http://repositorio.unb.br/handle/10482/49313
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CarlosEduardoDosSantosSudario_DISSERT.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Adolescência e as fanfics : uma tentativa de elaboração do traumático pela narrativa |
Authors: | Sudário, Carlos Eduardo dos Santos |
Orientador(es):: | Amparo, Deise Matos do |
Assunto:: | Adolescência Fanfiction Fantasia Traumas |
Issue Date: | 30-Jul-2024 |
Data de defesa:: | 29-Jun-2023 |
Citation: | SUDÁRIO, Carlos Eduardo dos Santos. Adolescência e as fanfics: uma tentativa de elaboração do traumático pela narrativa. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | A adolescência caracteriza-se como um período de vulnerabilidade narcísica em que há, da parte do sujeito, temores sobre a própria continuidade da existência enquanto sujeito. Nesse processo, há muitas mudanças ocorridas nas relações, bem como do sujeito com seu próprio corpo pondo em relevo os pares "dependência/autonomia e narcisismo/relação objetal”. A adolescência, também, é uma construção sócio-histórica, e como produto da compreensão de determinada sociedade é situada no tempo e no espaço circunscrito sendo afetada pelas peculiaridades da cultura. Com a popularização do uso de smartphones, uma fatia considerável da população, sobretudo os mais jovens, tiveram à mão um aparelho com acesso à internet. Uma enorme quantidade de aplicativos foi criada para fornecer ao usuário de um smartphone uma experiência rápida de acesso. Assim, aplicativos como Nyah Fanfiction, Spirit Fanfics, puderam ser acessados por inúmeras pessoas, e possibilitou aos leitores o acesso às obras de pessoas ditas anônimas. Nesse contexto de publicações de textos autorais em plataformas na internet que este trabalho se debruça a analisar de forma exploratória as fanfics, histórias publicadas por adolescentes em plataformas abertas. Propomos como hipótese que a narrativa parece funcionar como ferramenta possível no que se refere à possibilidade de inscrever o sujeito na cultura, por meio do uso de objetos culturais, bem como se torna um dispositivo de simbolização. As perguntas de pesquisa que nos direcionaram, foram: as fanfics constituem-se como dispositivo de simbolização do traumático na adolescência? A escrita, nesse contexto, é um mediador que possibilita a simbolização de processos mentais, incluindo os conflitos? Como estas histórias podem ajudar o clínico na condução do tratamento de adolescentes que fazem uso destas plataformas? Realizamos uma pesquisa exploratória com o método clínico qualitativo com interpretação psicanalítica. Inicialmente foi enviado aos autores mensagem de texto com o convite formal para responderem a um questionário com oito perguntas e autorizarem o TCL. Com o questionário foi obtido dados gerais, a finalidade com que cada autor escreve, os benefícios da escrita, e a percepção de benefício na relação entre psicoterapia e escrita. Em um segundo momento foi realizada uma análise documental de textos produzidos no formato fanfic, publicadas na plataforma https://www.spiritfanfiction.com/. Uma plataforma de escrita e publicação online de textos criados por fãs a partir de histórias baseadas em cenários pré-existentes tais como filmes, livros, séries, animes etc. Esta plataforma foi escolhida pelos recursos apresentados, como as categorias e TAGS. Os textos/autores foram selecionados a partir do ranking de relevância na categoria de acessos. O intuito foi de predispor as 30(trinta) primeiras histórias ranqueadas no site sob a palavra chave/TAG: “terapia”. A escolha da categoria se fez em virtude de conter nas histórias-fragmentos, relatos que a princípio pareceu ser sugestivo de reformulações ou avanços na posição subjetiva dos autores e na exposição sistemática de descobertas de si. Os resultados mostram que a narratividade é uma atividade inerente ao ser humano, produtor de arte e objetos culturais. As fanfics são um importante recurso utilizado por adolescentes com as mais diversas funções, no âmbito do lazer, identificação com personagens, elaboração de conflitos, sintomas, angústias existenciais, emoções, dentre outros aspectos subjetivos. São como uma modalidade de atividade que possibilita a um anônimo tornar-se escritor, criador de uma história, e ter como público pessoas também anônimas que se dedicam a acompanhar as produções em plataformas digitais e testemunharem a vida psíquica do escritor. |
Abstract: | Adolescence is characterized as a period of narcissistic vulnerability in which the individual experiences fears about their own continuity of existence as a subject. During this process, there are many changes in relationships, as well as in the individual's relationship with their own body, highlighting the pairs of "dependence/autonomy and narcissism/object relations". Adolescence is also a socio-historical construct, and as a product of a particular society's understanding, it is situated in a specific time and space, being influenced by the peculiarities of culture. With the popularization of smartphone usage, a considerable portion of the population, especially young people, had access to a device with internet connection. Numerous applications were created to provide smartphone users with quick access experiences. Thus, apps like Nyah Fanfiction, Spirit Fanfics, became accessible to many people, enabling readers to access works by anonymous individuals. In the context of publishing original texts on internet platforms, this work aims to explore the analysis of fanfics, stories published by teenagers on open platforms. We propose the hypothesis that narrative seems to function as a possible tool for inscribing the subject into culture through the use of cultural objects, as well as becoming a symbolization device. The research questions that guided us were: do fanfics constitute a symbolization device for the traumatic aspects of adolescence? Is writing, in this context, a mediator that allows for the symbolization of mental processes, including conflicts? How can these stories assist clinicians in treating adolescents who use these platforms? We conducted an exploratory research using a qualitative clinical method with psychoanalytic interpretation. Initially, a text message was sent to the authors, formally inviting them to answer a questionnaire with eight questions and authorize the use of their texts for the research. The questionnaire provided general data, the purpose of each author's writing, the benefits of writing, and the perceived benefit in the relationship between psychotherapy and writing. In a second stage, a documentary analysis was carried out on texts produced in fanfic format, published on the platform https://www.spiritfanfiction.com/. This platform allows fans to write and publish online texts based on pre-existing scenarios such as movies, books, series, anime, etc. It was chosen for its available features, such as categories and tags. The texts/authors were selected based on their relevance ranking in the access category. The intention was to analyze the first 30 ranked stories on the site using the keyword/TAG: "therapy". This category was chosen because the stories contain fragments and accounts that initially seemed suggestive of reformulations or advances in the authors' subjective position and the systematic exposure of self-discoveries. The results show that narrativity is an inherent activity of human beings, producing art and cultural objects. Fanfics are an important resource used by adolescents for various purposes, including leisure, identification with characters, elaboration of conflicts, symptoms, existential anxieties, emotions, and other subjective aspects. They are a form of activity that allows an anonymous person to become a writer, the creator of a story, with an audience of anonymous people who dedicate themselves to following the productions on digital platforms and bearing witness to the writer's psychic life. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.