Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Isabela Machado da | - |
dc.contributor.author | Valadares, Amanda Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-29T19:27:37Z | - |
dc.date.available | 2024-07-29T19:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-04 | - |
dc.identifier.citation | VALADARES, Amanda Carvalho. Do encaminhamento ao acompanhamento para o CREAS da diversidade: narrativas de adolescentes transgêneros a partir da abordagem narrativa de Michael White. 2023. 176 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49296 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve por objetivo compreender os significados atribuídos às histórias de vida de
adolescentes trans, ao longo de uma intervenção no CREAS da diversidade, a partir da
abordagem narrativa de Michael White. Trata-se de uma pesquisa-intervenção com
delineamento de estudo de caso coletivo. Conduziu-se uma intervenção psicossocial, baseada
nas contribuições da terapia narrativa de Michael White, junto com dois adolescentes
transgêneros: um menino e uma menina trans de 14 e 17 anos respectivamente, que residiam
na casa dos familiares durante a realização da pesquisa. Os dados foram analisados de acordo
com ao perspectiva holística de conteúdo. Sugerem-se três momentos de significados ou de
compreensão das situações violadoras de direito a partir da vinculação do adolescente com a
pesquisadora: o momento 01 caracterizou-se pelo acolhimento e primeiros atendimentos; o
momento 02, pela vinculação com a pesquisadora e início das narrativas sobre as situações
violadoras de direito e o momento 03; pela ressignificação do conceito de violação de direito e
elaboração de estratégias para enfrentamento de situações violadoras. Propõe-se que, para a
compreensão das situações de violação de direito, considerem-se não apenas as narrativas das
Políticas Públicas, mas também as narrativas dos adolescentes sobre suas vivências. Destacase, ainda, a necessidade de considerar a história familiar e social para melhor compreensão
sobre os significados atribuídos pelos adolescentes às suas histórias. Entende-se que esta
pesquisa possa contribuir tanto à compreensão acerca de como os adolescentes transgêneros
atribuem significados às suas experiências como ao desenvolvimento de intervenções
destinadas a esse público. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Do encaminhamento ao acompanhamento para o CREAS da diversidade : narrativas de adolescentes transgêneros a partir da abordagem narrativa de Michael White | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transgêneros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study was to understand the meanings attributed to the life stories of trans
adolescents during an intervention at CREAS da diversidade, based on Michael White's
narrative approach. This is a research-intervention with a collective case study design. A
psychosocial intervention was carried out, based on the contributions of Michael White's
narrative therapy, with two transgender adolescents: a trans boy and a trans girl, aged 14 and
17 respectively, who were living with their family members during the time of the research.
The data was analyzed according to the holistic content perspective. We suggest three moments
of meaning or understanding of situations that violate rights based on the adolescent's
relationship with the researcher: moment 01 was characterized by the welcome and the first
consultations; moment 02, by the relationship with the researcher and the beginning of the
narratives about situations that violate rights and moment 03; by the reframing of the concept
of violation of rights and the development of strategies to deal with situations that violate rights.
It is proposed that in order to understand situations of violation of rights, not only the narratives
of public policies should be considered, but also the narratives of adolescents about their
experiences. It also highlights the need to consider family and social history in order to better
understand the meanings attributed by adolescents to their stories. We believe that this research
can contribute both to understanding how transgender adolescents attribute meanings to their
experiences and to the development of interventions aimed at this public. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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