Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Athayde, Pedro Fernando Avalone de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Julio Cesar Soares da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:05:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T19:05:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Julio Cesar Soares da. Currículo em movimento e a Educação Física escolar no Distrito Federal: uma proposta pedagógica emancipatória?. 2023. 187 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49290 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Educação adotou nos últimos
trinta anos a convivência com 8 modelos diferentes de currículo. As diversas
experiências implementadas na rede pública de ensino estiveram diretamente
relacionadas às características trazidas pelas políticas públicas de educação e os
formatos políticos dos variados governos que se sucederam durante este período.
Importante matriz curricular tem suas bases pedagógicas implantadas no período do
Governo Cristovam Buarque (1995-1998), estabelecendo, através da Escola
Candanga, as primeiras ações fundantes em uma proposta educacional crítica e
emancipatória, ao destacar a Gestão Democrática e a permanente valorização dos
trabalhadores em educação, com um processo contínuo de formação profissional.
Nesse caminho, durante o Governo Agnelo Queiroz (2011-2014), é iniciado um grande
processo de construção de uma proposta curricular sedimentada no materialismo
histórico-dialético e nas Teorias da Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia
Histórico-Cultural. Com grande participação e diálogo coletivo iniciado em 2011, a
proposta do Currículo em Movimento é entregue à comunidade escolar ao final de
2014. Nessa trajetória, esta Tese buscou compreender dialeticamente o Currículo em
Movimento e a Educação Física Escolar no Distrito Federal, investigando se este
projeto é caracterizado como uma proposta pedagógica emancipatória. Para garantia
deste estudo foram desenvolvidas a busca por bibliografias e produções acadêmicas,
tratando do temário do Currículo, além das normas legais que estabelecem as
matrizes curriculares em nível distrital e nacional, contribuindo de forma destacada
para o debate deste assunto. Para a análise dos conteúdos do Currículo em
Movimento e sua relação com a Educação Física Escolar, seu processo de
construção, implantação, avanços e retrocessos, foram realizadas entrevistas
semiestruturadas com os ex-gestores da Gerência da Educação Física Escolar da
SEEDF, durante o período em questão, procurando conhecer a visão e a avaliação
dos dirigentes, à época. Além dessa ação, foram aplicados questionários nas seis
Escolas Parque (nas Coordenações Regionais de Ensino do Plano Piloto e
Brazlândia), procurando identificar e conhecer a visão dos professores e professoras
sobre a presença da proposta pedagógica do Currículo em Movimento no chão da
escola. Dentro desse contexto, podemos afirmar a perspectiva materializada pelo
Currículo em Movimento ao final desta tese, reafirmando a resistência e a luta, por
uma proposta pedagógica crítica e emancipatória, em busca de uma educação
libertadora e de uma sociedade fraterna e igualitária. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Currículo em movimento e a Educação Física escolar no Distrito Federal : uma proposta pedagógica emancipatória? | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo em Movimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Government of the Federal District has adopted, in the last thirty years,
coexistence with eight different curriculum models through the Department of
Education. The various experiences implemented in the public education network were
directly related to the characteristics brought by public education policies and the
political formats of the various governments that followed during this period. An
important curricular matrix has its pedagogical bases implanted in the period of the
Cristovam Buarque Government (1995-1998), establishing through the Candanga
School, the first founding actions in a critical and emancipatory educational proposal
by highlighting Democratic Management and the permanent appreciation of workers
in education, through a continuous process of professional training. In this way, during
the Agnelo Queiroz Government (2011-2014), a great process of construction of a
curricular proposal was initiated based on historical-dialectical materialism and the
Theories of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Psychology. With great
participation and collective dialogue started in 2011, the Curriculum in Motion proposal
is delivered to the school community at the end of 2014. In this trajectory, this thesis
sought to dialectically understand the Curriculum in Motion and School Physical
Education in the Federal District, investigating whether this project is characterized as
an emancipatory pedagogical proposal. To that end, a search for bibliographies and
academic productions was carried out, dealing with the Curriculum's themes, in
addition to the legal norms that regulate the curricular matrices at the district and
national level, contributing in an outstanding way to the debate on this subject. For the
analysis of the contents of the Curriculum in Motion and its relationship with School
Physical Education, its process of construction, implementation, advances, and
setbacks, semi-structured interviews were carried out with former managers of the
Management of the School Physical Education of SEEDF, during this period, seeking
to know the vision and evaluation of the leaders at the time. In addition to this action,
questionnaires were applied at the six Park Schools (Regionals of Plano Piloto and
Brazlândia), seeking to identify and learn about the teachers' views on the presence of
the pedagogical proposal of the Curriculum in Motion on the school floor. Within this
context, we can affirm the perspective materialized by the Curriculum in Movement at
the end of this thesis, reaffirming the resistance and the fight, for a critical and
emancipatory pedagogical proposal, in search of a liberating education and a fraternal
and egalitarian society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|