Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Francisco Thiago | - |
dc.contributor.author | Castro, Gustavo Aires de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T19:13:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T19:13:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-04-12 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, Gustavo Aires de. O ensino de história no livro didático – PNLD 2021: reflexões curriculares sobre a implementação do Novo ensino médio na cidade de Taguatinga-DF a partir da ótica dos professores de história. 2024. 185 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49346 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta como objetivo geral analisar como está organizada a estruturação
curricular dos conteúdos referentes ao ensino de História nos livros didáticos, alterados pela
Reforma do Ensino Médio, em uma escola de Taguatinga-DF na ótica dos professores de
História. Pressupomos que a “conscientização histórica” (Rüssen, 2001), fundamentada pelo
ensino de História, é imprescindível à formação crítica e de qualidade na educação básica.
Contraditoriamente, a Reforma do Ensino Médio, no que tange a organização dos livros
didáticos por área do conhecimento, amparados na abordagem rígida de interdisciplinaridade e
de eixos temáticos, acende uma fagulha de princípio de crise do “código disciplinar de História”
(Cerri, 2019) ao pulverizar seus conteúdos, em prol do enfoque no desenvolvimento de
competências e habilidades. Portanto, o problema central que delineia a pesquisa, constitui-se
na seguinte indagação: como está organizada a estruturação curricular dos conteúdos referentes
ao ensino de História nos livros didáticos, alterados pela Reforma do Ensino Médio, em uma
escola de Taguatinga-DF de acordo com a ótica dos professores de História? Nesta perspectiva,
delineamos três eixos teóricos para tratarmos desta questão, a saber: 1) Reforma do Ensino
Médio no Brasil e no Distrito Federal; 2) Ensino de História e o Ensino Médio; e 3) Livro
didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o ensino de História. A pesquisa
consiste em uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória, concentrada em um estudo
de caso (André, 2008;Yin, 2015). O cenário da pesquisa é uma escola de Ensino Médio da rede
pública, da região administrativa de Taguatinga, Distrito Federal. Temos como objeto de
pesquisa os livros didáticos da Coleção Moderna Plus, da área de Ciências Humanas e Sociais
Aplicadas; e como interlocutores, os professores de História e coordenador pedagógico da
escola selecionada. Ainda temos a coordenadora intermediária do Ensino Médio da regional de
ensino de Taguatinga e o coordenador adjunto do PNLD-DF 2021. O percurso metodológico
adotado está inspirado no Materialismo Histórico-Dialético (Marx, 2017; Netto, 2011) e na
adesão da Pedagogia Histórico-Crítica (Saviani, 2021) sobretudo, na perspectiva da teoria
crítica de currículo e de educação. A metodologia da pesquisa se desdobrou pelos seguintes
procedimentos: pesquisa bibliográfica (Gil, 2022) para compreender como que a História se
constituiu como disciplina e transformou-se no decorrer dos tempos; e o contexto histórico da
criação e percurso do Ensino Médio, na educação brasileira. Sobre a pesquisa documental
(Silva; Borges, 2020; Pimentel, 2001), realizamos a análise dos livros didáticos da Coleção
Moderna Plus e dos documentos educacionais norteadores à temática. Houve entrevista
semiestruturada e aplicação de questionários aos interlocutores. Utilizamos a análise de
conteúdo (Bardin, 2016) para apreender as comunicações das respostas dos interlocutores.
Como produto técnico, propomos um curso de aperfeiçoamento quanto aos critérios de seleção
de livros didáticos de História, que tem como público-alvo os professores de História.
Antecipamos que, a pesquisa investigativa constatou que a redução da formação geral básica
de 2.400 horas para até 1.800 horas, impetrada pela Reforma do Ensino Médio, mediante a Lei
13.415/2017, desencadeou consequências para toda estrutura curricular, em específico aos
livros didáticos do PNLD 2021. A diluição dos componentes curriculares em prol dos eixos
temáticos fez com que os conteúdos históricos fossem simplificados em detrimento da
valorização das competências e habilidades sob a perspectiva da interdisciplinaridade.
Concluímos, a partir desse resultado, que os professores precisam ir além do que está disposto
nos livros didáticos para proporcionar um conhecimento científico de alta qualidade produzido
pela humanidade, conforme tonificado na Pedagogia Histórico-Crítica, segundo Saviani (2021). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de história no livro didático – PNLD 2021: reflexões curriculares sobre a implementação do Novo ensino médio na cidade de Taguatinga-DF a partir da ótica dos professores de história | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The general objective of this dissertation is to analyze how the curricular structuring of content
related to the teaching of History in textbooks, altered by the High School Reform, is organized
in a school in Taguatinga-DF from the perspective of History teachers. We assume that
“historical awareness” (Rüssen, 2001), based on the teaching of History, is essential to critical
and quality training in basic education. Contradictorily, the High School Reform, with regard
to the organization of textbooks by area of knowledge, supported by the rigid approach of
interdisciplinarity and thematic axes, ignites a spark of the principle of crisis of the “disciplinary
code of History” (Cerri, 2019) by dispersing its contents, in favor of focusing on the
development of skills and abilities. Therefore, the central problem that outlines the research is
the following question: how is the curricular structuring of content related to the teaching of
History in textbooks, altered by the High School Reform, organized in a school in Taguatinga DF in accordance with from the perspective of History teachers? From this perspective, we
outline three theoretical axes to address this issue, namely: 1) Reform of Secondary Education
in Brazil and the Federal District; 2) Teaching History and High School; and 3) Textbook of
Applied Human and Social Sciences for teaching History. The research consists of a qualitative
approach, of an exploratory nature, focused on a case study (André, 2008; Yin, 2015). The
research setting is a public high school, in the administrative region of Taguatinga, Federal
District. Our research object is the textbooks from the Moderna Plus Collection, in the area of
Applied Human and Social Sciences; and as interlocutors, the History teachers and pedagogical
coordinator of the selected school. We still have the intermediate coordinator of High School
from the Taguatinga education region and the deputy coordinator of PNLD-DF 2021. The
methodological path adopted is inspired by Historical-Dialetic Materialism (Marx, 2017; Netto,
2011) and adherence to Historical Pedagogy -Criticism (Saviani, 2021) above all, from the
perspective of critical curriculum and education theory. The research methodology unfolded
through the following procedures: bibliographical research (Gil, 2022) to understand how
History was constituted as a discipline and transformed over time; and the historical context of
the creation and trajectory of High School, in Brazilian education. Regarding documentary
research (Silva; Borges, 2020; Pimentel, 2001), we analyzed the textbooks from the Moderna
Plus Collection and the educational documents guiding the theme. There were semi-structured
interviews and questionnaires administered to interlocutors. We used content analysis (Bardin,
2016) to understand the communications of the interlocutors' responses. As a technical product,
we propose an improvement course regarding the selection criteria for History textbooks, aimed
at History teachers. We anticipate that the investigative research found that the reduction in
basic general training from 2,400 hours to up to 1,800 hours, introduced by the Secondary
Education Reform, through Law 13,415/2017, triggered consequences for the entire curricular
structure, specifically the PNLD textbooks 2021. The dilution of curricular components in favor
of thematic axes meant that historical contents were simplified to the detriment of valuing skills
and abilities from the perspective of interdisciplinarity. We conclude, from this result, that
teachers need to go beyond what is provided in textbooks to provide high-quality scientific
knowledge produced by humanity, as defined in Historical-Critical Pedagogy, according to
Saviani (2021). | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|