Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Kipnis, Bernardo | - |
dc.contributor.author | Andrade, Petrucia de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:32:42Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:32:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-01 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Petrucia de Melo. Aprendizagem profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social: os desafios da política sob a ótica dos gestores. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49339 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A política da Aprendizagem Profissional no contexto brasileiro se depara com a expectativa e
a realidade na questão assegurada pelo ordenamento jurídico ao grupo de adolescentes na faixa
etária de 14 aos 18 anos, especialmente aos mais vulneráveis. É nesse contexto que o Programa
da sócioaprendizagem como abordagem, que busca integrar os aspectos sociais e cognitivos no
processo de aprendizagem, socioeducação, trabalhada aqui na perspectiva das medidas
socioeducativas do meio aberto, da semiliberdade e meio fechado, no que se insere como
alternativa à essa faixa etária de adolescentes em situação de vulnerabilidade social oriundos
do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. O objetivo desse Trabalho
Final de Conclusão de Curso - TFCC foi compreender os desafios da política de Aprendizagem
Profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a partir do olhar dos
principais gestores dos órgãos envolvidos na construção da política pública para o problema, O
trabalho foi o resultado de uma pesquisa qualitativa que tem como referência metodológica a
Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), e que utilizou como método de coleta de dados as
entrevistas abertas com gestores dos órgãos responsáveis e articuladores das políticas públicas.
Além disso o TFCC finaliza com o produto técnico sobre o tema em questão, contribuindo
assim para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão social e profissional para
esse grupo específico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social: os desafios da política sob a ótica dos gestores | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Professional Learning policy in the Brazilian context is faced with the expectation and
reality in the matter ensured by the legal system to the group of adolescents aged 14 to 18 years,
especially the most vulnerable ones. It is in this context that the Socio-Educational Program is
inserted as an alternative to this age group of adolescents in situations of social vulnerability
from the National System of Socio-Educational Assistance - SINASE. The objective of this
Course Completion Work was to understand the scope of the Professional Learning policy for
adolescents in situations of social vulnerability, from the perspective of the main managers of
the bodies involved in the construction of public policy for the problem. qualitative research
that has as methodological reference the Grounded Theory (GT), and that used open interviews
with managers of the responsible bodies and articulators of public policies as a data collection
method. In addition, it ends with the technical product on the subject in question, thus
contributing to the development of more effective strategies for social and professional
inclusion for this specific group. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|