexto, foi investigado, rigorosamente, à luz de um sistema conceitual que o situa em uma perspectiva crítica. Com isso, o estudo desenvolveu uma metodologia sob a base dos fundamentos da Concepção Pedagógica Crítico-Superadora da Educação Física, no que se refere à apropriação das formas de atividade da cultura corporal – o significado, o sentido, as ações e as operações durante a realização da atividade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO autismo e o brincar : uma perspectiva histórico-culturalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.keywordPedagogia crítico-superadorapt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiras - psicanálise e educaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Autism - its genesis, development and concept - is still, unfortunately, little known by the general population. Even among educators there are several doubts regarding its specificities. Many say, based on common sense, that autistic people are: “children with socialization difficulties”, “children with communication difficulties”, “children who cannot work in groups”, “children who do not interact”, among others elaborations. These indeterminate statements on this topic construct a stereotype about Autism Spectrum Disorder, referring children with autism to a condition that is adverse to relational life, as if the person with autism were living in a world that is not ours. This way in which autism has been understood reveals, but at the same time, hides its essence - the knowledge of its determinations, its regularities, its ways of being - of acting, of interacting with the world of objects and the world of people. Based on this issue, our research aimed to understand the role of playing in the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD), under two lines of investigation: 1. Theoretical investigation into the foundations that explain the processes of child development in perspective of Historicalcultural Theory, establishing mediations, with the specificities of the development of children with autism and, 2. Investigation of actions of children with autism in play situations, in the classroom. To this end, we created the Playing and Learning Project at the Faculty of Physical Education (FEF) at the University of Brasília (UnB). The research method was based on the way in which Vygotsky studied the genesis and historicalcultural development of higher psychological functions and human conduct, based on the foundations of the historical and dialectical materialist method. The discoveries we reached in this investigation, which focused on the playing activity of children with autism, can significantly contribute to a greater understanding of the internal and external processes that guide the actions and operations of children with autism in the relationships they establish with objects. and phenomena of objective reality, in play. In our case study, we found through the analysis of the actions and operations of the child with autism investigated that we can have access to some extent to the way in which he externalizes himself in play, when language development is insufficient. When language development is insufficient, the child has difficulties in carrying out the actions and operations necessary for the development of play, but at the same time, it is the playing activity that intensely promotes the transformation of this condition. We discovered, through the study of the formation of concepts, that play takes place on the basis of the most developed phases of complex thought forms (collection, chain, diffuse and pseudo-concept). In the research process, a powerful pedagogical structure was created to promote the development of specific meanings and cultural conducts of the historical-generic collection of body culture (the structured space). Autism, in this context, was rigorously investigated in the light of a conceptual system that places it in a critical perspective. With this, the study developed a methodology based on the foundations of the CriticalOvercoming Pedagogical Conception of Physical Education, with regard to the appropriation of the forms of activity of body culture – the meaning, meaning, actions and operations during carrying out the activity.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.