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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/49339
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Titre: Aprendizagem profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social: os desafios da política sob a ótica dos gestores
Auteur(s): Andrade, Petrucia de Melo
Orientador(es):: Kipnis, Bernardo
Assunto:: Adolescentes
Vulnerabilidade social
Políticas públicas
Formação profissional
Aprendizagem
Date de publication: 30-jui-2024
Référence bibliographique: ANDRADE, Petrucia de Melo. Aprendizagem profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social: os desafios da política sob a ótica dos gestores. 2023. 126 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: A política da Aprendizagem Profissional no contexto brasileiro se depara com a expectativa e a realidade na questão assegurada pelo ordenamento jurídico ao grupo de adolescentes na faixa etária de 14 aos 18 anos, especialmente aos mais vulneráveis. É nesse contexto que o Programa da sócioaprendizagem como abordagem, que busca integrar os aspectos sociais e cognitivos no processo de aprendizagem, socioeducação, trabalhada aqui na perspectiva das medidas socioeducativas do meio aberto, da semiliberdade e meio fechado, no que se insere como alternativa à essa faixa etária de adolescentes em situação de vulnerabilidade social oriundos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE. O objetivo desse Trabalho Final de Conclusão de Curso - TFCC foi compreender os desafios da política de Aprendizagem Profissional para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a partir do olhar dos principais gestores dos órgãos envolvidos na construção da política pública para o problema, O trabalho foi o resultado de uma pesquisa qualitativa que tem como referência metodológica a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), e que utilizou como método de coleta de dados as entrevistas abertas com gestores dos órgãos responsáveis e articuladores das políticas públicas. Além disso o TFCC finaliza com o produto técnico sobre o tema em questão, contribuindo assim para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de inclusão social e profissional para esse grupo específico.
Abstract: The Professional Learning policy in the Brazilian context is faced with the expectation and reality in the matter ensured by the legal system to the group of adolescents aged 14 to 18 years, especially the most vulnerable ones. It is in this context that the Socio-Educational Program is inserted as an alternative to this age group of adolescents in situations of social vulnerability from the National System of Socio-Educational Assistance - SINASE. The objective of this Course Completion Work was to understand the scope of the Professional Learning policy for adolescents in situations of social vulnerability, from the perspective of the main managers of the bodies involved in the construction of public policy for the problem. qualitative research that has as methodological reference the Grounded Theory (GT), and that used open interviews with managers of the responsible bodies and articulators of public policies as a data collection method. In addition, it ends with the technical product on the subject in question, thus contributing to the development of more effective strategies for social and professional inclusion for this specific group.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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