Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Suylan Almeida Midlej e | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Jorge Luís Branco | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T19:24:13Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T19:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-26 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Jorge Luís Branco. Ideias, visões e atores em torno da elaboração da lei anticorrupção brasileira. 2024. 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49476 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante do contexto em que o tema da corrupção mantém-se dentre os assuntos que mais
têm ocupado o espaço público de debate no Brasil desde a virada do milênio, a presente
dissertação se propõe à identificação das ideias dominantes e das articulações que
permearam o processo decisório de concepção da Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013,
subsequentemente denominada Lei Anticorrupção Brasileira (LAC). Valendo-se de
pesquisa documental e bibliográfica sob o crivo da análise de conteúdo, conjugadas com
referencial teórico do neoinstitucionalismo, notadamente em sua vertente sociológica,
bem ainda com o auxílio das formulações teóricas de Bourdieu sobre a dinâmica das
estruturas sociais, os principais achados da pesquisa apontam que a edição da Lei
Anticorrupção decorre essencialmente da adesão do país à cartilha de combate à
corrupção preconizada por organizações multilaterais, em que pese o processo legislativo
respectivo tenha sido agudizado por uma conjuntura política de intensa agitação social.
No âmbito das discussões da proposta normativa, considera-se que o deslocamento do
enfoque sobre a corrupção do setor público para o setor privado aliada à premente
necessidade de apresentação resposta dos poderes públicos à pressão popular emanada
das ruas ensejaram um ambiente de coesão dos atores políticos, jurídicos e burocráticos,
a despeito de o ecossistema do controle administrativo geralmente configurar um campo
organizacional de multiplicidade e disputa institucionais. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ideias, visões e atores em torno da elaboração da lei anticorrupção brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corrupção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil. Lei n. 12.846, de 1 de agosto de 2013 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo legislativo - Brasil | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the context in which the topic of corruption remains among the subjects that have
most occupied the public space of debate in Brazil since the turn of the millennium, this
dissertation aims to identify the dominant ideas and articulations that permeated the
decision-making process of designing of Law No. 12,846, of August 1, 2013,
subsequently called the Brazilian Anti-Corruption Law (LAC). Using documentary and
bibliographical research through the sieve of content analysis, combined with the
theoretical framework of neo-institutionalism, notably in its sociological trend, as well as
with the help of Bourdieu's theoretical formulations on the dynamics of social structures,
the main findings of Research suggest that the enactment of the Anti-Corruption Law
essentially results from the country's adherence to the anti-corruption guidelines
advocated by multilateral organizations, despite the respective legislative process having
been exacerbated by a political situation of intense social unrest. Within the scope of
discussions on the normative proposal, it is considered that the shift in focus on corruption
from the public sector to the private sector, combined with the pressing need to present a
response from public authorities to popular pressure emanating from the streets, created
an environment of cohesion among political, legal and bureaucratic actors, despite the
administrative control ecosystem generally configuring an organizational field of
institutional multiplicity and dispute. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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