Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rocha Neto, João Mendes da | - |
dc.contributor.author | Bucker, Isabela Arantes de Melo Veloso | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T18:59:51Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T18:59:51Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | BUCKER, Isabela Arantes de Melo Veloso. Análise das contratações integradas de obras públicas sob a perspectica da gestão de riscos. 2024. 154 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49472 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação inadequada ou a ausência de gestão de risco tornam-se uma notável fonte de risco
para os projetos, sendo tal circunstância verificada quando se analisa a partilha e otimização da
transferência de riscos entre um determinado agente público e um agente privado nos contratos
públicos de fornecimento de infraestrutura. Em obras públicas de infraestrutura acabam
existindo ocorrências (riscos) que podem refletir em um aumento de custos, causando impacto
na gestão de recursos públicos. Os custos modificam-se, ou seja, variam ao longo do ciclo de
vida do projeto, desde a fase de planejamento até a execução final devido a diferentes fatores.
A variação de custos também pode ser denominada custo excedente ou custo adicional, sendo
a diferença entre custos reais e custos estimados. Assim, o presente estudo tem como objetivo
analisar os riscos que influenciam no custo de obras públicas de infraestrutura rodoviárias
contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, sob o regime
diferenciado de contratação integrada. Quanto aos fins, a presente pesquisa é considerada
exploratória e descritiva e quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica, documental e estudo de
caso. Teve-se como resultados a compreensão do processo de análise de contratações integradas
no DNIT, a identificação dos riscos mais recorrentes na etapa pré-licitatória e na etapa de
execução contratual, com a análise descritiva da amostra de todos os contratos efetivados na
Autarquia durante os anos de 2011 a 2023, com a construção de uma matriz de criticidade
(probabilidade e impacto) considerando as ocorrências (riscos) que mais influenciam na
variação de custos dos empreendimentos e apresentação de uma Estrutura Analítica de Riscos
EAR, com a relação dos riscos vinculados a cada uma das 9 categorias hierarquizadas, tendo
como destaque a categoria projetos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise das contratações integradas de obras públicas sob a perspectica da gestão de riscos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Obras públicas - orçamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão de riscos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Inadequate assessment or lack of risk management become a notable source of risk for projects,
and this circumstance is verified when analyzing the sharing and optimization of risk transfer
between a given public agent and a private agent in public contracts. infrastructure provision.
In public infrastructure works, there are occurrences (risks) that can result in an increase in
costs, causing an impact on the management of public resources. Costs change, that is, they
vary throughout the project life cycle, from the planning phase to final execution due to different
factors. Cost variation can also be called excess cost or additional cost, being the difference
between actual costs and estimated costs. Therefore, the present study aims to analyze the risks
that influence the cost of public road infrastructure works contracted by the National
Department of Transport Infrastructure - DNIT, under the differentiated regime of integrated
contracting. As for the purposes, this research is considered exploratory and descriptive and as
for the means, the research is bibliographic, documentary and case study. The results were the
understanding of the process of analyzing contracts integrated in the DNIT, the identification
of the most recurring risks in the pre-bidding stage and in the contractual execution stage, with
the descriptive analysis of the sample of all contracts carried out in the Autarchy during the
years from 2011 to 2023, with the construction of a criticality matrix (probability and impact)
considering the occurrences (risks) that most influence the variation in project costs and
presentation of an EAR Risk Analytical Structure, with the list of linked risks to each of the 9
hierarchical categories, with the projects category as the highlight. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|