http://repositorio.unb.br/handle/10482/49359
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ThaisCouryPiantino_DISSERT.pdf | 719,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física : possibilidades para uma formação crítica |
Authors: | Piantino, Thaís Coury |
Orientador(es):: | Hungaro, Edson Marcelo |
Assunto:: | Educação física - formação profissional Estética marxista Educação crítica |
Issue Date: | 30-Jul-2024 |
Data de defesa:: | 16-Jan-2023 |
Citation: | PIANTINO, Thaís Coury. Educação estética e educação dos sentidos nas aulas de educação física: possibilidades para uma formação crítica. 2023. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | A presente dissertação apresenta possibilidades de aplicação da educação estética e da educação dos sentidos como recursos para o desenvolvimento de uma formação omnilateral e de uma consciência crítica. Em Marx, o conceito de omnilateralidade aparece nos manuscritos de Paris como uma oposição à unilateralidade imposta pelo modelo de produção capitalista ao desenvolvimento do ser humano. O termo deriva do adjetivo alemão allseitig e pode ser traduzido como “polimórfico”, “universal”, “completo”, “geral”, também pode associar-se à palavra allseits que significa de todos os lados, plenamente. A estética, numa perspectiva marxista, é apresentada como uma categoria fundamental para o desenvolvimento humano e, por conseguinte, da sensibilidade, do senso crítico e da compreensão da realidade. Nesse sentido, buscamos aqui correlacionar o desenvolvimento da sensibilidade artística com o processo de formação para a emancipação humana. As aulas de educação física – que tem sua especificidade ancorada na cultura corporal – podem ser um importante estímulo à formação humana sensível, crítica, humanista e socialmente orientada para a construção de uma sociedade justa e igualitária, uma vez que têm a possibilidade de contribuírem para uma educação dos sentidos humanos. |
Abstract: | The present dissertation presents possibilities for applying aesthetic education and the education of the senses as resources for the development of omnilateral training and critical awareness. In Marx, the concept of omnilaterality appears in the Paris manuscripts as an opposition to the unilaterality imposed by the capitalist production model on human development. The term derives from the German adjective allseitig and can be translated as “polymorphic”, “universal”, “complete”, “general”, it can also be associated with the word allseits which means from all sides, fully. Aesthetics, from a Marxist perspective, is presented as the fundamental category for human development and, therefore, for sensitivity, critical sense and understanding of reality. In this sense, we seek here to correlate the development of artistic sensitivity with the training process for human emancipation. Physical education classes – which have their specificity anchored in body culture – can be an important stimulus to sensitive, critical, humanistic and socially oriented human formation for the construction of a just and egalitarian society, since they have the possibility of contributing to an education of the human senses. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Description: | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
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Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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