Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pires, Maria Celia Delduque Nogueira | - |
dc.contributor.author | Silva, Silmara Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T19:09:02Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T19:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Silmara Vieira da. Mobilidade urbana como determinação social da saúde: a intersetorialidade no enfrentamento de iniquidades. 2023. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49524 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As diferentes condições e possibilidades de mobilidade urbana para as populações
podem gerar iniquidades em saúde, especialmente em grandes metrópoles. Fatores
de risco, como poluição do ar, acidentes de trânsito, inatividade física, ruído do tráfego,
falta de infraestrutura urbana adequada e dificuldades de acesso aos serviços de
saúde devido a barreiras relacionadas ao sistema de mobilidade urbana, contribuem
para desigualdades injustas e evitáveis. Este estudo defende uma investigação que
vai além das aparências superficiais desses fenômenos, para alcançar as estruturas
subjacentes que moldam as iniquidades existentes na nossa sociedade.
Reconhecendo que a redução dessas iniquidades requer abordagens intersetoriais,
buscamos entender como a intersetorialidade em políticas públicas pode contribuir
para a redução de iniquidades em saúde determinadas pela mobilidade urbana. Para
isso, foram analisadas a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e na
Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A análise integrada desses
instrumentos jurídico-políticos, com uma perspectiva de intersetorialidade e combate
às iniquidades em saúde, foi orientada pelos conceitos de Totalidade e Reificação.
Partiu-se do pressuposto de que, quanto mais as políticas e planos se alinharem ao
conceito de Totalidade, maior será a possibilidade de intersetorialidade e mais
abrangência terão as iniciativas intersetoriais no enfrentamento às iniquidades. Por
outro lado, a adesão ao conceito de Reificação resulta em iniciativas menos
abrangentes e com menor potencial para enfrentar desigualdades e injustiças. Os
resultados da análise integrada, por meio da lente conceitual de Totalidade e
Reificação, possibilitaram discussões sobre as implicações decorrentes do
afastamento da política de uma visão mais totalizante. Considera-se que a abordagem
metodológica sobre intersetorialidade apresentada neste trabalho pode funcionar
como uma "amálgama política", capaz de reduzir as fragmentações setoriais e os
obstáculos que impedem a operacionalização da intersetorialidade na prática. Por fim,
de forma subjacente, este estudo reflete que, para combater as iniquidades em saúde
decorrente da mobilidade, é necessário que a intersetorialidade entre as duas áreas
apresente estratégias e iniciativas alinhadas à superação do modelo hegemônico de
mobilidade urbana centrado no automóvel particular e, consequentemente, ao modelo
capitalista e neoliberal de produção de cidades. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana como determinação social da saúde: a intersetorialidade no enfrentamento de iniquidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intersetorialidade | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Dall’Alba, Rafael | - |
dc.description.abstract1 | The different conditions and possibilities of urban mobility for populations can generate
health inequities, especially in large metropolises. Risk factors such as air pollution,
traffic accidents, physical inactivity, traffic noise, lack of adequate urban infrastructure,
and difficulties in accessing healthcare services due to barriers related to the urban
mobility system contribute to unjust and avoidable inequalities. This study advocates
for an investigation that goes beyond the superficial appearances of these phenomena
to reach the underlying structures that shape the existing inequities in our society.
Recognizing that reducing these inequities requires intersectoral approaches, we seek
to understand how intersectorality in public policies can contribute to reducing health
inequities determined by urban mobility. For this purpose, the National Health
Promotion Policy (NHPP) and the National Urban Mobility Policy (NUMP) were
analyzed. The integrated analysis of these legal and political instruments, from an
intersectoral and health inequities combat perspective, was guided by the concepts of
Totality and Reification. It was assumed that the more policies and plans align with the
concept of Totality, the greater the possibility of intersectorality, and the broader the
scope of intersectoral initiatives in addressing inequities. On the other hand, adherence
to the concept of Reification results in less comprehensive initiatives with less potential
to address inequalities and injustices. The results of the integrated analysis, through
the conceptual lens of Totality and Reification, allowed for discussions on the
implications arising from the distancing of policy from a more holistic view. It is
considered that the methodological approach to intersectorality presented in this work
can function as a "political amalgam," capable of reducing sectoral fragmentations and
the obstacles that hinder the operationalization of intersectorality in practice. Finally,
underlying this study is the reflection that to combat health inequities resulting from
mobility, it is necessary for intersectorality between the two areas to present strategies
and initiatives aligned with overcoming the hegemonic model of car-centered urban
mobility and, consequently, with the capitalist and neoliberal model of city production. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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